Juniores: Vasco enfrenta Urubu neste sábado em confronto entre Guilherme Costa e Douglas Baggio

Sábado, 15/02/2014 - 08:29
comentário(s)

Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado, pela Taça Guanabara de juniores, depois de mais de um ano sem o clássico. A partida está marcada para as 16h30m deste sábado, no CT do Vasco, em Itaguaí. Os dois times buscam a reabilitação no Carioca após derrotas e confiam em suas promessas mais badaladas nos últimos anos para sair com a vitória. O clássico, disputado apenas uma vez em 2013, tem significado especial para Guilherme Costa e Douglas Baggio.

O primeiro é o criador de jogadas do Vasco, que não vive boa fase no Carioca: ocupa a sétima posição com dez pontos e vem de uma derrota para o Nova Iguaçu por 1 a 0. Guilherme é autor de cinco assistências no campeonato e vive a expectativa de jogar seu primeiro clássico diante do rival no sub-20.

- Nos juniores não tive a oportunidade de jogar contra o Flamengo, ou por lesão, ou porque estava no banco - disse o jogador, que acredita ter mais vitórias do que derrotas nas outras categorias e elege seu jogo mais marcante. - Em 2009, no sub-15, vencemos por 4 a 1 em São Januário. E eu fiz um gol. Esse jogo foi inesquecível.

Ele completa 20 anos no dia 31 de março e afirmou já ter recusado propostas de três clubes europeus (Chelsea, da Inglaterra, Porto, de Portugal, e Bayer Leverkusen, da Alemanha). O objetivo, segundo ele, é subir aos profissionais do Vasco.

- Sempre deixei bem claro isso, até porque sou vascaíno.

Frequentemente convocado para as seleções sub-15 e sub-17, Guilherme deixou de ser chamado para as seleções sub-20. Fato que ele atribui à série de lesões sofridas nos últimos anos.

- Tive problemas no púbis, no joelho e no tornozelo, mas agora estou próximo dos 100% - garantiu.

O Flamengo faz campanha um pouco melhor: é o quarto colocado, com 11 pontos. E aposta em Douglas Baggio, recordista de gols em um ano na base rubro-negra, com 72, marcados em 2012. Recentemente, porém, ele deixou de ser centroavante do time para atuar como segundo atacante, com Darlan como referência na área.

Após o recorde, Douglas Baggio foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 2013 com dez gols, ao lado de Yguinho, do Botafogo. Mas depois teve dificuldades para ter uma sequência de jogos.

- No ano passado eu sofri muito com lesões e acredito que isso prejudicou um pouco. Mas agora estou bem, já passou - garante Douglas, que já marcou dois gols neste Carioca sub-20.

Pernambucano, o atacante atuou por sete anos no Santa Cruz, clube do qual é torcedor, antes de se mudar para o CFZ-RJ e depois para o Flamengo. Dos 72 gols marcados em 2012, Douglas Baggio lembra com carinho de um em especial.

- Foi contra o Vasco, em Itaguaí. Vencemos por 4 a 2, e eu fiz um gol de bicicleta, o único que marquei assim na minha carreira até hoje.

Fã de Cristiano Ronaldo (mesmo ídolo de Guilherme), ele diz que pensa em jogar na Europa um dia, mas mostra paciência e pensa primeiro em se firmar como profissional no Rubro-Negro.

- Acho que as coisas precisam acontecer naturalmente, e trabalho todos os dias para estar pronto quando a oportunidade chegar.

No último confronto, ocorrido no dia 30 de janeiro de 2013, o Vasco venceu por 2 a 1, quebrando um jejum de 22 clássicos sem ganhar nos juniores.

Prováveis escalações
Vasco: Gabriel Félix, Richard, Ítalo, Kadu e Lorran; Jonatas Paulista, Márcio, Lucas Barboza e Guilherme; Marquinhos do Sul e Daniel. Técnico: Sorato.

Flamengo: Daniel, Robert, Nícolas, Rafael Dumas e Jorge; Recife, Caio Quiroga, Jajá e Cafu; Douglas Baggio e Darlan. Técnico: Marcelo Buarque.

Confira a classificação do Carioca sub-20 após sete rodadas:

1º Nova Iguaçu: 18 pontos
2º Madureira: 15
3º Botafogo: 14
4º Flamengo: 11
5º Macaé: 11
6º Audax Rio: 11
7º Vasco: 10
8º Fluminense: 10
9º Cabofriense: 9
10º Bangu: 9
11º Boavista: 9
12º Volta Redonda: 8
13º Resende: 7
14º Bonsucesso: 5
15º Friburguense: 5
16º Duque de Caxias: 5

Os jogos da oitava rodada:

Sábado
14h45m - Friburguense x Audax Rio
14h45m - Macaé x Nova Iguaçu
16h - Fluminense x Boavista
16h - Volta Redonda x Madureira
16h30m - Vasco x Flamengo
17h - Cabofriense x Resende
Domingo
10h - Duque de Caxias x Botafogo
13h45m - Bonsucesso x Bangu

Guilherme e Douglas afirmam que objetivo por enquanto é subir para profissionais e que Europa vem depois



Fonte: GloboEsporte.com