Dinamite diz que comissão vai analisar adesões em massa; Jayme encontra fichas sem proponente

Terça-feira, 15/10/2013 - 11:34
comentário(s)

Polido e político, o presidente Roberto Dinamite evitou críticas às denúncias de mensalão na corrida eleitoral do Vasco demonstradas em reportagem do GLOBOESPORTE.COM na segunda-feira. Em apenas um dia - 30 de abril deste ano -, 1.730 pessoas se associaram ao clube, muitas delas sem saber que haviam entrado na lista de sócios vascaínos. Dinamite afirmou que, antes de emitir uma opinião mais profunda sobre o assunto, vai esperar o resultado dos trabalhos da comissão formada em São Januário para apurar as irregularidades na conduta dos opositores.

- Vamos analisar internamente, dentro do trabalho dessa comissão, que deve apresentar um relatório satisfatório sobre o tema. A gente vai trabalhar em cima disso, da parte legal que essa comissão vai analisar. Qualquer um pode entrar como associado do Vasco, mas vamos ver essa demanda muito grande nesse período (no mês de abril). O relatório vai mostrar de forma muito clara para que possa fazer bem à instituição em todos os sentidos - disse o presidente, que autorizou a formação da comissão há 15 dias.

Para explicar a avalanche de associações em abril deste ano, sócios do clube apontaram na direção de dois grupos de oposição: o do ex-presidente Eurico Miranda e o do ex-vereador e ex-líder de torcida organizada Roberto Monteiro. Questionado sobre a reativação de sócios que haviam pedido cancelamento do título feita a pedido de Eurico e aprovada pelo vice-presidente geral e de comunicações do Vasco, Antônio Peralta, Dinamite reafirmou que o assunto está sendo tratado internamente.

- Na nossa reunião de diretoria desta terça-feira vamos colocar isso em pauta. Já conversei com o Peralta e vamos acompanhar internamente esse processo.

Nomeado em março, o vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada, comentou que estava no clube no dia 30 de abril e que se impressionou com o movimento na porta de São Januário.

- É preciso analisar caso a caso, não dá para impugnar ou anular todo mundo (que entrou de associado). É preciso ver se o associado entrou por interesse próprio ou para atender a interesses alheios, se alguém está pagando, o que configura uma prática não usual - disse Duque Estrada.

Falta de proponente nas fichas de cadastro

Coordenador da comissão formada para apurar as denúncias do mensalão do Vasco, Jayme Lisboa Alves, que foi candidato a presidente nas eleições de 2011, iniciou um trabalho solitário nesta segunda-feira. Inicialmente, dois vice-presidentes - Tadeu Correia, de esportes olímpicos, e Paulo Mahomed, de esportes náuticos -, o ex-vice jurídico Aníbal Rouxinol (que na última semana declarou apoio a Roberto Monteiro) e o conselheiro Claudio Marcelo também integravam a comissão, mas os quatro recuaram. Jayme vai convidar conselheiros para trabalhar na comissão, mas já percebeu uma característica nas fichas.

- Muitas das fichas que verifiquei estão sem proponente - disse o coordenador da comissão.

Segundo Jayme, baseado no artigo 14º, no parágrafo 1º do mesmo artigo, e no artigo 127 do estatuto do Vasco, estes sócios podem ter suas matrículas recusadas. Além disso, o dinheiro de cada novo membro - que em tese teria sido gasto em mensalidades e matrículas - que tiver seu cadastro negado será devolvido, de acordo com Jayme.

Confira abaixo os trechos do estatuto citados pelo coordenador da comissão:

Artigo 14º

A proposta para sócio, acompanhada da taxa de admissão e da importância destinada a primeira mensalidade, emissão da carteira social e aquisição de um exemplar do Estatuto, será assinada pelo proposto e pelo proponente que deve ser sócio no gozo dos seus direitos não incluído nas referências XIII e XVI do Artigo 11º deste Estatuto e depois do parecer da Comissão de Sindicância, encaminhada ao Presidente do Clube, que resolverá em definitivo sobre o pedido de admissão. O proponente é responsável pelas indicações contidas na proposta.

§ 1º - As importâncias de que trata o presente artigo ficarão em depósito e serão devolvidas, desde que não seja aceita a proposta. A Diretoria não é obrigada a dar os motivos da recusa.

Artigo 127º

Haverá uma Comissão de Sindicância nomeada pelo Presidente do Clube, que dará parecer sobre todas as propostas para admissão de sócios ou transferência de categoria. Essa Comissão, subordinada ao Departamento de Comunicações e em coordenação com a Divisão de Cadastro, poderá ter funcionários a seus serviços para proceder às sindicâncias sobre a idoneidade do sócio proposto.

Fonte: GloboEsporte.com