Zagueiro Douglas, hoje no Dnipro-UCR, relembra passagem pelo Vasco

Sexta-feira, 21/03/2014 - 22:48
comentário(s)

Nesta sexta-feira, o FutNet traz uma conversa com o zagueiro Douglas que ficou nacionalmente conhecido pelo Vasco e que desde 2013 defende o Dnipro-UCR.

O defensor iniciou sua carreira no Juventude em 2008, onde acompanhou o declínio da equipe que foi parar na Série D do Campeonato Brasileiro.

“Comecei no Juventude em 2008 onde fui vice-campeão gaúcho desse mesmo ano. Naquele período o time estava bem, mas em 2009 começou os problemas financeiros que o levaram à Série D do Brasileiro. Apesar disso sou muito grato ao Juventude por ter me lançado profissionalmente e me aberto as portas do futebol. Ainda o acompanho e fiquei feliz com acesso à Série C do Brasileiro”, explicou o atleta natural de São Paulo/SP.

Em janeiro de 2010 o zagueiro de 23 anos deixou Caxias do Sul/RS e se transferiu para o América/RN onde ficou três meses e depois foi para o Vasco. No Gigante da Colina fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil em 2011 e que chegou até às quartas de final da Libertadores de 2012.

“ Aceitei uma proposta do América/RN por conta da grave situação financeira do Juventude. Fiquei três meses no Rio Grande do Norte e depois tive uma proposta do Vasco. Como era um time grande, de tradição e boa visibilidade aceitei a transferência”, disse Douglas Bacelar da Silva.

“Quando cheguei ao Vasco, o clube voltava da Série B e ainda estava se reestruturando. Em 2011 foi o grande ano,onde montamos um ótimo elenco com jogadores experiente e outro jovens e se formou um grande amizade. Com isso conseguimos conquistar a Copa do Brasil, fomos vice-campeão brasileiro e chegamos à final da Copa Sul-Americana. Tive o prazer de trabalhar com Ricardo Gomes e Cristóvão Borges, dois grandes profissionais onde aprendi muito e tenho o maior respeito por ambos. Todos dentro do clube admiravam não só o profissionalismo com as pessoas que são,” emendou, para depois comentar a eliminação para o Corinthians nas quartas de final da Libertadores de 2012.

“Eu acredito que foi um dos melhores confrontos da competição. Penso que tivéssemos conseguido na partida de ida uma vantagem a história poderia ser diferente. Foram dois grandes jogos e o Corinthians soube aproveitar a chance que teve e nós não e infelizmente fomos eliminados”, relembrou.

Pelo Vasco da Gama, Douglas fez 48 jogos e anotou dois gols. Terminou a temporada de 2012 como titular. Em janeiro com problemas financeiros muitos atletas deixaram a equipe cruz-maltina e um deles foi o atleta revelado pelo Juventude que se transferiu para o Dnipro-UCR.

“Sabia que 2013 seria um ano difícil para o Vasco, pois os problemas financeiros já existiam. Não surgiram de uma hora para outra. No entanto, não esperava que o clube voltasse à Série B do Brasileiro”, opinou.

Em seu atual clube há dois brasileiros. O meia Giuliano (ex-Inter) e o atacante Mateus (com carreira no futebol português). Com a ajuda deles, Douglas se adaptou à vida na Ucrânia e o modo de se jogar futebol. O que não é fácil para quem saí do Brasil.

“Foi uma grande mudança, o futebol é totalmente diferente do que estava acostumado no Brasil. Aqui é futebol de muita força, muita disputa e corrido, diferente do brasileiro que é mais clássico e técnico. Os primeiros meses foram um pouco difícil, acostumar com o ritmo de jogo, mudança de clima, cultura. O que me ajudou foram os outros dois brasileiros que já estavam no elenco.”

No Campeonato Ucraniano 2013/14, o Dnipro é o terceiro colocado com 35 pontos. Tem seis a menos que o líder Shaktar Donetsk. Os dois se enfrentam neste sábado pela 22ª rodada. Douglas afirma que é possível uma vitória de sua equipe sobre o melhor time da competição e sonha com o título.

" O principal clube da Ucrânia atualmente é o Shaktar Donetsk. Em um segundo nível vem o Dnipro, Metalist e Dinamo de Kiev. Nesta temporada, o Shaktar perdeu alguns jogos e não está distante da liderança. O Dnipro vem fazendo boa campanha e neste sábado vamos enfrentá-los. Se vencermos entraremos na briga pelo título. Temos um jogo a menos que eles (17 a 18),onde poderemos ficar mais próximo. Não será fácil mas vamos atrás. Caso não dê certo lutaremos por uma vaga na próxima Champions League. O segundo colocado (no momento é o Dinamo Kiev com 36 pontos) tem vaga na repescagem do torneio e se avançarmos para a fase de grupos alcançaremos um feito inédito na história do clube", afirmou.

Sobre a situação política que passa a Ucrânia, o brasileiro afirma que a cidade onde vive, Dniprpetrovsk, teve poucos protestos, mas ele se mostra preocupado pois o problema ainda não foi resolvido.

"Vejo todo esse problema com muita preocupação. Mesmo aqui na minha cidade, que teve pouco protesto, me preocupo pois a situação ainda não foi resolvida e pode ser que tenha mais problema. O Campeonato teve seu retorno atrasado por três semanas e ainda pode ter outra paralisação. Espero que isso resolva e da melhor maneira possível", opinou.

Douglas ainda tem quatro anos de contrato com o Dnipro e esperar atingir seus objetivos com a equipe de pois poder jogar em outra liga europeia, como a Bundesliga.

" Meu desejo é cumprir meu contrato aqui no Dnipro, conquistar meus objetivos e depois jogar em um 'centro maior'. Gostaria de atuar na Bundesliga. Meu estilo de jogo é similar ao que ocorre no Campeonato Alemão e seria interessante atuar em um clube de lá. Se não houver oportunidade, que eu siga na Europa em outra liga", finalizou.

Fonte: FutNet