Futsal: Vasco derrota o Mendes em sua estreia no Campeonato Estadual Adulto: 4 a 1

Quarta-feira, 07/05/2014 - 01:20
comentário(s)

E o Vasco está de volta a disputa da elite do futebol de salão do Rio de Janeiro, e a estreia no Campeonato Estadual 2014 foi nesta terça-feira, em São Januário, contra a equipe do Mendes. Uma goleada de 4 a 1 para iniciar uma caminhada em busca de colocar o Vasco novamente no topo.

O jogo

As duas equipes começaram a partida em um ritmo bastante forte, sem receios, logo nos primeiros minutos de jogo, tanto o Mendes criou boas oportunidades, mas esbarrando em ótimas defesas do goleiro Gabriel Miraglia, quanto o Vasco em bons ataques.

Quem abriu o marcador foi o Vasco, e quem marcou o primeiro gol vascaíno da competição foi Lucas Rabiola, após receber o passe de Douglas, o jogador com um forte chute de esquerda estufou o ângulo do goleiro do Mendes. Rabiola que retornou ao Vasco após um ano afastado, já que em 2013 o Vasco não teve uma equipe adulta “pura”, os times formados foram com parcerias com as equipes do Tamoyo, de Cabo Frio e Corrêas, de Petrópolis.

Até então, o equilíbrio ainda tomava conta da partida. O Mendes teve que partir para cima para tentar reverter o placar, e um pouco mais de um minuto após o Vasco ter aberto placar, o time adversário empatou o duelo: 1 a 1.

Após o empate, apareceu a estrela do melhor jogador da partida: Renato Paes Leme. O atleta marcou três gols ainda no primeiro tempo, sendo que um deles uma pintura, em um lance bastante rápido, a bola sobrou nos pés de Renato no campo defensivo do Vasco, que deu um toque genial de cobertura, aproveitando que o goleiro estava adiantado e marcou um golaço.

Com um primeiro tempo encerrado com o placar de 4 a 1, o segundo tempo foi para administrar a partida e para o treinador Marcelo Akra aproveitar para dar chance a grande parte dos seus jogadores, que se postaram muito bem na partida, na qual fecharam com bastante tranqüilidade e venceram com autoridade na estreia do Estadual.

Craque da partida, Renato Paes Leme dedicou os três gols para todo o grupo

Autor de três gols contra o Mendes, Renato Paes Leme não poupou elogios a todo trabalho que o grupo vem realizando. Foram quase três meses de treinamento até essa estreia, perante a diversas dificuldades estruturais e financeiras, mas a união prevaleceu e o Vasco honrou sua camisa estreando bem no Estadual.

- O grupo estava muito ansioso para jogar hoje, estamos treinando desde fevereiro, torcendo para que chegasse logo esse dia. Os três gols foram frutos de um bom trabalho que estamos fazendo, dedico a todo grupo, que com toda certeza eles tiveram a participação nesses gols. Agora é dividir essa vitória com a galera, todo mundo tem essa parcela de contribuição, e está só começando, só primeiro jogo, não tem nada ganho, vamos lutar pela classificação, vamos chegar nessa final para conseguir esse título para o Vasco que é um time grande e está merecendo – disse o artilheiro.

Renato também não esqueceu de agradecer as dirigentes do futsal vascaíno que fez uma aposta em grandes atletas que passaram pela base do clube e que hoje tem a oportunidade de jogarem o adulto no Vasco.

- É uma moral que a diretoria deu para gente. Sabemos que representar esse clube é de uma honra muito grande, já jogaram vários jogadores bons: Manuel Tobias, Shumacher, Lenísio, etc. Só de usar essa camisa que eles usaram é uma coisa maravilhosa – concluiu o atleta.

A palavra do comandante Marcelo Akra

O treinador Marcelo Akra conversou com a equipe do CRVG – Em Todos os Esportes e confessou o que passou para os atletas no vestiário, antes do início da partida. Segundo ele, a equipe precisava passar emoção aos que acreditam nele, e passaram.

- Vou falar o que falei para eles no vestiário. Essa estreia nossa hoje, primeiro me emocionou pelo hiato que a gente teve com o time de adulto, de conseguir remontar um adulto com nossos jogadores do sub-20 que foram muito vitoriosos. Depois falei para eles, eles não tem noção, nosso dia-a-dia não é fácil, e a gente acaba perdendo a noção do que é jogar no adulto do Vasco, no clube que mais faz futsal no Rio de Janeiro. Deixei claro para eles que estão em um gigante, e o que é um gigante? Gigante é capaz de construir um ginásio em um mês, é capaz de ter um time amador hoje e daqui a dois meses ter um time na Liga Nacional, como é capaz de acabar com esporte amador porque precisou. Precisávamos hoje emocionar, emocionar quem nos dirige. Contei uma historia minha de 1994, quando eu dirigi o time provisoriamente de adulto por uma semana, eu era treinador do sub-13, e tinha uma fila na frente, tinha o treinador do infanto, do juvenil, mas o que eu apresentava no trabalho, o Marco Bruno achou que eu tinha que dirigir aquele time, era um jogo só que faltava para acabar aquele campeonato. Aqui em São Januário, um jogo espetacular e a diretoria se emocionou e não me deixaram mais voltar para o sub-13, eles me obrigaram a dirigir o adulto em 94 e isso me veio a cabeça nessa estreia, tínhamos que emocionar e acho que fomos bem – confessou o técnico.

O treinador também comemorou o fator principal em um campeonato de tiro curto, vencer em casa e logo na estreia contra uma equipe que já havia estreado e vencido.

- Essa já é a segunda rodada, a primeira pra gente, mas é a segunda. Esse time do Mendes venceu o Magnólia, se eles nos vencem hoje estavam com um pé na semifinal. É um time muito experiente, então achei assim, a vitória foi muito importante pela forma psicológica, os conceitos de jogo bem definidos, o que não tinha acontecido no sub-20. Jogadores que erraram no sub-20, hoje não erraram e valeu a pena os treinamentos e acima de tudo pela tabela, vencemos um time que venceu na estreia e agora temos mais um jogo em casa e valeu por isso – finalizou.

Situação no Estadual 2014:

O Vasco é o líder da competição com os três pontos, mesma pontuação de Mendes e Magnólia, sendo que além dessas duas equipes terem realizados duas partidas, perdem também nos critérios de desempate. O Vasco volta a jogar na segunda-feira (12), novamente em São Januário, contra a equipe do Magnólia. A partida terá cobertura do CRVG – Em Todos os Esportes.

Artilharia do Vasco no Estadual de Futsal 2014:

3 gols: Renato Paes Leme
1 gol: Lucas Rabiola

Jogos do Vasco no Estadual de Futsal 2014:

07/05 – Vasco da Gama 4 x 1 Mendes – Local: São Januário
12/05 – Vasco da Gama x Magnólia – Local: São Januário
16/05 – Grajaú x Vasco da Gama – Local: Grajaú Country Club
A definir – ADDP/Cabo Frio x Vasco da Gama – Local: Alfredo Barreto
Futsal: Vasco derrota o Mendes na estreia no Campeonato Estadual: 4 a 1

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco