Juninho disputa 12 jogos seguidos e quebra recorde no Vasco

Sexta-feira, 11/10/2013 - 09:20
comentário(s)

Juninho completa três meses do retorno ao Vasco no próximo sábado. Apesar dos 38 anos e a etapa final da carreira, o veterano surpreendeu médicos e fisiologistas com a boa condição física e um recorde desde que voltou ao Brasil. O Pernambucano dobrou o tempo de descanso e disputou 12 partidas seguidas pelo Campeonato Brasileiro, algo considerado improvável em uma maratona desgastante de treinos e viagens a cada semana.

A passagem atual é a terceira de Juninho pelo Cruzmaltino. Em 2011, o meia retornou ao país e obteve a sequência máxima de oito jogos seguidos pelo Brasileirão. Em 2012, o atleta conseguiu entrar em campo por sete partidas consecutivas. Igualar os números em 2013 já era considerado excelente pelo departamento de futebol. Porém, o veterano disputou 12 confrontos em sequência até o empate com o Flamengo por 1 a 1, no último domingo.

Após o retorno, Juninho entrou em campo 17 vezes e ficou fora de apenas três jogos na competição nacional. Na Copa do Brasil, o meia vem sendo preparado para ajudar o Vasco na partida de volta das quartas de final, contra o Goiás, dia 24, no Rio de Janeiro. O segredo do sucesso na sua participação em um número elevado de partidas é facilmente explicado pelo departamento médico de São Januário.

O capitão passou a intensificar o trabalho regenerativo e dosar a intensidade nos treinos. Além disso, Juninho realiza exames com frequência e toma suplementos fundamentais para recuperar a musculatura com a maior qualidade possível.

"Dobrar o descanso é fundamental em jogadores próximos dos 40 anos. O calendário complica bastante. São muitas viagens e um tempo curto de recuperação. A parte muscular fica comprometida. O treino do Juninho é basicamente voltado para o trabalho regenerativo e uma boa alimentação. Ele é um verdadeiro atleta. Completamente regrado", explicou o médico do Vasco, Albino Pinto.

"Esse [descanso] foi o segredo para que disputasse tantos jogos seguidos. Dobramos o relaxamento e ele apenas colheu os benefícios. Existe uma série de coisas que a medicina moderna proporciona. Ele é um jogador diferenciado. Não tem noitada, não bebe uma gota de álcool. Os benefícios aparecem", completou.

Juninho ficou fora da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense em razão de ter recebido o terceiro cartão amarelo. A sua participação na partida contra o Criciúma, domingo, às 16h, em Santa Catarina, ainda é dúvida. Ele será reavaliado nesta sexta-feira após queixar-se de dores na panturrilha. A comissão técnica pode optar por poupá-lo para que reúna condições nos jogos diante de Goiás e Botafogo na próxima semana.

Fonte: UOL