Juvenil: Destaque da base, Evander é aposta do Vasco para o futuro

Quinta-feira, 28/08/2014 - 18:28
comentário(s)

Determinação, foco e disciplina são palavras que estão presentes na cartilha de um dos principais talentos das categorias de base do Vasco da Gama. Titular da equipe juvenil, Evander Ferreira sabe o bem o quer do futuro: ser um jogador de futebol de sucesso. O atleta de 16 anos cultiva dentro de si o sonho de atuar em São Januário, pelo profissional, com a camisa do Gigante da Colina, clube onde chegou em 2007, quando ainda possuía nove anos de vida.

Natural de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o meia iniciou sua trajetória atuando nas quadras, numa escolinha que o cruz-maltino possuía na Barra de Tijuca. Se destacou e logo conquistou um espaço nas equipes de futsal, onde brilhou e adquiriu atributos que hoje o colocam na frente de alguns atletas da mesma idade. No campo, pela categoria pré-mirim, bom desempenho, titularidade, gol no Flamengo e os títulos da Taça Cidade de Rio Bonito e da Copa Light.

No mirim, mais títulos e a primeira conquista individual. Em 2010, logo em sua primeiro ano de sub-13, o jovem levou o troféu de melhor jogador do Mundialito de Clubes de Futebol 7, torneio realizado em Portugal. Um ano depois, em 2011, o garoto converteu o pênalti que deu ao Gigante da Colina o título da Lisboa Cup, competição que também foi realizada em solo português.

- Foram anos de muito aprendizado e experiência. Não é fácil passar do futsal para o campo. Tivei dificuldades no início, mas aos poucos fui superando. O futsal me de um pouco mais de habilidade e agilidade. No campo, aprendi o posicionamento tático, fiquei mais forte e adquiri mais resistência. Fico feliz por ter saído bem do futsal e ter conseguido render no campo. Foi importante esse período, pois foi nele que mostrei que tinha capacidade para continuar no clube - lembrou Evander.

Após um primeiro de aprendizado no infantil, Evander viveu em 2013 sua melhor temporada com a camisa vascaína. Além de ter sido titular durante as vitoriosas campanhas na Taça Guanabara, na Copa da Amizade e no Campeonato Carioca, o meia conquistou dois prêmios individuais: melhor jogador da Copa da Amizade e melhor camisa 9 do Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella, esse realizado na Itália. O talentoso atleta marcou 31 gols e terminou o ano como vice-artilheiro da base cruz-maltina, perdendo apenas para Renato Kayzer, que anotou 32 tentos.

- O ano de 2013 foi um super ano para mim, assim como foi para todos da categoria infantil. Conquistamos muitos títulos, ou seja, fizemos o que poucos times conseguem. Fico feliz por ter ajudado minha equipe na final do Carioca com um gol. Na Itália, não conquistamos o título, mas fico feliz pelo troféu individual. Só o consegui devido a ajuda dos companheiros. O mesmo aconteceu na Copa da Amizade, onde tive a oportunidade de ser eleito o melhor jogador. Não fui o artilheiro, mas foi uma temporada maravilhosa - analisou o meia.

Seleção Brasileira e sonho de jogar na Colina Histórica

O espetacular desempenho levou o jovem para a Seleção Brasileira. Ao lado dos também vascaínos Matheus Pet e Andrey Ramos, o armador disputou o Sul-Americano sub-15 e anotou seus primeiros tentos com a camisa amarelinha. O bom rendimento o levou a ser chamado no início de 2014 para a Seleção Brasileira sub-17. No selecionado juvenil, Evander voltou a mostrar seu valor. Titularidade, assistências, gols e artilharia da Copa das Nações, torneio realizado neste mês de agosto no México.

- Estava em casa quando soube da convocação. Fiquei muito feliz, agradeci a Deus e pulei de alegria. Tive um ano mediano na Seleção sub-15. Não fui bem, mas também não fui mal. Fiz boas partidas na Seleção e marquei três gols no Sul-Americano. No sub-17, não tive uma boa primeira passagem. Cheguei a fazer seis gols, mas não fiz grandes jogos. Na Copa das Nações tive um bom desempenho. Com a ajuda do grupo, consegui ser o artilheiro da competição. Foi uma conquista importante, mas sei que posso fazer ainda melhor. Tenho mais coisas para fazer na Seleção - declarou o jogador.

Quando fala em fazer mais, Evander se refere a disputar uma Copa do Mundo. A goleada sofrida pelo time canarinho na semifinal da Copa do Mundo ainda está viva na mente do jovem, que almeja fazer parte do grupo que disputará em 2018 o Mundial da Rússia. Antes disso, porém, o meia quer saciar um outro desejo, tornar um outro sonho em realidade: atuar pelo profissional em São Januário. O Menino da Colina chegou a derramar lágrimas quando falou sobre sua relação com o cruz-maltino.

- Eu fico sempre imaginando como dever ser jogar em São Januário lotado. O tempo passa, passa rápido, e vejo que está chegando a hora. Minha felicidade é grande, pois sei que conto com a confiança do clube. Agradeço a todo mundo que trabalhou e passou pela minha até agora. Agradeço a Deus por essa oportunidade. Vou fazer o meu melhor. Fico arrepiado só de imaginar que estou cada dia mais perto de jogar no profissional - disse Evander.

MAIS SOBRE EVANDER FERREIRA

Nome Completo: Evander da Silva Ferreira
Data de Nascimento: 09/06/1998
Local de Nascimento: Bangu, Rio de Janeiro
Posição: Meio-campo
Categoria: Sub-17
Inspiração: "Meu pai"
Sonho: "Chegar ao profissional do Vasco e ao topo do mundo"
Frase: "Tudo posso naquele que me fortalece"



Fonte: Site oficial do Vasco