Manoel Pereira, diretor da base, responde críticas do São Paulo sobre o jogador Foguete

Segunda-feira, 21/10/2013 - 17:22
comentário(s)

A briga entre Vasco da Gama e São Paulo nas categorias de base ganhou um novo capítulo no início deste mês de outubro. Ao ser perguntado na Rádio Bandeirantes sobre o boicote que vem sendo feito pelos principais clubes do país, o assessor do tricolor José Francisco Mansur fez duras críticas ao trabalho de base realizado pelo Gigante da Colina (veja). O profissional afirmou que o clube de São Januário não presta assistência odontológica aos jovens atletas e que essa atitude trouxe sérios problemas para o lateral-direito Foguete, que trocou o clube carioca pelo paulista no início da temporada. Ao tomar ciência das declarações do assessor do São Paulo, Manoel Pereira, diretor não-remunerado da base vascaína, respondeu da seguinte forma:

- O Vasco realmente deixou de cumprir algumas obrigações com o Foguete, mas isso não muda o acordo de respeito. Quando isso acontecer, não custa o clube interessado procurar o clube de origem para informar que determinado atleta o está procurando. Se isso for feito, o clube de origem terá uma chance de reverter a situação. Um diretor do São Paulo disse faz pouco tempo que o Foguete foi cortado da Seleção por conta de problemas dentários. Ele chegou a dizer que o Vasco não cuida dos dentes de seus atletas. Em primeiro lugar é bom que essa pessoa saiba que um problema dentário não surge da noite para o dia, não é uma lesão. Se esse atleta tinha graves problemas dentários, por qual motivo ele foi convocado duas ou três vezes para a Seleção Brasileira? O Vasco faz esse acompanhamento. O problema dentário não surge da noite para o dia. O Vasco faz uma revisão anual, mas o atleta é encaminhado para um dentista se fizer algum tipo de queixa. Todos os atletas do Vasco possuem direito ao plano da 'Belo Dente', que é uma patrocinadora interna do Vasco. Um atleta hoje de 14, 15 ou 16 anos não precisa esperar doer um dente para ir ao dentista. É um coisa que precisa partir dos pais. A gente procura não treinar em um ou duas segundas-feiras para que os pais possam marcar essas revisões. Se houve isso, se houve esse problema, o São Paulo não viu isso quando pegou esse atleta. Eu estava com uma equipe na Copa Votorantim quando chegaram lá com um mandato judicial e levaram o atleta. Não se incomodaram de fazer um exame para ver se fazia algum problema dentário. Me causa estranheza que a Seleção Brasileira tenha descoberto esse problema. Por qual motivo não foi o São Paulo? Se eles se sentem tão acima dos outros por qual motivo não fizeram nenhum tipo de exame? Eu acho que é porque quando a gente toma alguma coisa de alguém não se preocupa muito, até porque não está gastando nada. Se é um jogador contrato, sem dúvida ele passaria por um exame médico. Um problema dentário retarda a recuperação de qualquer contusão. A gente faz sempre esse acompanhamento. Me estranha essa reclamação surgir agora. Por qual motivo não viram isso antes? Ou será que não tinha nada e agora passou a ter? Isso para mim é uma total falta de ética. O Vasco cuida dos seus atletas. Todos os atletas possuem um plano dentário. Basta o atleta fazer uso dele. Acho que é muito fácil falar dos outros para ocultar seus próprios erros. Quando existe ética, tudo fica mais fácil - declarou ao programa "Só dá Base" o dirigente.

Foguete iniciou sua trajetória no futebol no Vasco da Gama no ano de 2007. O jovem passou por todas as categorias da base e chegou a Seleção Brasileira com a camisa vascaína. No início da temporada, os representantes do lateral-direito colocaram o cruzmaltino na justiça por conta de atrasos e conseguiram a rescisão contratual. Pouco tempo depois, Foguete acertou sua transferência para o São Paulo, iniciando assim a batalha entre o Tricolor e o clube de São Januário nos bastidores.

Em janeiro, pouco tempo antes de deixar o clube da Colina, Foguete conversou com Blog Meninos da Colina e chegou a dizer que tinha o sonho de se tornar ídolo do Vasco. O promissor jogador chegou a prometer aos torcedores cruzmaltinos dedicação em todas as partidas: relembre.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco