Futevôlei: Campeãs da 1ª etapa do Brasileiro, Luiza Oliveira e Luiza Pontvianne brilham com a camisa do Vasco

Sexta-feira, 30/05/2014 - 18:51
comentário(s)

As jovens Luiza Oliveira e Luiza Pontvianne, ambas de 17 anos, estão fazendo bonito com a camisa do Vasco numa modalidade que tem a cara do Rio de Janeiro. No último final de semana, em São José dos Pinhais, cidade do estado do Paraná, as cariocas conquistaram a primeira etapa do Circuito Nacional de Futevôlei. Criado na década de 70, o esporte ganha seguidores a cada dia que passa. Se antes o mesmo era conhecido apenas como um passatempo dos jogadores de futebol, após a criação de competições oficiais deixou de ser apenas um hobby.

A expansão da modalidade no país, principalmente na Cidade Maravilhosa, ainda fica a cargo das escolinhas dirigidas por pessoas que amam o esporte. Foi justamente numa delas que se iniciou a trajetória das vitoriosas representantes vascaínas. Ainda crianças, as "Luizas" costumavam assistir partidas nas praias mais conhecidas do Rio de Janeiro. O contato quase que diário fez com que surgisse uma paixão pelo futevôlei no coração de ambas.

- Comecei a me apaixonar pelo futevôlei ainda pequena. Eu ficava assistindo o pessoal jogando na praia de Ipanema. Um certo dia um treinador me convidou para bater bola e eu fui. Gostei e resolvi entrar para uma escolinha. Comecei a jogar e a treinar de verdade em 2012, quando conheci a Luiza - conta Luiza Oliveira.

Antes de tentar a sorte no Futevôlei, Oliveira chegou a praticar vôlei. A garota até chegou a ser federada por uma equipe, porém abriu mão de tudo quando descobriu o novo amor. Ao contrário de sua companheira, Pontvianne já mostrava habilidade com os pés. O futebol era o esporte praticado pela mesma. Foi graças ao seu bom desempenho que Luiza resolveu buscar um espaço na modalidade 100% por cento brasileira.

- Quando era pequena, eu ficava na frente de casa, em Copacabana, vendo as escolinhas de Futevôlei. Cheguei a praticar futebol e vi que tinha jeito para futevôlei. Entrei numa escolinha, me apaixonei e não quis mais parar. O tempo passou, comecei a disputar campeonatos e ganhei alguns. Isso me deu ainda mais força para continuar - revela Luiza Pontvianne.

Oportunidade de representar as cores do Vasco

No início de 2014, as amigas foram convidadas para a vestir a camisa do Vasco da Gama nas principais competições da modalidade. Como relatado no início do texto, os bons resultados não demoraram muito para aparecer. A chance de representar um dos maiores clubes do país é comemorada por Pontvianne, que irá utilizar a oportunidade para homenagear seu falecido avô.

- É uma satisfação enorme jogar pelo Vasco. O clube tem uma história belissíma. Um avô meu que faleceu era vascaíno. Vou usar essa chance para homenagear ele. Vou jogar sempre com muita garra para vencer. É um orgulho para mim representar uma equipe como o Vasco - afirmou Pontvianne.

A história do cruz-maltino encantou Oliveira. Durante visita feita ao Estádio de São Januário na semana passada, a atleta foi ao Centro de Memória e conheceu alguns capítulos importantes da trajetória do clube da Colina. Luiza prometeu trabalhar forte para colocar sempre o nome do Vasco no topo.

- O Vasco possui uma história muito bonita. Ela nos obriga a treinar forte e dar sempre o nosso melhor todos os dias. A torcida pode ter certeza que iremos fazer de tudo para ganhar títulos para o clube - disse Oliveira, que ouviu elogios da amiga após encerrar sua última fala da entrevista.

- A Lu é minha irmã. A gente tem a mesma idade e por isso fechamos muito. Jogamos juntas faz um tempo e temos muito entrosamento. A gente vai para festas juntas. Fazemos tudo juntas - declarou Pontvianne.



Fonte: Site oficial do Vasco