Portuguesa confirma que recorrerá no STJD e não descarta ir à Justiça Comum

Segunda-feira, 16/12/2013 - 21:50
comentário(s)

Nesta segunda-feira, a Portuguesa foi considerada culpada, em primeira instância, pela escalação irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube perdeu quatro pontos na classificação e caiu para a Série B, salvando o Fluminense do rebaixamento. O presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, prometeu recorrer da decisão.

– Quando entrei aqui, me disseram que o resultado já estava decidido. Não vou dizer quem foi, mas a pessoa disse que seria por quatro votos a um ou por cinco a zero. Vamos ao pleno ver o que cabe. Em 2010 era imoral tirar o título do Fluminense. Por que agora não é imoral tirar a Portuguesa da Série A? Chegamos em décimo segundo lugar e foi um sacrifício desgraçado. É uma imoralidade. A camisa do Fluminense fez a diferença. Mas não tem problema, vamos discutir no pleno. Vamos lutar até o fim – afirmou o presidente em entrevista ao SporTV.

Manuel da Lupa não descartou a possibilidade de recorrer à Justiça comum, caso a Lusa seja novamente derrotada no recurso, que deve acontecer no próximo dia 27.

– A Portuguesa vai até o fim. Nós vamos recorrer. No podemos abrir a mão do nosso direito. Até onde a Portuguesa tiver direito, nós vamos.

O presidente ainda lembrou que, se quisesse recorrer da decisão do STJD, só poderia fazer depois que o meia Héverton cumprisse suspensão.

– Na realidade, nós ficamos desiludidos com isso, mas temos que entender. Temos pareceres de juristas de renome que entendem que isso é uma aberração. Eles puniram antes. É um absurdo. O julgamento foi na sexta-feira, e a partida, no domingo. Se eu quisesse recorrer, só poderia ser na segunda-feira, depois que já cumpriu a punição. Agora eu ganho o recurso e já fui condenado. Como faz?

Héverton foi expulso por reclamação após a partida contra o Bahia, pela 36ª rodada do Brasileirão. O jogador cumpriu a suspensão automática na partida seguinte, contra a Ponte Preta. Seis dias depois, foi punido pelo STJD com dois jogos de suspensão, assim não poderia enfrentar o Grêmio. Foi relacionado para o banco de reservas e entrou em campo aos 32 minutos do primeiro tempo da partida, que terminou empatada sem gols. A Portuguesa alega que o advogado Osvaldo Sestádio, que defendeu o jogador no tribunal, passou a informação errada.

Fonte: GloboEsporte.com