STJD julgará caso da Portuguesa nesta 2ª-feira, que pode beneficiar o Flu; Vasco acompanha e tem esperanças de seguir na Série A

Segunda-feira, 16/12/2013 - 08:40
comentário(s)

Quem gosta de futebol vai parar nesta segunda-feira, quando o STJD julgará o caso da Portuguesa, que poderá perder pontos por escalar o jogador Heverton de forma irregular. Caso isso ocorra, o Fluminense evitaria o rebaixamento, com o time paulista descendo em seu lugar. O Vasco, no entanto, está alheio a este duelo e aguarda o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para evitar a sua queda para a Série B em 2014.

Paralelamente ao embate entre Fluminense e Portuguesa, o Vasco ainda tem esperanças que o Tribunal impugne a partida contra o Atlético-PR, que venceu por 5 a 1. No jogo, torcedores de ambos os clubes promoveram cenas de selvageria nas arquibancadas e o jogo foi paralisado por 73 minutos – o artigo 21 da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estabelece prazo de 30 minutos, com mais 30 de acréscimo.

A preocupação cruzmaltina é tamanha para conquistar os pontos do duelo marcado pela briga generalizada entre as torcidas nas arquibancadas da Arena Joinville, que a punição por oito mandos de campo em julgamento realizado nesta sexta-feira, é considerada internamente irreversível pelos cartolas. O Vasco vai utilizar provas de vídeo e testemunhas para reduzir o prejuízo.

A ideia é alegar falta de segurança no estádio e provar que a torcida do Atlético-PR foi a primeira a invadir o espaço para o confronto. Mas o principal foco é realmente impugnar a partida e reverter o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, já que a barbárie ocorrida na cidade catarinense rodou o mundo e servirá de exemplo na ótica do tribunal.

O texto do regulamento diz que o árbitro pode suspender o jogo mesmo que a segurança ofereça garantias. O Vasco ainda deseja provar que o Atlético-PR foi o responsável pela condição de realização da partida. Desta forma, o clube seria declarado vencedor nos tribunais, somaria três pontos, e anularia o rebaixamento, trocando de lugar com o Criciúma.

O Vasco entrou na noite da última sexta-feira com o pedido de reconsideração no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre a recusa do presidente Flávio Zveiter ao recurso pela impugnação da partida contra o Atlético-PR. Com o apoio de especialistas, a administração Roberto Dinamite tem a convicção de que a solicitação será incluída na pauta do Pleno.

A sessão está marcada para o dia 27 de dezembro. A data terá a apreciação do recurso dos clubes sobre as perdas de mando de campo definidas pela Quarta Comissão Disciplinar. Se o caso for avaliado como urgente pelo presidente, existe a remota possibilidade de uma sessão extraordinária ocorrer no dia 19.

Fonte: UOL