Atlético-PR utiliza matéria de jornal de bairro para acusar vascaínos por briga em Joinville

Segunda-feira, 09/12/2013 - 19:52
comentário(s)

Sem se pronunciar de forma explícita sobre os verdadeiros culpados pelas cenas de barbárie na partida entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2013, em Joinville, a diretoria rubro-negra utilizou um artifício curioso para emitir sua opinião. Utilizando o texto de um jornal de bairro de Curitiba em seu site oficial, o clube destacou a ação dos torcedores em uma partida que interessava muito a ambos os times.

Extraído do Jornal do Água Verde, o trecho insinua que o desespero do Vasco para não ser rebaixado levou seu torcedor a planejar a briga que levaria um possível cancelamento do jogo aos tribunais. "Para evitar o rebaixamento e jogar a decisão para os tribunais desportivos, onde os cartolas cariocas costumam levar a melhor, com apoio da chamada grande imprensa, a torcida organizada do Vasco da Gama preparou com antecedência a violência deflagrada na Arena Joinville, como provam os artefatos que alguns vascaínos portavam", afirma o jornal.

A matéria não esconde quais seriam os ‘verdadeiros culpados’, dando ainda mais ênfase ao ‘plano’ que visaria uma virada de mesa. "A culpa da violência e selvageria verificada na Arena Joinville não é da torcida organizada do Atlético Paranaense, mas da torcida vascaína, a única interessada em tumultuar o bom andamento da partida que mostrava a vitória atleticana desde os primeiros minutos de jogo", seguiu o texto.

O complô ainda envolveria a imprensa carioca, que teria sido parcial ao não destacar imagens os alvinegros. "As grandes redes de televisão, sediadas no Rio de Janeiro, acusavam ambas as torcidas pela violência no estádio, contrariando as cenas por eles mesmos gravaram provando que foi a torcida vascaína quem rompeu os alambrados e invadiu o espaço destinado à torcida atleticana, iniciando a briga e a violência que resultou em quatro torcedores feridos", destacou o jornal.

Em nota, a torcida Os Fanáticos se defende das acusações de que seria responsável e também joga a culpa para a torcida adversário, que teria iniciado a briga. "Se alguém invade sua casa, onde está sua família e seu patrimônio, você se trancaria no banheiro ou partiria para cima dos agressores? Nossos torcedores partiram em direção da torcida rival no intuito de se defender. Em momento algum agredimos ninguém que não estivesse procurando", dizia a nota.

Por fim, além dos vascaínos, a torcida organizada, que defendeu sua existência, ainda responsabiliza o Ministério Público e a Polícia Militar "Era uma tragédia anunciada. O Ministério Público de Santa Catarina e a Polícia Militar já estavam cientes do que este jogo representava para as duas equipes e do alto risco de confrontos entre as torcidas. Já alertávamos para esta situação no começo da semana passada, inclusive proibindo mulheres e crianças de viajarem em nossa excursão, prevendo o que estaria por vir. Nada justificava a falta de um isolamento efetivo entre as torcidas, tampouco a decisão do veto da polícia dentro do estádio", concluiu.

Fonte: Gazeta Esportiva


CONFIRA TEXTO PUBLICADO PELO JORNAL DO ÁGUA VERDE SOBRE INCIDENTES EM JOINVILLE

O Jornal do Água Verde, de Curitiba, publicou nesta segunda-feira (9), um texto sobre os incidentes ocorridos na Arena Joinville, durante o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A matéria cita a ação das duas torcidas, a situação dos dois times na tabela e a importância da partida para as equipes. Veja abaixo:

Violência no jogo Atlético Paranaense X Vasco foi preparada pela torcida vascaína

A grande maioria dos comentaristas do país dava como certa a vitória do Clube Atlético Paranaense no jogo realizado ontem na Arena Joinville, por diversos motivos, entre os quais o histórico de cada equipe e o desespero do time carioca para fugir da segunda divisão.

Para evitar o rebaixamento e jogar a decisão para os tribunais desportivos, onde os cartolas cariocas costumam levar a melhor, com apoio da chamada grande imprensa, a torcida organizada do Vasco da Gama preparou com antecedência a violência deflagrada na Arena Joinville, como provam os artefatos que alguns vascaínos portavam.

A essa atitude antidesportiva – não rara no futebol brasileiro – somou-se a incompetência do comando da Polícia Militar de Santa Catarina, que se recusou a colocar policiais em campo, mesmo sabendo da visível possibilidade de brigas anunciadas pelas redes sociais da torcida organizada do Vasco. Confrontado pela imprensa, o comandante da PM no jogo realizado denunciou – irresponsavelmente - que a culpa seria do Ministério Público de SC, que teria impedido a presença de policiais militares no estádio. Afirmação desmentida depois pelo órgão da Justiça catarinense.

Portanto, a culpa da violência e selvageria verificada na Arena Joinville não é da torcida organizada do Atlético Paranaense, mas da torcida vascaína, a única interessada em tumultuar o bom andamento da partida que mostrava a vitória atleticana desde os primeiros minutos de jogo.

As grandes redes de televisão, sediadas no Rio de Janeiro, acusavam ambas as torcidas pela violência no estádio, contrariando as cenas por eles mesmos gravaram provando que foi a torcida vascaína quem rompeu os alambrados e invadiu o espaço destinado à torcida atleticana, iniciando a briga e a violência que resultou em quatro torcedores feridos.

Nos minutos que se seguiram ao confronto, alguns canais de televisão noticiavam a morte de alguns torcedores, incluindo “depoimentos” de radialistas catarinenses, para pressionar o árbitro a encerrar a partida.

Diante da invasão de seu espaço, a torcida atleticana – os Fanáticos – reagiu e impediu que os vascaínos agredissem os torcedores pais de famílias que se encontravam no local com mulheres e crianças. Portanto, a organizada do Atlético impediu que a tragédia tivesse resultados trágicos para a história do nosso futebol.

Em resumo, a violência na Arena Joinville foi uma estratégia frustrada de uma torcida organizada conhecida por atos de vandalismo e bandidagem, exatamente parte da torcida organizada vascaína que promoveu os episódios vergonhosos que o Brasil e o mundo assistiram horrorizados.

Fonte: Site oficial do Atlético-PR


Matéria original - Site do Jornal Água Verde



Fonte: Jornal Água Verde