Basquete Base: Vasco vence Municipal no Estadual Sub-14 e perde no Sub-19

Terça-feira, 13/05/2014 - 06:32
comentário(s)

O Ginásio Antônio Soares Calçada, o "Forninho", recebeu nesta segunda-feira (12/05) duas partidas entre Vasco da Gama e Municipal no Basquete. Assim como nas últimas semanas, o Gigante da Colina levou a melhor no Campeonato Carioca sub-14 e acabou sendo superado no sub-19.

Demonstrando um bom basquetebol, o time infantil superou o rival pelo placar de 53 a 35. O armador Thiaguinho foi novamente o maior destaque da equipe. A promessa acertou várias bolas de três e encerrou o jogo com 21 pontos. O ala Gabriel e o pivô Victor Hugo também tiveram uma boa atuação. Essa foi a quinta vitória do sub-14 no estadual. A equipe cruz-maltina foi superada no torneio apenas pelo Tijuca.

O sub-19 iniciou bem o duelo, chegando inclusive a vencer o primeiro período por uma boa margem de pontos. O time, porém, cometeu muitos erros e não repetiu a atuação no segundo quarto. O desempenho ruim na segunda metade da etapa inicial prejudicou a equipe, que não conseguiu voltar a ficar novamente na frente do marcador. O placar final foi 59 a 54 para o Municipal. Vale lembrar que o plantel dirigido por Christiano Pereira já havia perdido para Fluminense, Tijuca, Flamengo e Abig no Estadual.



Fonte: Site oficial do Vasco


Basquete: Sub-14 mantém a boa fase, vence mais uma e mostra sua força no Estadual

Após terminar o Campeonato Estadual da categoria sub-14 do ano passado na quarta colocação - com a eliminação na semifinal para o campeão Tijuca -, se tornou consenso entre os profissionais do Departamento de Basquetebol do Vasco que a equipe poderia melhorar ainda mais o seu desempenho em 2014. O objetivo se tornou claro: chegar à final, já que a equipe do Tijuca é fortíssima, sendo a base do time campeão sub-13 de maneira invicta em 2013, vencendo todos os jogos com placar elástico.

Só que o número de concorrentes do Vasco é grande. Equipes como Flamengo, Fluminense e Jequiá têm boa qualidade e tornam o Campeonato bastante equilibrado, à exceção do líder Tijuca e do lanterna Pedra Branca. À exceção da derrota para o Tijuca, os comandados do treinador David Gaglianone venceram duríssimos confrontos diretos contra o Rubro-Negro e o Tricolor, respectivamente por 37 a 34 (na prorrogação) e 41 a 35. Também com placar apertado, o Jequiá, em seu ginásio, foi vencido pelos vascaínos por 62 a 54.

Na noite da última segunda-feira, em São Januário, o Vasco obteve a sua quinta vitória em seis jogos, consolidando-se, desta forma, na vice-liderança da tabela de classificação. Nesta ocasião, os cruz-maltinos se impuseram ao Club Municipal, vencendo com tranquilos 53 a 35 (24 a 13 no intervalo).

Contando com uma brilhante atuação do armador Thiago Lucas (21 pontos, além de muitas assistências) e a imposição física do pivô Lucas Nunes no garrafão para pegar os rebotes - sete no total -, o Vasco já terminou o primeiro quarto com o placar favorável de 20 a 4. Poderia ser muito maior. Os alas Gabriel e João Pedro, que ainda é pré-mirim, impuseram muita velocidade nos contra-ataques. Os pivôs Matheus e Vitor Hugo, que entraram no jogo a partir do segundo quarto, também apresentaram bom desempenho. Outro que vem se destacando desde o começo do Campeonato é Caio Verissimo, que veio do próprio Municipal (portanto, enfrentou seu ex-clube) para o Vasco para esta temporada, jogando também na categoria mirim (sub-13). Destaque nas estatísticas de arremessos de três pontos nos últimos anos, o armador Thiago Lucas converteu três chutes desse tipo ao longo da partida.

Encerrando o primeiro turno, o Vasco recebe o Botafogo no próximo dia 28, às 17h. Após isto, há uma longa pausa, o returno começa no mês de julho, com o Vasco enfrentando os mesmos seis adversários, mas com mandos invertidos. Como há oito equipes no Campeonato, a primeira fase não elimina nenhum clube, servindo para ordená-los para as quartas de final (1° contra 8°, 2° contra 7°, 3° contra 6° e 4° x 5°).

Que os vascaínos mantenham este ritmo para conseguirem manter esta segunda colocação até o final da primeira fase!

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual sub-14 de basquetebol:

22/03 - Pedra Branca 13 x 29 Vasco da Gama (local: Italva)
28/03 - Vasco da Gama 41 x 35 Fluminense (local: São Januário)
02/04 - Tijuca 75 x 26 Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
16/04 - Flamengo 34 x 37 Vasco da Gama (local: Gávea)
30/04 - ABIG/Jequiá 54 x 62 Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
12/05 - Vasco da Gama 53 x 35 Municipal (local: São Januário)
28/05 - 17h: Vasco da Gama x Botafogo (local: São Januário)

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco