Promotor do MP do Paraná diz que organizada do Atlético-PR ficará afastada dos estádios por prazo ainda não indefinido

Segunda-feira, 09/12/2013 - 20:14
comentário(s)

A torcida organizada 'Os Fanáticos' pode ter que ficar de fora da inauguração da Arena da Baixada, previsto para março. O promotor de justiça do Ministério Público do Paraná, Maximiliano Deliberador, estuda um acordo com os dirigentes da organizada para uma punição exemplar. O motivo é a briga generalizada que aconteceu em Joinville, durante o jogo entre Atlético-PR x Vasco, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

A ideia de Deliberador é proibir a organizada rubro-negra de frequentar os estádios de futebol por um período que ainda vai ser determinado. O promotor de justiça já se encontrou com alguns torcedores, que aceitaram a punição. O próximo passo será assinar o acordo e negociar o prazo do banimento na manhã de terça-feira.

- São fatos lamentáveis e merecem uma atitude rápida e eficaz do poder público. Tivemos uma audiência com diretores da torcida Os Fanáticos e já acordamos com eles previamente um afastamento dos estádios. Vamos nos reunir pela manhã de amanhã (terça-feira) para definir o prazo do afastamento e assinar o documento.

Para o promotor de justiça, a própria lei regulamenta a proibição de torcidas organizadas por um determinado tempo, que pode chegar até a três anos.

- Eles vão assumir com o Ministério Público que não vão comparecer em estádios de futebol. É um afastamento que a própria lei prevê, o próprio Estatuto do Torcedor já define que as torcidas que se envolverem em confusões podem ser afastadas em até três anos dos estádios. - contou.

Deliberador lembrou que a organizada do próprio Vasco, que estava envolvida na confusão de domingo, já enfrentou uma medida semelhante. A Justiça do Rio vetou por seis meses a entrada em estádios de futebol.

- Essa torcida que causou junto com a torcida do Atlético-PR já foi afastado do Rio de Janeiro por um acordo similar que vamos fazer. No caso deles, o afastamento foi de seis meses. Cumpriram os seis meses e voltaram a praticar o mesmo fato novamente - completou.

A confusão em Santa Catarina marcou a última rodada do Campeonato Brasileiro. Inclusive, a presidente Dilma Rousseff comentou o episódio. Ela condenou a violência e, por meio do microblog Twitter, afirmou que conversou com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para assegurar a presença da polícia dentro das arenas de futebol e propôs outras medidas para inibir ações violentas de torcidas organizadas.

Fonte: GloboEsporte.com