FFERJ minimiza declarações de esposa de árbitro e descarta mudar escala para 2º jogo da final; Ercolino comenta

Segunda-feira, 07/04/2014 - 20:48
comentário(s)

Um dia após a primeira partida da final do Campeonato Carioca, o clássico decisivo de domingo que vem já ganhou contornos polêmicos. A esposa do árbitro sorteado Marcelo de Lima Henrique fez declarações que causaram discussão ao longo desta segunda-feira a respeito de um possível favorecimento ao Flamengo. Mas a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, via sua assessoria de imprensa, afirmou que não cogita mudar a escala e reforça sua confiança na qualidade do profissional.

- As declarações em redes sociais são de cunho pessoal e não interferem em decisões da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. O árbitro FIFA, Marcelo de Lima Henrique, foi sorteado para apitar o segundo jogo da final do Campeonato Estadual, entre Flamengo e Vasco, e isso será mantido - diz o comunicado solicitado pelo GloboEsporte.com.

Vascaína, Sandra Henrique usou seu perfil no Facebook para criticar o árbitro Rodrigo Nunes de Sá, que teve o trabalho contestado pelos dois clubes no empate em 1 a 1 e também reclamou da postura da torcida cruz-maltina. Neste post, comentou que o "vice já é certo" e abriu espaço para citações ao fato de que seu marido estará no comando do próximo jogo.

Mais tarde, publicou um diálogo com um torcedor Felipe Murad que, em tom irônico, oferecia dinheiro para que a arbitragem fosse justa. Ela escreveu que ele "não poderia cobrir".

A posição do Vasco é não se envolver no caso. A diretoria garantiu que não vai pedir à Ferj para trocar de árbitro e também acredita que Marcelo de Lima Henrique, árbitro Fifa de 42 anos, tem tudo para conduzir o confronto de maneira correta, independentemente do que considerou uma brincadeira de mau gosto. O vice de futebol, Ercolino de Luca, ressaltou seu desempenho no segundo duelo da semifinal contra o Fluminense, na semana passada.

- Pode ser uma brincadeira, e é a mulher do cara, não o próprio. Não tem muito fundamento com o futebol. Tem várias interpretações. Quanto ao segundo comentário, não posso acreditar nisso. Senão, é o fim do Campeonato Carioca de vez. Ele é um bom árbitro, entrou e saiu sem ser notado contra o Fluminense. Mas quem vai falar se ele deve ser preservado ou não é o Jorge Rabello (presidente da Comissão de Arbitragem). Não quero entrar nesse mérito, porque não nos cabe dizer quem deve entrar ou não deve entrar - argumentou Ercolino.

Advogado, Felipe Murad relatou que encontrou o perfil de Sandra através de uma pesquisa sobre Marcelo de Lima Henrique e que a intenção de seu comentário era inofensiva e foi feito em particular. Quando o caso se tornou público, passou a receber contatos de conselheiros do clube. O torcedor, que mora em Minas Gerais, gostaria que a diretoria tomasse uma providência.

- Achei bem esquisita a mensagem dela. Ela me bloqueou, então não pude respondê-la. Depois, um grupo ligado ao Vasco disse que falaria com a diretoria. Acredito que o Marcelo não deva apitar. Mas nem tanto pela conversa, e sim pelo histórico em beneficiar o Flamengo - disse o torcedor.

Comentarista lamenta discussão

Arnaldo Cezar Coelho, comentarista da TV Globo, lamentou a situação criada pela esposa do árbitro e lembrou que qualquer jogada duvidosa nos 90 minutos pode fazer os torcedores suspeitarem de sua imparcialidade.

- Diante das declarações num site de relacionamento (Facebook), ela deixa o marido muito exposto. Se acontecer uma jogada polêmica, as decisões serão colocadas em dúvida, e isso é muito ruim para o espetáculo. Nunca tinha visto um caso desse no mundo. Ela é parente, esposa, tem que entender. Se ela está brincando, não pode brincar com coisa séria. Eu acredito que diante de tudo que está saindo, a federação vai se reunir para tomar uma posição.

Fonte: GloboEsporte.com