Resende x Vasco em Manaus será evento-teste para a Copa do Mundo; confira detalhes da operação

Quarta-feira, 02/04/2014 - 07:27
comentário(s)

A partida Resende x Vasco, a ser realizada às 19h30 da próxima quinta-feira (03.04) na Arena da Amazônia, em Manaus, servirá como evento-teste em algumas áreas operacionais para o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA (COL). Os setores de Competições, Voluntários, Limpeza e Gestão de Resíduos, Serviço a Espectadores e Tecnologia terão operação aproximada a um jogo da Copa do Mundo neste evento. Outras áreas, como Operações de Imprensa e Credenciamento e Serviços Especiais serão operados pelos gestores do jogo com apoio do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

A diferença entre Resende x Vasco e os outros dois jogos já realizados na Arena da Amazônia será a atuação mais efetiva do COL nas operações dentro do estádio. “A segurança privada dentro do estádio e a atuação dos voluntários, por exemplo, ficará por conta do comitê. Nós seremos apenas observadores”, explicou o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA) do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango Neto.

Operação de trânsito

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) terá uma operação especial para o trânsito nas proximidades na Arena da Amazônia. A partir das 15h30, o trânsito será interditado na avenida Constantino Nery, sentido bairro/Centro do cruzamento com a avenida Desembargador João Machado até a avenida Pedro Teixeira. O sentido Centro/bairro da avenida Constantino Nery fluirá normalmente. A avenida Pedro Teixeira ficará interditada entre o trecho da avenida Constantino Nery até a Fundação de Medicina Tropical, no sentido bairro/Centro. A avenida Loris Cordovil estará interditada entre a rua Vivaldo Lima, próximo ao SPA do Alvorada, até a Constantino Nery.

A orientação do Manaustrans para os condutores que vêm pela avenida Torquato Tapajós, sentido bairro/Centro, é que acessem as avenidas Djalma Batista e Mário Ypiranga. Quem se desloca pela avenida Loris Cordovil, poderá seguir para a avenida Desembargador João Machado. Quem estiver na avenida Pedro Teixeira, deve acessar a avenida Teomário Pinto (prolongamento da avenida Darcy Vargas), nos dois sentidos.

Serviços especiais

O evento contará com serviço de transporte para deficientes físicos, idosos, obesos e grávidas, oferecido pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Três ônibus do sistema Transporta, adaptados para pessoas com necessidades especiais, estarão disponíveis para levar os usuários do ponto de interdição até a entrada da Arena da Amazônia.

Haverá duas bases: uma funcionará em frente à Vila Olímpica para as pessoas que chegarem de carro. “Haverá estacionamento reservado para elas dentro do complexo esportivo. É importante também lembrar que só é permitido apenas um acompanhante por pessoa”, explicou o diretor-presidente do SMTU, Waldir Frazão. A outra base erá instalada no cruzamento da avenida Constantino Nery com a Pedro Teixeira e atenderá as pessoas que chegarem de ônibus.

Restrições para acesso à Arena

Os torcedores que forem ao jogo precisam ficar atentos e evitar o uso de bolsas grandes e mochilas; se possível, levar apenas documentos, o ingresso; e as mulheres, bolsas pequenas.

Outro alerta é quanto ao uso de guarda-chuvas, bandeiras ou cartazes com mais de dois metros, mastros e instrumentos musicais, fogos de artifícios e garrafas - todoes esses itens estão proibidos. Assim como quaisquer tipos de alimentos e bebidas, exceto aqueles adquiridos dentro do estádio ou específicos para diabéticos. As autoridades recomendam levar apenas capa de chuva.

» Confira abaixo as áreas do COL envolvidas na operação da partida

Limpeza e Resíduos
A Gerência de Limpeza e Gestão de Resíduos deve realizar o treinamento e a preparação dos funcionários contratados pelo operador do estádio, para implantação dos níveis e diretrizes dos serviços de limpeza e gestão de resíduos que serão adotados na Copa do Mundo.

Transporte
Operação das equipes e árbitros dentro do estacionamento do Estádio. O COL vai implementar a organização interna da chegada e saída dos times, semelhante ao que será feita na Copa. A operação de trânsito fora dos perímetros do estádio é de responsabilidade da cidade-sede.

Serviços ao Espectador
Será implantado modelo semelhante ao da Copa do Mundo, com planejamento e organização das filas nas catracas e concessões de alimentação.

Voluntários
Serão utilizados cerca de 200 voluntários que estão alocados para a Copa do Mundo. Nesta partida, atuarão na área de serviços ao espectador.

Tecnologia
Sistema de sonorização da arquibancada; telões; avaliação da sala de controle; cobertura de rádio comunicação para identificação das áreas de sombras; acompanhamento e observação da operação da infraestrutura de TI dos estádios; identificação de recursos de TI de legado que possam ser usados no período de exclusividade.

Competições
O gramado será tratado da mesma forma que na Copa do Mundo. Já existe um cuidado diferenciado e a grama será cortada e penteada no mesmo padrão dos jogos da competição, além de ser irrigada no mesmo tempo recomendado pela FIFA.

Segurança
Cerca de 600 seguranças e stewards deverão atuar nesta partida. Ainda não serão utilizados os perímetros, nem serão implantados Mag & Bags (detectores de metais) para revista, que será de responsabilidade das forças públicas.
Atuação dos stewards do COL:
Vomitórios – controle das áreas de circulação de locais de público;
Segurança no campo – controle de acesso e manutenção da ordem no campo; acompanhamento do árbitro e auxiliares; proteção em casos de invasão de torcedores.
Grupo de reação (campo) – Responsável por intervenções imediatas nos casos de ameaças de tumultos, brigas de jogadores (sob demanda da equipe de arbitragem) ou tentativas de invasão de campo.

Haverá integração operacional com as forças de segurança pública e defesa. Toda a operação no perímetro externo da Arena da Amazônia será de responsabilidade exclusiva dos órgãos de segurança pública.

Fonte: Portal da Copa