Futsal Base: Vasco passa pela Arfab e vai à decisão do Estadual Sub-9 contra o Urubu

Quinta-feira, 05/12/2013 - 04:23
comentário(s)

Os pequenos atletas, integrantes da comissão técnica, dirigentes e torcedores que acompanharam na noite desta quarta-feira (04/12), em São Januário, o jogo de volta pela semifinal do Campeonato Estadual sub-9 de futsal certamente ficaram bastante apreensivos ao longo do jogo. Mesmo podendo jogar pelo empate, após golear a ARFAB no ginásio do adversário por 4 a 1, e ir para o intervalo com 1 a 0 a favor no placar, o Vasco fez um péssimo segundo tempo e sofreu a virada para 3 a 1. Como não há saldo de gols, a decisão do finalista foi à prorrogação. E nela o Vasco venceu por 1 a 0, com um golaço do goleiro Barretinho (apelido do Gabriel Barreto), em chute que percorreu cerca de trinta metros até morrer no gol adversário. Tudo isto envolvendo muita apreensão e sofrimento.

Na final, cujo primeiro jogo será disputado na manhã do próximo domingo, no ginásio do Grajaú Country Club, o Vasco enfrentará o arquirrival Flamengo, que passou pelo Fluminense (empate por 3 a 3 e vitória por 4 a 1). Como compuseram chaves diferentes na primeira fase e terminaram na liderança de seus grupos, os rivais ainda não se enfrentaram no campeonato desse segundo semestre. Como teve melhor campanha até o momento no apanhado de toda a competição, o Gigante da Colina tem a vantagem do empate numa eventual prorrogação, que aconteceria caso cada time vença uma partida - independentemente de saldo de gols - ou haja dois empates. O jogo de volta, no domingo subsequente, também será disputado no ginásio do Grajaú Country.

Embora já esteja acertado que Robson Tavares, treinador da equipe e coordenador das categorias de base do futsal, deixe o Vasco e assuma as transição salão/campo do Corinthians, o profissional, antes de deixar a Colina, segue comandando os treinos das vésperas das partidas e ficando à beira da quadra nos jogos, como fez nesta quarta-feira.

O Vasco, mesmo com a vantagem do empate, começou muito bem a partida, abrindo o placar logo no começo, com Lucas Fortunado aproveitando rebote do goleiro adversário e colocando a bola no fundo da rede. A partir daí até o final do primeiro tempo, a ARFAB, comandada por Igor Cernigoi, ex-treinador do fraldinha do Vasco e que conquistou títulos importantes na categoria em São Januário, equilibrou a partida. Ainda assim, a equipe mandante teve mais oportunidades para ampliar o placar do que o adversário para empatar.

No segundo tempo, o Vasco teve uma péssima atuação, e o visitante venceu a partida por 3 a 1, forçando a prorrogação, na qual a vantagem do empate, por ter a melhor campanha da competição, era do Gigante da Colina. Após o "apagão" na segunda etapa, os vascaínos cresceram, mas o jogo ficou equilibrado. E muito nervoso, envolvendo emocionalmente todos os presentes. Mas o Vasco não recuava para tentar se valer da vantagem do empate. Pelo contrário, seguia tentando o gol para ter tranquilidade.

E conseguiu. Através de um lance bem insólito, é bem verdade. Um golaço, sem dúvidas. O goleiro do Vasco, Barretinho, acertou um chutaço de antes do meio da quadra, bem alto e forte, direcionado ao ângulo esquerdo do arqueiro adversário, que ainda encostou na bola, mas não pôde evitar o gol, que garantiu a classificação do Gigante da Colina para enfrentar o Flamengo na final, nos dois próximos domingos.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Fraldinha (Sub-09):

1ª fase:

17/08 - Mello Tênis Clube 0 x 7 Vasco da Gama (local: ginásio do Mello Tênis Clube)
24/08 - Vasco da Gama 7 x 1 Jacarepaguá Tênis Clube (local: São Januário)
31/08 - Mackenzie 0 x 5 Vasco da Gama (local: ginásio do Mackenzie)
05/09 - Vasco da Gama 9 x 0 Helênico (local: São Januário)
15/09 - Montanha Clube 0 x 10 Vasco da Gama (local: ginásio do Montanha Clube)
19/09 - Vasco da Gama 7 x 1 AABB-Rio/K-Esportes (local: São Januário)
22/09 - ARFAB 4 x 4 Vasco da Gama (local: Bradesco)
29/09 - Vasco da Gama 3 x 2 Fluminense (local: São Januário)
05/10 - Vasco da Gama 3 x 1 Mello Tênis Clube (local: São Januário)
12/10 - Jacarepaguá 3 x 5 Vasco da Gama (local: ginásio do Jacarepaguá T.C.)
17/10 - Vasco da Gama 7 x 0 Mackenzie (local: São Januário)
20/10 - Helênico 3 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio do Helênico)
03/11 - Vasco da Gama 3 x 0 MOntanha Clube (local: São Januário)
06/11 - AABB-Rio/K-Esportes 0 x 5 Vasco da Gama (local: ginásio da AABB)
12/11 - Vasco da Gama 2 x 1 ARFAB (local: São Januário)
15/11 - Fluminense 0 x 1 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica de Caxias)

Quartas de final:

20/11 - Instituto Mangueira 0 x 5 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica da Mangueira)
24/11 - Vasco da Gama 5 x 1 Insituto Mangueira (local: São Januário)

Semifinal:

28/11 - ARFAB 1 x 4 Vasco da Gama (local: Bradesco)
04/12 - Vasco da Gama 1 x 3 ARFAB (local: São Januário) - Prorrogação: Vasco da Gama 1 x 0 ARFAB

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco