Técnicos do Mirim e Pré-Mirim falam do futuro de seus atletas

Terça-feira, 05/11/2013 - 21:37
comentário(s)

O ano de 2014 tem tudo para ser interessante para as categorias pré-mirim e mirim do Vasco da Gama. Apesar da temporada atual ainda não ter terminado, os profissionais que trabalham nas duas equipes já estão pensando no futuro. Treinador do time sub-11, Fernando China acredita que as gerações que comanda, 2002 e 2003, estão preparadas para novos desafios:

- O grupo 2002, que vai servir o mirim no ano que vem, foi formado ao longo do ano. Eu assumi o cargo em setembro do ano passado e acabei dando sequência ao trabalho com o grupo 2001, que estava na época decidindo a Copa Light. A gente veio ao longo do ano montando esse grupo 2002. Trouxemos alguns jogadores e fizemos todo o trabalho de base que o Vasco costuma fazer. Utilizamos esse ano para organizar. Hoje temos uma equipe equilibrada e um grupo que vai servir bem ao mirim no ano que vem. Conseguimos montar uma equipe e dar um padrão bom para ela. Alguns jogadores se destacam nesse grupo, como por exemplo o Matheus, que já está no 2001. No 2003, que será o pré-mirim principal em 2014, nós conseguimos iniciar o trabalho no final do ano passado. No final de novembro do ano passado a gente começou a preparar essa equipe para o Mundialito. Foi quando surgiu a proposta da gente dar continuidade a esse grupo para que a gente não partisse do zero. Nós temos um ano de trabalho com esse grupo. Isso nos dá vantagem, pois já temos um grupo com experiência e que viveu situações que as outras equipes ó vivenciarão no ano que vem. A gente espera manter esse grupo unido e trazer mais jogadores. Estamos sempre buscando novos atletas - afirmou o técnico ao programa "Só dá Base".

Adriano Barreto, atual comandante do sub-13, adota o mesmo discurso do companheiro de profissão. Segundo o técnico campeão do Campeonato Carioca Mirim de 2012, o Gigante da Colina terá em 2014 um elenco capaz de brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, competição que acontece em janeiro no Rio Grande do Sul:

- Acredito que no máximo 25 jogadores da geração 2000 serão aproveitados na categoria infantil no ano que vem. Eu espero que eles possam ter uma sequência na nova categoria. Esse grupo 2000 teve uma lacuna muito grande de trabalho e isso prejudicou um pouco a evolução técnica e o entrosamento tático dos atletas dessa geração. Ela está um pouquinho atrás em termos de preparação a 99, mas a gente trabalhou durante todo esse ano captando jogadores. Procuramos trazer jogadores qualificados para o grupo. Eu acredito que esse grupo trará frutos para o Vasco um pouco mais na frente, mas ele ainda necessita ser trabalhado. Não quero me arriscar a dizer que esse grupo 2000 terá o mesmo sucesso do grupo 99. Ele precisa ser trabalhado para o Campeonato Carioca de 2015. O grupo 2001 já está praticamente pronto. Ele necessita de algumas peças de reposição em alguns setores, principalmente no setor defensivo. Aparecem poucos jogadores interessados em atuar na defesa. Todo mundo hoje quer ser meia ou atacante. Essa deficiência não nos traz preocupação. Acredito que temos time suficiente para jogar de igual para igual com as equipes que disputarão no início do ano que vem o Brasileiro no Rio Grande do Sul - disse o técnico ao programa "Só dá Base".

O planejamento para a próxima temporada já ter começado, porém o Vasco ainda não encerrou os trabalho em 2013. O clube de São Januário disputará em breve as semifinais da Copa Light Sub-11 e dos Estaduais Sub-12 e Sub-13. As chances do cruzmaltino fechar o ano com título nas duas categorias é enorme.



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco