Basquete Base: Vasco disputará os Estaduais Sub-13, Sub-14, Sub-17 e Sub-19, abrindo mão do Sub-15

Segunda-feira, 10/02/2014 - 10:08
comentário(s)

A Divisão de Basquetebol do Vasco da Gama optou por não participar do Campeonato Estadual da categoria sub-15 (infantil). Por outro lado, confirmou sua presença na competição nas categorias sub-13, sub-14, sub-17 e sub-19. Vale a pena ressaltar que a categoria pré-mirim não tem um Campeonato, sendo disputada sob o sistema de etapas de um circuito (o Vasco é o atual bicampeão da categoria).

Os Campeonatos Estaduais das categorias de base começarão no dia 22 de março (sábado), sendo que o juvenil (sub-19) está marcado para começar no dia 26. No ano passado, o Vasco melhorou a sua colocação em relação ao ano anterior em todas as categorias, exceto no sub-15, que repetiu a sétima colocação: sub-13, sub-14 e sub-17 terminaram em quarto lugar e o sub-19, em quinto.

O Vasco reiniciou os treinamentos no dia 22 de janeiro, e desde então treina às segundas, quartas e sextas-feiras em São Januário, no ginásio do Forninho, das 14h às 19h.

O supervisor do basquete do Vasco e treinador da categoria sub-17, Luiz Brasília, explicou ao blog a decisão de não partipar do Campeonato da categoria infantil:

- Eu acho que foi a decisão mais acertada que nós tivemos. Primeiramente, porque nós não tínhamos elenco. Fizemos as duas peneiras e não apareceu nenhum jogador de sub-15, apareceu sub-14 e sub-16, mas nenhum de sub-15. Então pegamos os dois melhores jogadores de sub-15 e colocamos para treinar com o sub-17, eles vão ter três anos para ser sub-17, vamos dar força a eles.

Esses dois jogadores a que ele se refere são Valquecio e Luiz Henrique Pinho. Vale a pena ressaltar que para os jogadores de primeiro ano da categoria sub-15 há um Campeonato, que é o de sub-14, e o Vasco optou por todos os seus jogadores que completam 14 anos em 2014, sendo recém-saídos do mirim (sub-13), comporem apenas essa equipe. Com muito poucos jogadores completam 15 anos em 2014, o Vasco optou por dispensar os atletas nessa situação com deficiência técnica e subir para o sub-17 os dois principais jogadores com essa idade.

Os clubes que tiverem pendências financeiras junto à Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) terão até o dia 15 de fevereiro para regularizar suas situações, sob pena de terem suas inscrições indeferidas. Após essa data as tabelas de jogos serão confeccionadas.

O Campeonato Estadual da categoria adulto acontece no segundo semestre, geralmente entre setembro e outubro. O Vasco não disputa a competição desde 2007, quando terminou na segunda colocação; e não é campeão desde 2001. O Flamengo é o atual eneacampeão consecutivo, conquistando todos os títulos a partir de 2005.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco