Presidente STJD minimiza polêmica do jogo Vasco x Cruzeiro: 'Muita especulação e pouca informação'

Terça-feira, 26/11/2013 - 17:27
comentário(s)

Dois dias depois da polêmica envolvendo Júlio Baptista e Cris, Paulo Schmitt, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, protocolou pedido de abertura de inquérito para apurar a declaração do jogador cruzeirense, que pediu para que o vascaíno fizesse um gol na partida de sábado.

O presidente do STJD, Flávio Zveiter, afirmou que irá analisar nesta terça-feira o pedido para deferir ou não o protocolo. Caso isso aconteça, um auditor do tribunal será encarregado de processar o inquérito e terá até 30 dias para levar todas as informações que julgar necessário para recomendar ou não a denúncia.

Neste caso, as partes envolvidas seriam enquadradas nos artigos 243 (atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende) e 243-A (atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

A tendência, porém, é que o processo seja arquivado. O próprio Zveiter, mesmo adotando cautela, mostrou-se pouco preocupado com o episódio no Maracanã:

- Com o que temos até o momento, não há como acontecer nada. Para mim, até o momento, há muita especulação e pouca informação. Mas vamos aguardar.

Em São Januário, o sentimento ainda é de revolta com as insinuações feitas pelos adversários de que o Cruzeiro teria facilitado o jogo para o Vasco a chegar à vitória. O diretor de futebol Ricardo Gomes não escondeu a irritação com o que ele considera pressão por parte das outras equipes que brigam com o clube para seguir na Série A.

- É só assistir à partida. Quem jogou futebol sabe que o Cruzeiro jogou para ganhar. Pegaram apenas um trecho da conversa. Não adianta, jogadores se provocam. Eu entendo o que os outros clubes estão fazendo. Não desconfiam de nada, mas é uma estratégia para nos pressionar - disse.

Fonte: Extra Online