Futsal Base: Vasco faz 3 a 0 no Urubu na Gávea e dá grande passo rumo à decisão do Estadual Sub-20

Sexta-feira, 22/11/2013 - 04:36
comentário(s)

Vasco e Flamengo se enfrentaram pela terceira vez neste Campeonato Estadual sub-20 de futsal de 2013. Reiterando a supremacia histórica que tem sobre o rival nesta modalidade esportiva, o Gigante da Colina venceu as três partidas. A última delas foi na noite quinta-feira (21/11), no ginásio Togo Renan Soares, na sede rubro-negra da Gávea, e os comandados do treinador Marcelo Akra impuseram sua superioridade e venceram o dono da casa pelo placar de 3 a 0 em partida válida pela ida da fase semifinal da competição. A partida de volta, em São Januário, será disputada na próxima terça-feira (26/11), às 20:30h.

De novo o Vasco atropela o rival na casa do adversário, já que na estreia na competição havia vencido por 4 a 0. No jogo na Colina, o Vasco venceu por 3 a 2. Outro detalhe chama a atenção no confronto entre os arquirrivais em 2013: durante todo o ano, considerando inclusive o primeiro semestre, o Campeonato Carioca, o Vasco não sofreu uma derrota sequer para o rival, em nenhuma categoria. Além do jogo de volta do sub-20, Vasco e Fla ainda podem se enfrentar nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 neste Campeonato Estadual, dependendo da evolução das equipes durante o mata-mata da competição.

Na partida de volta da semi, o Vasco tem o direito de empatar em casa para, ainda assim, garantir vaga na final. Caso o Flamengo vença, independentemente do placar, a decisão do finalista iria à prorrogação, na qual a vantagem do empate seria do Cruz-Maltino, que teve melhor campanha no agregado de toda a competição até o momento - primeira e segunda fases.

O jogo

Embora o placar tenha sido elástico - 3 a 0 -, a partida desta quinta-feira foi bastante complicada, ao contrário da partida entre as equipes na Gávea na 1ª fase, na qual o visitante venceu com tranquilidade por 4 a 0. Entretanto, o goleiro Caio Lus, que reestreou com a camisa vascaína na rodada anterior, contra a ADDP/Cabo Frio, segue mostrando a que veio. Em uma partida exuberante, fechou o gol cruz-maltino e fez inúmeras defesas difíceis, fazendo com que um jogo que poderia ser muito mais complicado terminasse com um placar dilatado.

A partida começou com cerca de meia hora de atraso em virtude da grande demora para a chegada do árbitro principal da partida, Marcos Henrique Fonseca Reis, que, inclusive, apitou o primeiro da final da Liga Futsal, entre Orlância e Concórdia. O Vasco começou melhor e perdia oportunidades criadas, a principal delas com João Pedro, que chutou em cima do goleiro adversário, que já havia efetuado uma boa defesa logo na primeira jogada do jogo, em chute de longe após a saída de bola. O dono da casa, todavia, aos poucos cresceu no jogo, e, após cinco minutos iniciais de improdutivo domínio vascaíno, começou a forçar Caio, que retornou do Santos/SP após ir para lá em fevereiro deste ano, a mostrar todo o seu imenso potencial.

O jogo seguiu muito equilibrado até o final do primeiro tempo. Com os dois goleiros muito seguros e fazendo ótimas defesas, o zero teimava em permanecer no placar. O jogo era muito quente, com muitas faltas para ambos os lados e inclusive discussões ásperas entre os jogadores. Em um jogo tão equilibrado, os detalhes fizeram a diferença para o Vasco ir para o intervalo com a vantagem no placar. Com cinco faltas cometidas, um atleta do Flamengo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta duríssima e foi expulso. Além disso, o Vasco ficou com a oportunidade de cobrar um tiro livre de dez metros, faltando poucos minutos para o término da primeira etapa, em jogo muito tenso e até então com ótimas atuações dos goleiros. Victor "Tim Maia" cobrou perfeitamente o tiro livre e abriu o placar para o Vasco, que, contando com o desespero rubro-negro, teve duas oportunidades claras pela ala esquerda com Sinésio para ampliar o placar, mas o vascaíno desperdiçou as oportunidades claras.

