Infantil: Vasco aposta na geração 99 para seguir no caminho das vitórias

Segunda-feira, 06/01/2014 - 10:42
comentário(s)

Os resultados das competições realizadas nos últimos três anos mostram que o Vasco da Gama detém a hegemonia do futebol carioca na categoria infantil. O clube de São Januário conquistou seis dos últimos nove torneios realizados no Rio de Janeiro, incluindo a Copa da Amizade Brasil-Japão, competição nacional organizada na cidade maravilhosa pelo Centro de Futebol do Zico.

Além de manter a superioridade estadual, o clube de São Januário deseja em 2014 fazer bonito no torneio mais importante da faixa etária sub-15 no Brasil. Uma boa campanha na Copa Votorantim, que se inicia no próximo dia 16 de janeiro, colocará o trabalho realizado pelo Vasco novamente em evidência. O detalhe é que nenhum clube carioca conseguiu levantar o troféu desse importante campeonato até o presente momento.

Para alcançar seu objetivo, o Gigante da Colina apostará no talento de uma vitoriosa geração. Liderado pelos meias Robinho e Linnick, o time 99 vascaíno venceu três das últimas quatro competições que disputou no Brasil. O único campeonato não conquistado foi justamente o mais importante, a Copa Cidade Verde Mirim de 2012. O Vasco terminou o citado torneio, que possui a mesma importância da Copa Votorantim, na segunda colocação.

Além de se notabilizar pelas conquistas a nível estadual, a Geração 99 cruzmaltina se destaca por não ter sido derrotada em nenhum clássico nos últimos dois anos. O excepcional desempenho contra os rivais serve para dar ainda mais confiança a direção e aos membros da comissão técnica. Os homens que comandam o futebol amador e administram a categoria acreditam numa boa campanha do Gigante da Colina na Votorantim:

- A geração 99 é muito boa. É uma geração que ainda não perdeu os clássicos que disputou nos últimos dois anos. Nós ganhamos do Botafogo em Caio Martins, empatamos com o Flamengo na Gávea, ganhamos do Fluminense em Xerém e ganhamos do Flamengo na final do Campeonato Carioca. Tudo isso em 2012 na categoria mirim. Em 2013, agora já na categoria infantil, essa geração ganhou o Torneio Guilherme Embry e também não perdeu clássicos. Nós ganhamos do Fluminense em Xerém, empatamos com o Flamengo na Gávea e ganhamos do Botafogo dentro de Itaguaí. É uma geração muito forte. Acredito e confio muito nesse grupo 99. Conheço esse grupo faz muito tempo. A gente tem tudo para repetir o ano de 2013 em 2014. O infantil do Vasco vai vir forte novamente. Vamos fazer uma grande Copa Votorantim, que é o Campeonato Brasileiro da categoria. Os números mostram a força dessa geração 99 - afirmou Ricardo Lopes, coordenador do infantil, ao programa "Só dá Base".

Torneios da categoria infantil realizados no Rio de Janeiro nos últimos três anos:

2011: Campeonato Estadual (vencido pelo Vasco), Torneio Guilherme Embry (vencido pelo Fluminense) e Copa da Amizade Brasil-Japão (vencido pelo Flamengo);

2012: Campeonato Estadual (vencido pelo Fluminense), Torneio Guilherme Embry (vencido pelo Vasco) e Copa da Amizade Brasil-Japão (vencido pelo Vasco);

2013: Campeonato Estadual (vencido pelo Vasco), Torneio Guilherme Embry (vencido pelo Vasco) e Copa da Amizade Brasil-Japão (vencido pelo Vasco).

Torneios disputados pela geração 99 do Vasco no Brasil:

2009 (primeiro ano pré-mirim): Sem torneios no Brasil para o primeiro ano.

2010 (segundo ano pré-mirim): Copa Mangaratiba (campeã), Taça Cidade de Rio Bonito (terminou na 3ª colocação), Copa Light (campeã).

2011 (primeiro ano de mirim): Sem torneios no Brasil para o primeiro ano.

2012 (segundo ano de mirim): Copa Cidade Verde Mirim (vice-campeã), Espírito Santo Cup Sub-13 (campeã) e Campeonato Estadual Sub-13 (Campeã).

2013 (primeiro ano de infantil): Torneio Guilherme Embry Sub-15 (campeã).

Escalação da Geração 99 na última competição oficial que disputou:

Alexander, Cayo Tenório, Ruan, Gabriel Norões e Rodrigo Coutinho; João Bernardo, Ronaldo, Linnick e Robinho; Jackson Neneca e Kaio Magno "Somália".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco