Campeões da Taça BH de Juniores se tornam solução no Vasco

Quinta-feira, 01/05/2014 - 11:11
comentário(s)

Em crise financeira e com uma série de desfalques, o Vasco se viu obrigado a, nos últimos jogos, pinçar uma série de garotos campeões da Taça BH de juniores de 2013 para compor o time profissional. Porém, o que outrora era apenas uma opção emergencial e única alternativa, tem se transformado em solução para o técnico Adilson Batista.

Thalles, Danilo, Marquinhos do Sul e Yago, todos com idades entre 18 e 20 anos, foram os principais responsáveis pela vitória do Vasco de virada sobre o Treze, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Até o ano passado, o quarteto atuava junto nas partidas da categoria de juniores do clube.

No jogo diante dos paraibanos, Adilson ainda relacionou mais três pratas-da-casa: o zagueiro Luan, que atuou entre os titulares, o goleiro Jordi e o também zagueiro Jomar, que ficaram no banco.

Marquinhos do Sul e Yago foram promovidos este ano e têm correspondido quando entram. O primeiro, conhecido na base como "The Flash" por sua velocidade, fez a jogada do primeiro gol contra o Treze. Já o segundo fez o tento de honra do Cruzmaltino na derrota por 2 a 1 para o Luverdense, na Série B.

"O torcedor sempre fica satisfeito quando o clube revela jogadores. O departamento amador tem feito um bom trabalho e estamos sempre acompanhando. Acompanhei a Taça BH do ano passado, a Copa São Paulo e, no dia a dia, vamos vendo. Estamos tendo inúmeras lesões e eles têm aproveitado", elogiou o técnico Adilson Batista.

Jordi, embora ainda não tenha estreado entre os profissionais, é tratado com todo o cuidado. Cientes do potencial do goleiro, um dos melhores no título da Taça BH, os torcedores chegaram a fazer uma campanha para que ele fosse titular em 2014 após grande problemas com a posição no ano passado. A comissão técnica, porém, acredita que ainda não é o momento e o preparador Carlos Germano tem feito um trabalho especial com o jovem.

Luan tem sido um dos principais destaques da temporada e acumula passagens por Seleções Brasileiras da base, assim como o volante Danilo, apontado pelo treinador como o melhor em campo em Campina Grande (PB) , mas que já está vendido para a Europa.

No fim do ano passado, o Vasco, endividado, seu viu obrigado a vender o jovem de 18 anos para um grupo de empresários por cerca de R$ 13 milhões. Os agentes o repassarão no meio do ano para o Braga, de Portugal.

Já Thalles, apelidado pelos torcedores como "Thallesmã", vem sendo destaque no Vasco desde a reta final do Campeonato Brasileiro de 2013 e renovou seu contrato recentemente até 2017.

"Eu sempre procuro passar tranquilidade para ele (Thalles). Muitos ficaram preocupados com a falta que o Edmilson está fazendo (lesionado), mas sabia de seu potencial e passei tranquilidade. Convivo com o jogador desde o ano passado. Ele tem potencial, presença de área e foi importante nesta quarta", elogiou Adilson.

O Vasco conta, no atual elenco, com dez jogadores formados na base. Além dos sete relacionados para a partida diante do Treze, a equipe possui os laterais-esquerdo Henrique e Lorran, ambos com passagens por Seleções Brasileiras de base, e o apoiador Jhon Cley, capitão do time campeão da Taça BH ano passado.

No time de juniores, as principais promessas do momento são o apoiador Guilherme Costa e o atacante Renato Kayser.



Fonte: UOL