No segundo tempo, o Vasco adotou a postura de recuar um pouco mais a marcação para sair nos contra-ataques. E a tática deu logo certo: em rápida saída para o ataque, Victor "Tim Maia" foi lançado em profundidade pela ala esquerda. Ele conseguiu evitar a saída de bola e, de primeira, cruzou de perna esquerda na segunda trave para Marcelinho, que escorou de primeira para ampliar o marcador para o Gigante da Colina. O Vasco seguia perdendo gols e desperdiçando oportunidades de matar o jogo.

Após a metade da etapa derradeira, passado o domínio vascaíno que não resultou em um placar mais elástico, o Flamengo cresceu muito na partida, contando para tanto com um certo afrouxamento na marcação do Vasco em virtude de que o time visitante estourou rapidamente o seu limite de faltas, algumas muito bobas. Entretanto, um fator foi primordial para o Flamengo não diminuir o placar: o goleiro Caio. Ele comprova cada vez mais que o esforço vascaíno para inscrevê-lo no Estadual valeu a pena: ele simplesmente fechou o gol, com ótimas defesas.

Na reta final do jogo, com a pressão rubro-negra mais na base do "abafa" do que na organização, a qualidade técnica de João Pedro Couto, um dos principais jogadores do elenco vascaíno, fez a diferença. Após saída errada de bola do Flamengo e com o goleiro adversário na altura do meio da quadra, ele chutou por cobertura de bem antes do meio da quadra e fez um golaço, matando a partida.

Vale ressaltar que, embora erros técnicos tenham impedido que o jogo fosse bem mais tranquilo, a grande disposição dos atletas vascaínos durante todos os 40 minutos da partida fez a diferença para que o placar terminasse elástico como terminou, e de maneira justa, que comprovou a superioridade da equipe do Gigante da Colina em relação à rubro-negra.

Os jogadores do Vasco contam com a presença da torcida vascaína no jogo de volta, na próxima terça-feira, para confirmar a classificação a mais uma final em campeonato da FFSERJ. Na outra semifinal, enfrentam-se Casa de España/Botafogo, atual campeã nacional da categoria e favoritíssima para o título, e ADDP/Cabo Frio, com o primeiro jogo acontecendo na Região dos Lagos nesta sexta-feira.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Juvenil (Sub-20):

1ª fase:
31/08 - Flamengo 0 x 4 Vasco da Gama (local: Gávea)
06/09 - Vasco da Gama 3 x 1 ADDP/Cabo Frio (local: São Januário)
11/09 - São Cristóvão 6 x 2 Vasco da Gama (local: Associação Atlética Portuguesa)
20/09 - Vasco da Gama 3 x 2 Flamengo (local: São Januário)
26/09 - ADDP/Cabo Frio 4 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio)
04/10 - Vasco da Gama 5 x 0 São Cristóvão (local: São Januário)

2ª fase:
18 e 25/10* - Vasco da Gama 4 x 4 Canto do Rio (local: São Januário)
28/10 - ADDP/Cabo Frio 2 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio)
07/11 - Canto do Rio 4 x 4 Vasco da Gama (local: ginásio do Canto do Rio)
13/11 - Vasco da Gama 3 x 2 ADDP/Cabo Frio (local: São Januário)

Semifinal:
21/11 - Flamengo 0 x 3 Vasco da Gama (local: Gávea)
26/11 - 20:30h: Vasco da Gama x Flamengo (local: São Januário)

*Término da partida iniciada no dia 18 de outubro aconteceu no dia 25 por causa de chuva forte

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco