Julio Brant será o candidato a presidente pela chapa apoiada por Edmundo

Quarta-feira, 16/07/2014 - 11:26
comentário(s)

Julio Brant tem 37 anos e nunca participou da vida política do clubeA chapa do ex-jogador Edmundo fez uma aposta para as eleições marcadas para o próximo dia 6 de agosto no Vasco. Sem conseguir ir adiante com as perspectivas para lançar nomes de peso - do empresário Jorge Salgado, passando pelo presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, até o cotado ex-governador do Rio Sérgio Cabral -, o grupo entra com um nome desconhecido da política do clube. Julio Brant, vice-presidente da construtora Andrade Gutierrez, um executivo de 37 anos, é a esperança para concorrer contra Eurico Miranda, Roberto Monteiro, Nelson Rocha e Tadeu Correia - outras chapas ainda não definiram seus candidatos.

Com passagem pelo departamento de comunicação da Vale do Rio Doce, Brant trabalhou na Odebrecht antes de ir para a Andrade Gutierrez e cuidar dos negócios com a África Subsaariana. Ele deve se afastar da multinacional da construção para se dedicar à campanha e, em caso de vitória, à presidência do clube. O grupo de Edmundo, que tem apoio da Cruzada Vascaína e costura para receber apoios de Horta, Olavo Monteiro de Carvalho e outras personalidades influentes no Vasco, espera impactar o quadro social e a torcida com uma opção desligada da vida pública. Brant entrou para o quadro social no dia 21 de maio de 2009. Portanto, tem pouco mais de cinco anos como sócio elegível para concorrer às eleições em São Januário.

Segundo membros da chapa que vai lançar Brant, a ideia é propor uma "oxigenação" com a indicação de um jovem executivo sem ligação com antigos dirigentes do Vasco. Indicado por Edmundo, Julio Brant deve ser lançado oficialmente até o fim da semana, a cerca de 20 dias do pleito. A chapa, porém, perdeu alguns aliados de última hora. Eduardo Machado, do grupo Pró-Vasco, aderiu ao grupo de Roberto Monteiro, da chapa Identidade Vasco.

Outro que estava nas conversas com Edmundo e a Cruzada e também está próximo de Monteiro é o grande benemérito José Carlos Osório. Ele deve dar apoio ao advogado e ex-presidente da Força Jovem, que recebe nesta noite, em reunião Tijuca Tênis Clube, a adesão oficial do grupo de Eduardo Machado. Ao lado de Monteiro, outros ex-vices-presidentes da gestão Dinamite, como José Hamilton Mandarino e Frederico Lopes, que saíram em 2012 por divergências com o mandatário.

- Estamos abertos para receber adesões. Mostramos nessa campanha que somos a única chapa preparada para enfrentar o ex-presidente Eurico Miranda - aposta Roberto Monteiro.

Com pouco tempo para divulgar a nova candidatura, o grupo de Edmundo deu entrada nos últimos dias com uma nova ação para levar as eleições para novembro. Os advogados da corrente política alegam descumprimento do estatuto do clube, que prevê a disputa somente no fim do ano. Desde a anulação do pleito de 2006 na Justiça, porém, que os sócios vascaínos vão as urnas no meio do ano - foi o que aconteceu 2008 e em 2011, nas duas eleições vencidas pelo atual presidente Roberto Dinamite. Ao mesmo, a polêmica do chamado "mensalão" promete ser mais um obstáculo para sua realização imediata. A chapa Vira Vasco, de Nelson Rocha, registrou um pedido de impugnação dos mais de três mil sócios que aderiram em março e abril de 2013.

ERRATA: Ao contrário do informado originalmente na matéria, o candidato Roberto Monteiro não faz uma convenção nesta quarta-feira, mas sim uma reunião de adesão oficial do grupo Pró-Vasco de Eduardo Machado. A matéria foi publicada às 11h e a correção feita às 13h17.

Fonte: GloboEsporte.com