Confira entrevista com Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo do Vasco

Domingo, 30/03/2014 - 07:31
comentário(s)

REVISTA CapA-a-CapA ESPORTES

ELEIÇÕES NO VASCO
EXCLUSIVO

ABÍLIO BORGES, PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO VASCO, DESABAFA: “NUNCA ANTES, NA HISTÓRIA DE NOSSO CLUBE, UM PRESIDENTE TENHA ENFRENTADO UM CONSELHO TÃO DIFÍCIL JUSTAMENTE POR SUA COMPOSIÇÃO HETEROGÊNEA. O QUE SONHO É VER ESSE PERÍODO POLÍTICO TERMINADO, TÃO LOGO SEJAM ELEITOS OS PRÓXIMOS ADMINISTRADORES DO CLUBE”; E TERMINA A CONVERSA COM UMA SONORA GARGALHADA QUANDO PERGUNTADO SE, NA EUROPA, IRÁ JUNTAR SALGADO COM HORTA, DE UMA VEZ POR TODAS.

1. ABÍLIO BORGES: NO DIA 17 DE MARÇO, A COMISSÃO ELEITORAL DO VASCO SE REUNIU E NADA FICOU DECIDIDO PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE A VALIDADE OU NÃO DOS CHAMADOS "SÓCIOS MENSALEIROS", CASO ESTA "CATEGORIA DE SÓCIOS" EXISTA, VERDADEIRAMENTE. TAL PROCRASTINAÇÃO, NA SUA OPINIÃO, NÃO É ALTAMENTE PERIGOSA PARA OS DESTINOS DESTA FUTURA ELEIÇÃO?

O que eu posso lhe dizer é que em relação à última reunião do dia 17 de março da Junta Deliberativa foi tratado apenas o assunto de listagem de sócios elegíveis.

2. OS ÚLTIMOS PLEITOS, NO VASCO, TÊM TERMINADO NA ESFERA JUDICIAL, DESGASTANDO A IMAGEM DO CLUBE. NÃO ESTAMOS CAMINHANDO PARA A "REPETIÇÃO DA DOSE" NAS ELEIÇÕES DESTE ANO?

Não temos como afirmar se haverá algum recurso ao Judiciário. É evidente que qualquer processo envolvendo nosso Clube desgasta sua imagem, mas espero que o nosso Presidente da Assembleia Geral conduza o pleito da melhor maneira possível e a vontade da maioria dos sócios, tenho certeza, será democraticamente respeitada.

3. FERNANDO HORTA DECLAROU, EM NOSSA REVISTA, QUE ESSA PROCRASTINAÇÃO FAVORECE O CANDIDATO EURICO MIRANDA, TENDO DITO, INCLUSIVE, QUE O VASCO, DESDE A ADMINISTRAÇÃO ANTÔNIO SOARES CALÇADA VIVE ABAIXANDO A CABEÇA PARA EURICO. QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO DESSAS DECLARAÇÕES DE FERNANDO HORTA?

Qualquer episódio que ocorra durante um período eleitoral serve sempre a interpretações, favoráveis ou contrárias aos concorrentes.

4. ENQUANTO O CANDIDATO ROBERTO MONTEIRO AFIRMA NÃO ESTAR PATROCINANDO ESTA CLASSE DE SÓCIOS, NELSON ROCHA, EX-DIRIGENTE E TAMBÉM CANDIDATO, FOI AO MINISTÉRIO PÚBLICO APRESENTAR NOTÍCIA CRIME CONTRA MONTEIRO E, TAMBÉM, CONTRA EURICO MIRANDA, SEGUNDO, NELSON, PATROCINADORES DOS MENSALEIROS. EM QUEM VOCÊ CRÊ: NO DENUNCIANTE OU NUM DOS DENUNCIADOS?

Eu creio no respeito à instituição Vasco da Gama. Como estamos em período eleitoral e sou membro da Junta, só me cabe aguardar o processo para emitir a minha opinião.

5. ESTA PRÁTICA, CASO EXISTA NO VASCO, É CONSIDERADA, NA LEI ELEITORAL, COMO CRIMINOSA. ISTO DESGASTA, AINDA MAIS, A IMAGEM POLÍTICA DO CLUBE. COMO ENFRENTAR ISTO? EXISTE ALGUM MECANISMO QUE "SE POSSA LANÇAR MÃO" PARA TERMINAR COM ESSE "MENSALÃO" - SÓCIOS QUE POSSAM ESTAR SENDO PATROCINADOS, POR CANDIDATOS, ATRAVÉS DO PAGAMENTO DE SUAS MENSALIDADES, PARA VOTAR NOS CANDIDATOS QUE POSSAM OS ESTAR PATROCINANDO? VOCÊS DA COMISSÃO ELEITORAL ESTÃO TRABALHANDO EM CIMA DISTO?

Como lhe falei, na única reunião que tivemos, foi lançada uma lista de sócios elegíveis e nada mais. Assim, reporto-me à resposta anterior.

6. EURICO MIRANDA, TAMBÉM ACUSADO POR NELSON ROCHA COMO PATROCINADOR DESSES "MENSALEIROS", É PRESIDENTE DO CONSELHO DE BENEMÉRITOS, COMPOSTO POR CONSELHEIROS NATOS OS QUAIS, IGUALMENTE, SÃO PRESIDIDOS, POR VOCÊ, NO CONSELHO DELIBERATIVO. A EXISTÊNCIA DESSES DOIS CONSELHOS, INTEGRADOS, EM 50% (CINQUENTA POR CENTO) DAS CADEIRAS DO ÓRGÃO QUE VOCÊ PRESIDE, PELAS MESMAS PESSOAS, NÃO CONFUNDE POLITICAMENTE O CLUBE E, COM ISTO, NÃO ENFRAQUECE SUA LIDERANÇA POLÍTICA TENDO EM VISTA QUE VOCÊ COMANDA DETERMINADOS CONSELHEIROS INDICADOS E LIDERADOS POR UM OUTRO MANDATÁRIO, O EURICO MIRANDA?

