Basquete: Christiano Pereira fala sobre a reativação do time adulto do Vasco após 7 anos

Quarta-feira, 21/05/2014 - 20:40
comentário(s)

A volta do Vasco ao basquete adulto, depois de sete anos, será a principal novidade do Torneio Carioca Aberto de Basquete, o Cariocão, que vai começar com rodada dupla na próxima segunda-feira, dia 26, às 19h, no ginásio do Botafogo, na Rua Beneral Severiano. Às 19h, se enfrentam UFRJ x Macaé, e em seguida, haverá o clássico entre Botafogo e Vasco.

Estarão na disputa do torneio aberto, que antecede o Campeonato Estadual, a se iniciar em agosto, cinco equipes: Botafogo, Jequiá, Macaé (time sub-23), UFRJ e Vasco. O Tijuca e o Fluminense não se inscreveram, assim como o Flamengo, já que o regulamento estabelece que nenhum time pode usar mais de dois jogadores que tenham disputado a liga NBB. Pelo regulamento, os quatro primeiros vão se classificar para as semifinais, em que o primeiro vai enfrentar o quarto, e o segundo pegará o terceiro colocado. Os dois vencedores vão fazer a final, prevista para ocorrer a 31 de julho.

O técnico do Vasco será Christiano Pereira, que está no clube há 26 anos, desde seus tempos de atleta. Ele lembra com orgulho da época no fim dos anos 90, quando o clube foi bicampeão brasileiro e bi da Liga Sul-Americana, além de ter ficado em segundo no McDonald´s Open, na Itália, perdendo o troféu para o San Antonio Spurs da NBA (até hoje o Vasco é o único time brasileiro de basquete a já ter enfrentado uma equipe da liga americana).

— Depois de sete anos, o Vasco volta ao adulto. Nosso primeiro treino será ainda hoje (nesta quarta-feira). No elenco, já estão o ala-armador Ricardinho (ex-Vasco), o armador Bruno (ex-Brasília e ex-Tijuca), o ala Assis (ex-Fluminense), o ala-pivô Pietro (vindo do basquete universitário americano), o ala Bernardo (ex-Botafogo), e o pivô Maozão (que já esteve em várias equipes) — explicou o técnico Christiano, acrescentando que a partir do dia 8, chegarão para o grupo os alas Diego (que já atuou vários times cariocas e vem jogando o basquete de trincas) e Marcellus (cria da base do Vasco). — Como eu sou também o técnico do juvenil, devo aproveitar três ou quatro jovens para completar o elenco adulto e motivar a nossa base.

De acordo com o técnico, o grande sonho é ver o clube tornar a ser vitorioso neste esporte:

— A nossa meta é ser campeão do Cariocão, mas o futuro ainda está indefinido, porque vai depender das eleições para a presidência do clube. Queremos fazer o Vasco voltar a olhar para esa modalidade com muito carinho.

O presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj), Álvaro Lionides, antecipou que o Estadual deverá ter início no fim de agosto, indo até outubro, antes da realização, no Rio, do Mundial de Clubes, entre Flamengo, campeão da Liga das Américas, e Maccabi Ekectra Tel Aviv BC. As duas partidas serão em outubro, no Rio. No Estadual de 2013, somente participaram Flamengo, Macaé e Campos. Para a edição de 2014, Lionides espera contar com pelo menos seis.

Fonte: O Globo Online