Dinamite anuncia recadastramento e pede que sócios compareçam ao clube em 40 dias

Terça-feira, 12/08/2014 - 15:36
comentário(s)

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, anunciou na tarde desta terça-feira que o clube realizará um recadastramento de sócio nos próximos meses. A ideia do clube é confirmar os nomes da lista de associados e dar fim ao problema do "mensalão" – adesão em massa de novos sócios nos meses de março e abril de 2013 para que os mesmos pudessem votar nas eleições deste ano.

A reunião aconteceu em São Januário e deu mais um ingrediente polêmico às eleições presidenciais do Cruzmaltino, marcadas pela Justiça para acontecer no dia 11 de novembro.

"Meu compromisso com o Vasco é dar a maior transparência possível para esse processo. Essa eleição deve ser limpa. Peço que os associados possam vir a São Januário em um prazo de 40 dias e confirmem suas matrículas. Acredito ser a única solução para extirpar qualquer polêmica que possa haver neste processo eleitoral", disse Dinamite.

"Uma comissão de sindicância mostrou que esses quase três mil novos sócios precisavam de uma melhor análise. Não quero tirar o direito de ninguém de votar. Meu desejo é que esse recadastramento possa ser feito da maneira mais limpa", completou.

Os poderes do clube, ao lado do presidente, acataram denúncias de sócios e conselheiros de que estes três mil sócios teriam sido financiados por candidatos durante este período de pouco mais de um ano.

Fonte: UOL


Dinamite anuncia recadastramento de sócios para eleição no Vasco

Roberto Dinamite anuncia recadastramento de sócios do VascoRoberto Dinamite anunciou, em entrevista coletiva em São Januário nesta terça-feira, uma auditoria e recadastramento dos sócios do clube, para tentar dar fim às polêmicas sobre a lista de aptos a votar nas eleições adiadas para novembro. O evento tinha prevista a participação de três presidentes de poderes do clube: Abílio Borges, do Conselho Deliberativo, Helio Donin, do Fiscal, e Olavo Monteiro de Carvalho, da Assembleia Geral. Somente o último participou. Dinamite chamou para a mesa o vice jurídico do clube, Roberto Duque Estrada, e o advogado Marcelo Macedo. Ele comentou o resultado do relatório da comissão de sindicância a respeito da adesão em massa de sócios no início de 2013 e afimou que não apoiará nenhum dos candidatos ao seu cargo. Dinamite deu prazo de 40 dias para que o trabalho seja concluído.

- Foi feita uma comissão que pudesse estar acompanhando não só inúmeras denúncias em relação a existência de supostos associados irregulares e coisas nesse sentido. Então me preocupo porque hoje o Vasco virou notícia dentro de várias áreas como o Ministério Público, essa questão da entrada de mil e depois mais dois mil sócios entre abril e março do ano passado. O meu compromisso então é dar a maior transparência possível para isso ocorrer. A eleição do Vasco tem de ser uma eleição limpa. Formou-se essa comissão, se mostrou o quadro, a comissão apresentou 300 e poucos, 400 sócios que se recadastraram. O que busco é que os associados que estão dentro dessa lista eles possam vir a São Januário. Essa é uma decisão que será tomada com uma empresa no período de 40 dias. É uma questão em relação não só a eles, mas a todos os associados do Vasco. A comissão mostrou que a entrada desses três mil novos sócios, o quadro de apresentação dessas pessoas foi bastante pequeno. Uma empresa estará acompanhando, e recebendo essas pessoas, dentro de 40 dias, para que esse recadastramento possa ser feito de forma clara e transparente. Não tem caça às bruxas, nada disso. Não sou candidato, mas busco mais do que nunca dar condição para que essa coisa possa ser aquilo que considero de suma importância - disse Dinamite.

Uma comissão de sindicância, aprovada por Dinamite, fez um trabalho de convocação de associados, mas o presidente não havia acatado nem rejeitado o relatório final. Nesta quarta à noite, na sede da Lagoa, os conselheiros do clube votam pela aprovação ou reprovação da extensão dos mandatos de todos poderes durante a reunião. Somente o presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, tem mandato em vigor.

- Aqueles sócios de março e abril, no contexto desse recadastramento e têm interesse, continuam pagando, os que vierem aqui, apresentarem os documentos... O objetivo é facilitar a adesão, mas tem de ser sócio do Vasco aquele que quer ser sócio do Vasco. O Vasco não precisa de eleições anuladas, fraudadas, precisa de eleições tranquilas. Você teve um dia mil sócios entrando, é preocupante. Será que continuarão sócios depois da eleição? O Vasco quer sócios, mas não sócios com interesse somente de votar e depois ir embora. Desses três mil, um grande número deixou de pagar, então acredito que estamos falando em um universo até bem menor - explicou o vice jurídico.

Olavo Monteiro de Carvalho, por sua vez, parabenizou Dinamite pela iniciativa:

- Eu como presidente da Assembleia Geral estou muito feliz com esses acontecimentos. Tivemos todos os nossos atos reconhecidos pelo Judiciário. Quero agir de acordo com o estatuto e com a lei. Dentro do clube havia um grande número de associados que desejavam que as eleições voltassem à data prevista no estatuto, o que faz todo sentido. O cara entra em agosto, como faz, muda tudo? Orçamento, departamento de futebol? Em novembro ele tem prazo para se preparar e assume em janeiro. Com relação ao Vasco, sempre ouvi essa discussão e desentendimento que me entristece muito. Não pode haver nada mais negativo para nossa imagem. Se não somos capazes de saber quem são os nossos sócios, somos maus administradores. Fico muito feliz pela atitude de contratar uma empresa independente, de renome internacional se possível, que em um prazo de 40 dias regularize essa questão.

Fonte: GloboEsporte.com