Vasco busca vitória na 1ª decisão sobre comando de Adílson

Sábado, 02/11/2013 - 14:34
comentário(s)

Com sete jogos a disputar, Vasco e Coritiba iniciam neste sábado uma espécie de Copa do Mundo às avessas. O objetivo não é sequer o título do Campeonato Brasileiro, mas a salvação do rebaixamento. A partir das 19h30m (de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ), as duas equipes farão um duelo direto pela manutenção na Série A em 2014.

Ainda abalado pela derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta de virada no último domingo - quando o goleiro Alessandro levou um frango no fim da partida -, o Vasco tem como cálculo básico a necessidade de vencer os quatro jogos que terá como mandante. Isso inclui o jogo contra o Coritiba, mesmo que em Macaé, já que o clube cumpre neste sábado a última das quatro partidas de perda de mando por briga de seus torcedores com os do Corinthians.

Em 18º lugar com 33 pontos, o Vasco tenta encontrar como motivação a troca de treinador. Adilson Batista assumiu na última terça-feira após a demissão de Dorival Júnior e, ao comandar três atividades, deixou claro que vai exigir comprometimento, firmeza na marcação e atitude por parte dos jogadores.

O Coritiba está embalado no Campeonato Brasileiro, após duas boas exibições em casa. As vitórias contra o líder Cruzeiro e o Grêmio, integrante do G-4, deram um novo ânimo ao Coxa, que quer se afastar de vez da zona de rebaixamento. Com 40 pontos, o Coritiba está sete na frente o Gigante da Colina, adversário direto na briga contra a degola.

Outro motivo de otimismo no visitante paranaense é a manutenção do mesmo time das duas últimas partidas, sem problemas por suspensão ou machucados. O único ponto fraco alviverde é jogar fora de casa. O Coritiba é o pior visitante do Campeonato Brasileiro, ao lado do Náutico, com apenas oito pontos conquistados - uma vitória e cinco empates.

O jogo será exibido pelo SporTV (menos Rio de Janeiro) e pelo PremiereFC 2, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Adilson Batista manteve a base da equipe que vinha atuando nas últimas partidas com Dorival Júnior. Inclusive o goleiro Alessandro, que falhou na derrota para a Ponte Preta. A novidade fica por conta de Juninho, que cumpriu suspensão. Pedro Ken também volta, recuperado de lesão. O atacante Edmilson foi o escolhido para ser titular, substituindo André, que não foi relacioado por conta de uma questão disciplinar. O Vasco deve começar a partida com a seguinte formação: Alessandro, Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Wendel, Pedro Ken, Juninho e Francismar; Marlone e Edmilson.

Coritiba: o técnico Péricles Chamusca vai repetir o time coxa-branca pela segunda vez. O objetivo é dar entrosamento e melhor dinâmica para o grupo na reta final da temporada. Sem surpresas, a formação conta com Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Júnior Urso, Willian, Robinho e Alex; Geraldo e Julio César.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Sandro Silva, Nei e Willie cumprem suspensão. André e Rafael Vaz não foram relacionados por opção do técnico Adilson Batista. Guiñazu, Bernardo e Rodolfo estão em fase final de recuperação de lesões, e Fillipe Soutto, Tenorio e Henrique estão entregues ao departamento médico.

Coritiba: o único titular no departamento médico é o volante Uelliton, que continua tratando uma lesão muscular.

PENDURADOS

Vasco: Cris, Diogo Silva, Fillipe Soutto, Henrique, Luan, Nei, Pedro Ken, Wendel e Yotún

Coritiba: Deivid, Geraldo, Gil, Julio Cesar, Júnior Urso, Luccas Claro e Robinho

O ÁRBITRO

Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por Cleryston Cley Barretos Rios (SE) e Fabiano da Silva Ramires (SP). O árbitro já atuou em oito partidas, sendo uma delas a vitória do Vasco sobre o Criciúma por 3 a 2, em São Januário. Ele tem média de 4,25 amarelos mostrados por jogos e expulsou apenas um atleta. Sua média de faltas assinaladas é de 36,7 por jogo. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,29 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados e a média de faltas é de 34,7.

ESTATÍSTICAS

Vasco: sem vencer há quatro partidas, o Vasco pode, mesmo que acabe com o jejum, permanecer no Z-4. Se não triunfar, pode ser ultrapassado pelo Criciúma e ficar em penúltimo lugar. A equipe estreará Adilson Batista em Macaé, onde jogou dois jogos, com vitória sobre o Inter (3 a 1) e derrota para o Goiás (2 a 0). Como mandante, o Cruz-Maltino tem aproveitamento de 42,2%. Juninho é a esperança no meio-campo, com seis assistências na competição.

Coritiba: conseguiu abrir distância da degola após vitórias contra o líder Cruzeiro e o terceiro colocado Grêmio. Precisará confirmar a recuperação fora de casa, o que tem sido um problema, pois o Coxa conquistou só uma vitória em 15 partidas. O aproveitamento de 17,8% é o mesmo do Náutico e o pior de todos como visitante no Brasileiro. A equipe, no entanto, pode contar com o artilheiro Alex (autor de 11 gols), o garçom Julio Cesar, com quatro assistências, e o ladrão de bolas Gil, com 47 roubadas.

NA HISTÓRIA

Dois dos melhores atacantes da história do Vasco construíram a vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba, no dia 12 de novembro de 1987, no Maracanã. O ainda novato Romário e o já experiente Roberto Dinamite - atualmente presidente do clube - se destacaram na partida que foi marcada por viradas. O Baixinho, de cabeça, abriu o placar para o Vasco, mas o Coritiba virou com gols de Donato (contra) e Tostão. No segundo tempo foi a vez de Dinamite garantir a vitória cruz-maltina, marcando dois gols.



Fonte: GloboEsporte.com