Basquete: Nenê volta a jogar por um time no Brasil 11 anos após deixar o Vasco

Sábado, 12/10/2013 - 15:25
comentário(s)

Faz tanto tempo que Nenê não atua no Brasil sem a camisa da seleção que ele sequer se lembra do adversário do Vasco da Gama e por qual campeonato disputou seu último jogo por aqui. Sua única certeza é que a "despedida" foi em fevereiro de 2002. Para tentar disfarçar que os anos passaram, o pivô aparou a barba, deu um trato na cabeleira, mas não teve sucesso. Os fios brancos em suas tranças teimam em aparecer e entregam que o menino descoberto pelo argentino Carlos Duro - assistente do técnico Hélio Rubens na época que atuava pelo clube carioca - virou um homem de 31 anos.

Apesar de mostrar certo incômodo com esse sinal do tempo, o jogador se orgulha de ser uma espécie de anfitrião do confronto entre o Washington Wizards e o Chicago Bulls, do astro Derrick Rose, neste sábado, no Rio de Janeiro. O jogo é válido pela pré-temporada da NBA, sendo a primeira partida da liga americana no Brasil.

- Não fala isso, não. Até raspei a barba. Acho que vou ter que passar alguma coisa para cobrir esses branquinhos (risos). Eu acho que (o cabelo branco) é discernimento, isso aqui é experiência. Apesar de ter 31 anos, já passei por várias provações. Isso faz parte do ser humano. Estou muito ansioso para chegar logo a hora do jogo. Lá atrás, quando saí do Vasco, nunca imaginei que isso poderia acontecer. É um momento histórico - afirmou Nenê.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo na Arena da Barra, às 18h, em Tempo Real.

A caminho da sua 12ª temporada na liga americana, Nenê é o segundo jogador mais velho e com mais tempo de NBA em quadra pelos Wizards neste sábado. Apenas o ala-pivô Al Harrington, de 33 anos e que já disputou 15 temporadas na liga, é mais experiente. Por outro lado, o Washington tem em seu elenco cinco jogadores nascidos nos anos 90. John Wall e Jan Vesely têm 23 anos; Glen Rice Jr. 22; e Bradley Beal e Otto Porter, 20.

- Eu sempre falo da minha experiência para eles porque nada vem fácil. Estamos falando de 12 anos. Tem uma galera jovem que está entrando na liga e eles têm que saber que é trabalho duro, diariamente. É um leão por dia e chega no dia do jogo, você tem que mostrar a cabeça do leão depois de arrancar. Então tem várias coisas que eles pensam que é fácil, mas é um caminho longo. Estou lá tentando encurtar o caminho para eles. Mas é aquilo, né? Tem uns que escutam e outros que não – contou o jogador.

A vontade de voltar a jogar em casa é tanta que por mais experiente que seja Nenê não disfarça o nervosismo.

- Conforme a hora do jogo se aproxima vai batendo aquele friozinho na barriga e o mesmo nervosismo do começo da carreira. Lá em Washignton eu já não conseguir pensar em outra coisa, e desde que cheguei aqui já passou um filme pela minha cabeça de toda minha carreira. Tudo isso é uma semente que foi plantada lá atrás e está sendo colhida hoje - admite o camisa 42 dos Wizards.

Quem deve estar sentindo o mesmo frio na barriga é Derrick Rose. Seis anos mais novo que o pivô brasileiro, o armador de 25 anos fará apenas seu terceiro jogo pelo Chicago Bulls desde que voltou às quadras, após se recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo sofrida em 2012 que o deixou fora de toda temporada passada.

- Eu ainda não sei o que esperar. Eu escutei que os ingressos estão todos vendidos, então espero que as pessoas venham e curtam. Acho que vai ser um jogo animado. Estamos tentando vencer todos os jogos dessa pré-temporada e nos fortalecer em cada treino - disse o outro protagonista do clássico.

A presença de Derrick Rose em quadra não mexe apenas com os fãs brasileiros. Para o técnico Tom Thibodeau, a volta de seu principal craque aumenta a confiança de seus comandados e faz tudo ficar mais fácil.

- Com ele o time melhora em todos os aspectos, tanto defensivamente como ofensivamente. Ele é um líder em quadra e faz o jogo ficar mais fácil para todo mundo. Ele demorou para sentir confiante novamente, mas recuperou sua força física e suas habilidades - elogiou o treinador dos Bulls.

Duelo promete desfile de celebridades

Se dentro de quadra não faltarão estrelas no encontro entre o Chicago Bulls, do armador Derrick Rose, e o Washington Wizards, do brasileiro Nenê, nas arquibancadas da Arena da Barra os famosos também prometem brilhar. A NBA e a empresa responsável pela organização do 'NBA Global Games', convidaram uma seleção de celebridades brasileiras para o jogo. Todos vão passar pelo tapete vermelho que dá acesso à área vip do evento.

Na lista vip divulgada pela organização estão nomes como Luciano Huck, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Thiago Lacerda, Rodrigo Lombardi, Marcelo Serrado, Luana Piovani, Marcelo Novaes, Marcos Pasquim, Fred, Regina Casé, Pedro Bial, José Loreto, Débora Nascimento, Juliano Cazarré e Luigi Barricelli.

Até a tarde desta quinta-feira, a atriz Malu Mader, os atores Rafael Cardoso e Gustavo Leão, os modelos Bárbara Evans e Matheus Verdelho, o cantor Naldo, a apresentadora Erika Mader e os atletas Guga, Hortência, Marcelinho Elgarten e Lars Grael já haviam confirmado presença no jogo.

Fonte: GloboEsporte.com