Confira as possibilidades de confrontos nas semifinais do Campeonato Estadual

Segunda-feira, 17/03/2014 - 01:18
comentário(s)

A primeira fase do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara, está perto do fim. A uma rodada do encerramento, Flamengo, Fluminense e Vasco já estão garantidos na fase semifinal. A última vaga em disputa será de Cabofriense ou Boavista. O regulamento prevê que o primeiro colocado, que já é seguramente o Flamengo, deve enfrentar o quarto, ao passo que o segundo mede forças com o terceiro.

Desta forma, a tabela oferece quatro cenários para o chaveamento da fase semifinal, que será disputada em dois jogos - o time de melhor campanha tem a vantagem de poder empatar duas vezes para ficar com a vaga. Duas das hipóteses possíveis apontam um clássico entre Fluminense e Vasco, que dificilmente deixarão de ser segundo e terceiro, não necessariamente nesta ordem.

Na briga pela última vaga, estão Cabofriense e Boavista. O time de Saquarema, de acordo com o matemático Tristão Garcia, tem só 2% de chance de conseguir desbancar o rival de Cabo Frio. Este, por sinal, encara o Flamengo na última rodada e, se aprontar, pode mexer no chaveamento e mudar o clássico da semifinal. Confira abaixo as possibilidades:

Na parte de baixo da tabela, ainda não há ninguém rebaixado. Dentre três clubes, dois vão cair: Resende, Audax e Duque de Caxias são os ameaçados. Com 12 pontos, o Resende é o único que depende de si: basta vencer o Madureira, fora de casa, para escapar. Audax, com 11, e Duque de Caxias, com nove, precisam fazer seus resultados e secar. Vale destacar que o regulamento do Carioca prevê jogo extra para desempate caso um ou mais clubes acabem com pontuação igual em posição de rebaixamento. É possível haver até um triangular. Seria o caso de o Resende perder, o Audax empatar com o Macaé e o Duque de Caxias ganhar do Vasco. Assim, os três ameçados terminariam a competição com 12 pontos.

Confira todos os jogos da última rodada (jogos no próximo domingo):

Madureira x Resende
Flamengo x Cabofriense
Vasco x Duque de Caxias
Fluminense x Volta Redonda
Botafogo x Nova Iguaçu
Friburguense x Bonsucesso
Audax x Macaé
Boavista x Bangu




Fonte: GloboEsporte.com