Edmilson fala sobre a dificuldade de ter voltado para o Brasil praticamente como um desconhecido

Quarta-feira, 19/03/2014 - 07:01
comentário(s)

Superação e inspiração em colegas de profissão como Alex, Emerson Sheik, Rafael Marques e Danilo. Com estes ingredientes, Edmilson deu a volta por cima e mostrou suas credenciais novamente ao futebol brasileiro. Hoje artilheiro isolado do Campeonato Carioca, o atacante do Vasco teve de conviver com a desconfiança pelos dez anos longe do país, que o fizeram chegar ao Rio praticamente como um desconhecido.

Baiano de Salvador, ele viu o Vitória, clube de sua cidade, lhe fechar as portas na cara quando decidiu retornar ao Brasil, em 2013. Na época, tudo já estava praticamente acertado, mas em cima da hora a diretoria rubro-negra resolveu desistir do negócio. Foi então que surgiu o Gigante da Colina, numa contratação considerada sem alarde.

"Quando vim para o Vasco, teve aquela desconfiança por eu ter jogado dez anos fora. E existe esse preconceito, sim. Se você não tem nome, já acha que não vai dar certo, e não é assim. O Sheik (Corinthians) veio sem nome e está aí, o Rafael Marques (ex-Botafogo) veio sem nome, teve dificuldades de adaptação, e depois se destacou. O Danilo (Corinthians), apesar de já ter nome, ficou um tempo no Japão , depois voltou e se destacou... Hoje, graças a Deus, estou tendo um início de ano muito bom e pretendo mantê-lo até o fim", disse o vascaíno.

Mas o começo de Edmilson no Vasco não foi dos melhores. Desadaptado ao futebol brasileiro, ele teve poucas oportunidades e amargou o banco de reservas, chegando a ter sua permanência para a próxima temporada praticamente descartada. Veio, porém, o técnico Adilson Batista e lhe deu a tão desejada sequência, na lamentável reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado. A Série B acabou sendo inevitável, mas ele caiu de pé, tendo feito seis gols nos últimos sete jogos.

"É complicado para quem não está jogando. Tem muito jogador que larga, mas eu sempre fui profissional, sempre olhei para frente e me espelho muito numa frase que o Alex, hoje no Coritiba, me falou quando jogávamos no Palmeiras: 'Edmilson, tem sempre alguém olhando'. Poderia até, no fim do ano, não ter uma sequência de jogos, mas pelo fato de ser profissional, agir como um profissional, renovasse mesmo assim", analisou.

Com oito gols nesta temporada, a apenas dois de igualar a marca de 2013 e sendo titular absoluto, Edmilson vive seu melhor momento no Vasco, fato que o faz ter ainda mais certeza de ter feito a escolha certa ao querer ficar no clube.

Fonte: UOL