Após definição no STJD, Vasco acelera planejamento para 2014

Domingo, 29/12/2013 - 06:07
comentário(s)

O fim da discussão sobre o Campeonato Brasileiro no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) consolidou a situação de Vasco e Fluminense em 2014. Enquanto o primeiro, apesar de pensar em reverter a queda na Justiça Comum, já aceita internamente que terá que disputar a Série B, o Tricolor acelera o planejamento para a 1ª divisão que foi aplicado de forma cautelosa até aqui.

Com a confirmação da permanência na Série A, o Fluminense intensificará a busca por reforços para 2014. O Tricolor já contava com a vitória nos tribunais, mas agora pode negociar com mais garantias com os seus alvos. O time das Laranjeiras, no entanto, tem seu foco em jogadores ainda em ascensão no futebol nacional.

O planejamento do Fluminense para a Série A contém poucas mudanças em relação ao que chegou a ser pensado para a disputa da segunda divisão. A principal delas é a maior chance de manutenção de jogadores mais caros do elenco e valorizados, como Rafael Sóbis e Carlinhos, que poderiam sair para um corte de gastos em caso de queda.

O Fluminense, no entanto, ainda estuda suas possíveis contratações para a próxima temporada. O volante Fábio Rochemback, ex-Grêmio e Barcelona, e o atacante Diogo, da Portuguesa, foram oferecidos ao Tricolor, mas sem maiores avanços nas negociações até aqui.

Já o Vasco partirá para a execução mais agressiva de seu planejamento da Série B. Até a última análise do STJD, o clube ainda tinha remotas esperanças de estar na elite em 2014. Com a nova derrota nos tribunal desportivo, o Cruzmaltino já tem consciência de que disputará a divisão inferior, mesmo com o presidente Roberto Dinamite cogitando novas ações na Justiça Comum.

Até aqui, o time de São Januário atuou timidamente no mercado em busca de jogadores e até mesmo na dispensa de jogadores. Até aqui, a equipe acertou apenas as chegadas do goleiro Martin Silva e do volante Eduardo Aranda, ambos do Olimpia-PAR. O clube precisa de mais contratações para compor o elenco para o próximo ano, já que deve perder alguns atletas e liberar outros por corte de custos.

Os dois clubes já tem técnicos e diretores de futebol definidos para 2014. O Fluminense acertou com o treinador Renato Gaúcho e com o executivo Felipe Ximenes após o fim do Campeonato Brasileiro. Já o Vasco será comandado pelo dirigente Rodrigo Caetano, ex-tricolor. Já Adilson Batista será mantido no cargo de técnico.

Vasco e Fluminense têm suas reapresentações marcadas para a segunda semana de 2014. O Cruzmaltino começa sua preparação no dia 6 de janeiro, enquanto o Tricolor se reúne a partir do dia 8 para depois seguir para Mangaratiba-RJ, onde fará sua pré-temporada. O time de São Januário irá para o CT João Havelange, em Pinheiral-RJ.

Fonte: UOL