Mirim: Treinador Adriano Barreto acredita em boa campanha do Vasco na Copa Cidade Verde

Terça-feira, 17/12/2013 - 15:05
comentário(s)

O Vasco da Gama disputará entre os dias 11 e 18 de janeiro a nona edição da Copa de Futebol Cidade Verde. A competição, que é disputada na cidade gaúcha de Três Coroas, contará com a participação de times importantes do futebol brasileiro. Além do Gigante da Colina, Corinthians, Flamengo, Internacional, Grêmio, Botafogo, Fluminense, Portuguesa, Criciúma e Figueirense já confirmaram presença.

O clube de São Januário disputará o torneio na categoria mirim com suas gerações 2001 e 2002. O objetivo cruzmaltino é o de superar a campanha deste ano. Em 2013, o Vasco chegou até as quartas de finais e acabou sendo eliminado pelo Grêmio. Adriano Barreto, treinador da equipe, acredita que os Meninos da Colina podem brigar pelo título:

- Houve uma evolução muito grande no grupo 2001. É um grupo muito bom e que já tem uma experiência internacional. Boa parte desse grupo viajou para Portugal no início deste ano para disputar o Mundialito. A gente tem a ideia de manter todo o grupo para 2014. Não irá ocorrer nenhuma dispensa. Eu quero avaliar os meninos de perto. Eu acompanhei alguns treinos, mas não muitos devido ao trabalho com o grupo 2000. Acompanhar a rotina diária é muito importante. O que a gente espera agora é dar continuidade ao trabalho. Teremos do dia 03 de janeiro até o dia 10 para montar o grupo que vai viajar no dia 11 para disputar a Copa Cidade Verde. Eu vou estar pegando como base tudo aquilo que foi feito pelo Vinícius Almeida (auxiliar). Não vou conseguir mudar nada numa semana. O trabalho que foi feito neste ano vai servir como a base para essa competição que será realizada no sul. Já temos uma base boa e que possui condições de obter um bom resultado na Cidade Verde. Vamos brigar pelo título - afirmou o profissional ao programa "Só dá Base".

O fato da edição da próxima temporada contar com a participação de sete dos doze principais clubes do país deixa a comissão técnica vascaína animada. Na opinião de Adriano Barreto, a Copa Cidade Verde será importante para detectar a real força do elenco sub-13 e projetar o restante do ano de 2014:

- Neste ano nós tivemos a presença das três forças maiores do Rio Grande do Sul e da Portuguesa de São Paulo. Neste ano, pelo que fiquei sabendo da organização, mais equipes grandes irão participar. A gente espera que isso possa acontecer. É bom para os meninos disputarem uma competição desse nível. Nos ajudará a amadurecer para a disputa de outras competições importantes que virão ao longo do ano. É bom você enfrentar grandes adversários, até para evitar a desconfiança caso você conquiste um título sem a participação de nenhum time grande - disse o treinador ao programa "Só dá Base".

O caminho que o Vasco da Gama fará até a decisão ainda não foi informado pela organização do torneio. O que se sabe é que o cruzmaltino não gastará praticamente nada para disputar a Copa Cidade Verde. O embarque cruzmaltino para o Rio Grande do Sul deverá acontecer no dia 10 do próximo mês. Vale lembrar que o clube de São Januário foi o campeão deste campeonato em 2010.

Histórico do Vasco na Copa Cidade Verde:

2010- Campeão (geração 97)
2011- Eliminado nas semifinais (geração 98)
2012- Vice-campeão (geração 99)
2013- Eliminado nas quartas de finais (geração 2000)

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco