CBF notifica irregularidades de Portuguesa e Urubu ao STJD

Quarta-feira, 11/12/2013 - 18:11
comentário(s)

O caso envolvendo a escalação irregular do meia Héverton, da Portuguesa, e de André Santos, do Flamengo, está a caminho do tribunal. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as ilegalidades cometidas pelos dois clubes na última rodada do Campeonato Brasileiro e notificou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Uma possível punição de pontos aos envolvidos poderia mudar os rebaixados do torneio, ameaçando Lusa e Fla pela degola. Mas segundo Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade, a notificação feita é habitual e não representa uma posição sobre o episódio. Ele afirma que a decisão sobre os fatos compete ao julgamento.

- Isso é um ritual, é de praxe. Toda vez que existe uma suspeita ou irregularidade que a gente possa comprovar internamente, sempre, sempre, eu encaminho, a não ser que não se caracterize. Nesse caso, pelo nosso levantamento, existe a irregularidade. Não quer dizer que o julgamento esteja resolvido. Julgamento é julgamento, cada um apresentará suas razões, já aconteceu de os advogados apresentarem suas razões e convencerem. Essa comunicação é o famoso dever de casa. A ausência do dever de casa seria engavetar. A minha ação de encaminhar não representa uma decisão de tirar A ou B, apenas constatar algo errado e encaminhar para que o tribunal analise - explicou.

Na situação atual, Fluminense e Vasco foram rebaixados, com 46 e 44 pontos, respectivamente, ao lado de Ponte Preta e Náutico. Caso Portuguesa e Flamengo percam quatro pontos cada um, o Fluminense seria o grande beneficiado, escapando da degola e empurrando a Lusa, que passaria a ter 44 pontos, para o seu lugar. O Rubro-Negro, atual 11º colocado, desceria para o 16º lugar, com 45 pontos, mas permaneceria na Série A. Só cairia se apenas ele perdesse os pontos, sem a companhia da Portuguesa. Mas o Vasco também tenta ir ao tribunal para conquistar três pontos através da impugnação da partida contra o Atlético-PR. Se conseguir, poderia empurrar o Fla para a degola caso o arquirrival perca seus pontos.

Fonte: GloboEsporte.com