O Conselho Deliberativo é composto por 300 membros, sendo a metade de beneméritos, 120 da situação e 30 da chapa segunda colocada nas eleições. O Conselho de Beneméritos não enfraquece o Deliberativo, ambos tem de caminhar lado a lado, no sentido de fortalecer o clube. O que posso dizer no meu caso particular é que talvez nunca antes na história de nosso clube, um presidente tenha enfrentado um Conselho Deliberativo tão difícil justamente por sua composição heterogênea. Desde 2011 que os cento e vinte conselheiros eleitos pela chapa vencedora vem rachando em vários grupos com pensamentos diferentes, com modos distintos de ver a administração do clube.

7. QUANDO VOCÊ ACREDITA QUE TENHAMOS UMA "DEFINIÇÃO NAS CARTAS ELEITORAIS", NO VASCO, E A MARCAÇÃO DA ELEIÇÃO?

A responsabilidade para conduzir a eleição é do Presidente da Assembléia Geral. A marcação da data da mesma é incumbência da Junta Eleitoral, que só pode defini-la, quando dispuser de elementos para tal, conforme estabelece o Estatuto.

8. COMO VOCÊ VÊ A POSSIBILIDADE (REMOTA, MAS EXISTENTE) DO VASCO, NO DIA 11 DE AGOSTO, VER UM INTERVENTOR ADMINISTRANDO O CLUBE, O QUE SERIA TERRIVELMENTE RUIM PARA A IMAGEM DA AGREMIAÇÃO, JÁ, TÃO DESGASTADA EM TODOS OS ASPECTOS?

Não me passa pela cabeça tal situação.

9. A REUNIÃO DO PRÓXIMO DIA 2 DE ABRIL, QUE VISA ADEQUAR O ESTATUTO DO CLUBE À LEI 9615/98 E AO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO. COMO VOCÊ ESPERA QUE ELA TRANSCORRA?

Como é de importância vital para o Clube, tenho a certeza que todos os que amam o Vasco estarão presentes na aprovação dessa emenda.

10. VOCÊ TEM RECEBIDO SOLICITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA QUE AS ELEIÇÕES SEJAM MARCADAS PARA O MÊS DE NOVEMBRO? QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO DESTE PLEITO DE ALGUNS CONSELHEIROS?

Esse é um problema dos vascaínos que compõem o Conselho Deliberativo. Só posso informar que até a presente data, nenhum documento tratando do assunto, chegou-me a mão.

11. A REFORMA ESTATUTÁRIA; COMO ELA ANDA?

Primeiramente abrimos um prazo para opiniões, recebendo diversas propostas e sugestões. Após várias reuniões ao longo dos últimos meses, a comissão de reforma do estatuto fez um trabalho de compilação de material em que contamos com a participação de vários conselheiros. Apresentaremos, provavelmente, no mês de maio, o resultado de nosso trabalho para os demais poderes do clube avaliarem e após o “ok”, partiremos para a discussão e votação no Conselho Deliberativo.

12. QUE MENSAGEM VOCÊ GOSTARIA DE ENVIAR AOS CANDIDATOS, CONSELHEIROS E AO QUADRO SOCIAL VASCAÍNO?

A mensagem que deixo não só para os candidatos, conselheiros e sócios, mas também para todos os torcedores é uma mensagem de esperança. Inegavelmente estamos passando por um momento muito complicado, muito difícil. O que sonho é ver esse período político terminado, tão logo sejam eleitos os próximos administradores do clube. O Vasco precisa de união. O Vasco precisa se reinventar, mas sem se desligar de sua origem, dos portugueses, dos torcedores, de todos os vascaínos. Unidos somos muito fortes. Relembre-se que, quando unidos, nós vascaínos, construímos o Estádio de São Januário, então o maior estádio da América Latina, é disso que falo. Independentemente de quem seja o próximo Presidente Administrativo do clube, o fundamental é o apoio total, pois somente com união voltaremos a ser o gigante que sempre fomos. União meu povo!!! Saudações Vascaínas e um grande abraço Luiz Orlando. Obrigado pela oportunidade de falar do nosso Vasco.

ABÍLIO BORGES ESTARÁ VIAJANDO, PARA PORTUGAL, COMO HABITUALMENTE, NESTA ÉPOCA DO ANO, O FAZ, NO PRIMEIRO DOMINGO DE ABRIL. PARA LÁ, NESTE MESMO PERÍODO, TAMBÉM VIAJARÃO JORGE SALGADO E FERNANDO HORTA. PERGUNTADO, PELA REPORTAGEM DA REVISTA CapA-a-CapA ESPORTES, SE ELE, ABÍLIO, IRÁ APROVEITAR PARA SE ENCONTRAR, COM JORGE E FERNANDO, OBJETIVANDO REUNI-LOS, DE UMA VEZ POR TODAS, EM UMA ÚNICA CHAPA PARA CONCORRER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS VASCAÍNAS (SALGADO, COMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, E HORTA, COMO CANDIDATO À PRIMEIRA VICE PRESIDÊNCIA), O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO CLUBE DE SÃO JANUÁRIO NÃO RESPONDEU DE FORMA AFIRMATIVA E NEM NEGATIVAMENTE, APENAS, LIMITANDO-SE A SOLTAR UMA SONORA GARGALHADA.

Fonte: Facebook Revista CapA-a-CapA Esportes