Basquete: Presidente da FBERJ convidará o Vasco a participar do Estadual

Quarta-feira, 19/03/2014 - 12:11
comentário(s)

O presidente da Federação Estadual de Basquete do Rio de Janeiro (Fberj), Álvaro Lionides, deverá marcar para a próxima semana, no Centro do Rio, uma reunião extraordinária da entidade, no sentido de promover a ressurreição desse esporte no Rio. A intenção do dirigente é a de promover um Estadual masculino, que reúna, além de Flamengo e Macaé, que jogam a Liga Novo Basquete Brasil (NBB), outros times, visando o reerguimento da competição. O Estadual irá de agosto a novembro.

— Já entrei em contato com os dirigentes de oito times, que se mostraram interessados. Vamos aguardar a próxima semana, para saber com quantos poderemos realizar o campeonato — disse ele, que em 2013, fez uma competição reunindo Flamengo, Macaé e Campos.

Para este ano, além desses três, Lionides vai convidar oficialmene Botafogo, Fluminense, Tijuca, Riachuelo e Vasco. O projeto do dirigente é tentar fazer com que o basquete carioca reviva o tempos dos grandes clássicos entre os quatro grandes clubes, no Maracanãzinho, o que era comum nos anos 80, 90 e começo dos anos 2000, quando Vasco e Flamengo, por exemplo, decidiram o antigo Campeonato Brasileiro, ganho pelos vascaínos. À época, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco tinham grandes equipes, que dominavam o Estadual e lutavam por títulos e boas colocações no Nacional. Para o dirigente da Fberj, a cultura esportiva do Estado do Rio se baseia principalmente na força do futebol, e é necessário que os quatro grandes estejam à frente também desse recomeço no basquete.

Lionides vai aguardar também que o Flamengo participe da decisão da Liga das Américas, no Maracanãzinho, na próxima sexta-feira e sábado, para que dirigentes rubro-negros também tomem parte nesse projeto. Desde 2005 o rubro-negro vem sendo campeão estadual, isto é, nove vezes seguidas, além de ter três títulos brasileiros, dois deles da liga Novo Basquete Brasil, o NBB, e um da Liga Sul-Americana.

Fonte: Globo Online