Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio, passa por reforma para receber os grandes no Estadual

Sexta-feira, 04/10/2013 - 16:21
comentário(s)

O Estádio Municipal Alair Corrêa, o Correão, passará por obras para poder receber todos os jogos do Campeonato Carioca 2014, especialmente os duelos contra os quatro grandes. A ação do investidor da Cabofriense foi quase que imediata. Exatamente uma semana depois que a equipe venceu o Bonsucesso, em setembro, e garantiu sua vaga na elite, técnicos estiveram no estádio tirando medidas e tomando as primeiras providências. Afinal, o Correão tem pouco menos de três meses para se adequar às exigências da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

O projeto da prefeitura de Cabo Frio se divide em etapas. A primeira, de acordo com o secretário de esportes da cidade, Alfredo Gonçalves, é atender aos pedidos do caderno de encargos da Ferj. Um deles, claro, é aumentar a capacidade do estádio, que hoje pode receber 4 mil pessoas. Por isso, deverão começar agora em outubro as obras para a instalação de uma arquibancada provisória, para que o estádio passe a poder comportar 8 mil torcedores.

Essa estrutura será montada nos fundos do Correão, no lado onde se encontram o estacionamento e o departamento médico da Cabofriense. Para que haja espaço suficiente, duas casas serão desapropriadas nesse primeiro momento. O imóvel que contém uma varanda que, nos dias de jogo, funciona como uma arquibancada será um dos demolidos.

- Nesse primeiro momento, para cumprir as exigências da Federação, vamos construir uma arquibancada no fundo do estádio, com a desapropriação de uma ou duas casas ali. A negociação com os moradores está sendo feita. Todo o processo já está bem adiantado, e eu acredito que a demolição das casas comece agora em outubro - explica Alfredo Gonçalves.

Embora o projeto já esteja pronto, o secretário informou que o valor total do investimento ainda não foi estimado. Alfredo Gonçalves garantiu apenas que a verba sairá do orçamento da prefeitura, sem nenhuma parcela de iniciativas privadas.

Durante a Série B do Carioca deste ano, que teve a Cabofriense como campeã, o Correão só pode receber pouco mais de 500 torcedores por partida, apesar da capacidade total ser de oito vezes mais. Em relação a esse limite, Alfredo culpou as condições em que o estádio foi deixado pela antiga gestão da prefeitura.

- Só podemos receber esse público por conta da condição que a gente encontrou o estádio. Hoje, a gente já conseguiu fazer algumas reformas estruturais. Adequamos ele para receber essas 500 pessoas, segundo o laudo do Copor de Bombeiros. O objetivo final é legalizar o Correão para dar capacidade total ao estádio - disse.

Projeto é ainda maior

Alfredo Gonçalves ainda revelou a existência de um outro projeto, esse sem pressa para ser iniciado. De acordo com o secretário, o objetivo é construir um grande Estádio Correão, que comportará até 12 mil pessoas e poderá ser comparado ao Moacyrzão, em Macaé, e ao Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, locais que recebem partidas dos clubes grandes com frequência.

Um exemplo recente é o Vasco, que mandou o jogo contra o Internacional nesta quinta-feira em Macaé, onde também receberá o Goiás, pela 29ª rodada do Brasileirão.

- Depois dessas primeira medidas, que precisamos tomar até o Carioca do ano que vem, existe um grande projeto do estádio de Cabo Frio. O prefeito quer que ele seja construído ali mesmo no Correão. Nós entendemos que a cidade já merece um novo estádio com uma maior capacidade. No interior do Rio, nós só temos dois capazes de atender às demandas - revela.

Esse novo projeto ainda não tem prazo para começar. Mas, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, todas as casas localizadas no lado oposto ao da atual arquibancada terão que ser desapropriadas para a construção do novo estádio.

Correão receberá obras para o Carioca 2014. Casa verde, ao fundo, será demolida


Fonte: GloboEsporte.com