Remo: A uma regata do fim do Estadual, Vasco brigará pelo título em três categorias

Quarta-feira, 02/10/2013 - 08:08
comentário(s)

Foi realizada na manhã do último domingo (29/09), no Estádio de Remo da Lagoa, a 5ª e penúltima regata do Campeonato Estadual. Assim como em todas as predecessoras, o Vasco da Gama centralizou sua participação nas categorias de base. No geral, o resultado foi dentro do esperado: os vascaínos venceram duas provas, além de dois segundos lugares, dois terceiros lugares e um quinto lugar, totalizando 42 pontos e estando longe de disputar todas as doze provas do programa – apenas Botafogo e Flamengo o fizeram. Como durante todo o ano, os vascaínos terminaram a regata na terceira colocação. Esta regata era muito importante para o Vasco nas categorias de base, uma vez que reunia quatro provas muito importantes em duas categorias que o clube disputa o título estadual: Júnior B e Aspirante. Descontando os 10 pontos da vitória na prova da categoria Master e os seis pontos da segunda colocação no Infantil (ambas as categorias contam apenas para a regata), o Vasco soma 26 pontos no Campeonato Estadual, totalizando 134 pontos, garantido na terceira colocação. O Botafogo venceu a quinta regata (só não venceu a terceira, conquista pelo Flamengo) e abriu 72 pontos de vantagem sobre o Flamengo no Campeonato, já sendo o virtual campeão. Com o título alvinegro praticamente assegurado, um importantíssimo e muito longo tabu será quebrado: desde 1964 – portanto, há 49 anos – nenhum clube a não ser Vasco da Gama ou Flamengo conquista o Estadual. O Botafogo encaminha o seu quinto título na competição, se isolando como terceiro maior vencedor (contra quatro de Boqueirão, Santa Luzia e Gragoatá). Com quase cinquenta títulos (47 a 46, respectivamente), Flamengo e Vasco se digladiam pela hegemonia ao longo das décadas.

Após a quinta regata e faltando apenas a última, a ser disputada no dia 20 de outubro, o Vasco está vivo na disputa pelo título em três categorias cujas pontuações dos clubes estão muito apertadas, sendo que lidera duas: os vascaínos estão em primeiro no Master e no Júnior B e em segundo no Aspirante. Na última regata, que tem uma prova para cada uma dessas categorias (4 sem, four skiff e 4 com, respectivamente), o Vasco buscará ser campeão nessas categorias. Confira ao final desta matéria as classificações da quinta regata, do Estadual e das três categorias em que o Gigante da Colina ainda está vivo.

A seguir, apresentaremos prova a prova cada uma das provas disputadas pelo Vasco, entrevistas realizadas com treinadores e/ou atletas envolvidos.

2 com Aspirante - 2000 metros (barco vascaíno: Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello e Bruno Henrique Ferreira de França - timoneiro):

A Escola Naval, que faz um belo trabalho na categoria Aspirante e possui atletas com mais tempo na prática do temo, mais experientes e mais fortes, confirmou o favoritismo e venceu bem a prova. Caso a vitória não viesse, como não veio, o objetivo vascaíno era chegar à segunda colocação para ficar à frente do Botafogo na briga direta pelo título da categoria. E conseguiu, numa boa disputa. Classificação final: 1° Escola Naval, 2° Vasco da Gama, 3° Botafogo. Após errar no começo da prova e cair para último devido a falhas técnicas, os vascaínos recuperaram a ponto de terminar em segundo, embora não tenha ameaçado a guarnição da Escola Naval.

As condições da Lagoa para o dia de provas não eram as ideais, com muito vento e, portanto, marola em demasia. O timoneiro vascaíno e auxiliar-técnico (trabalha com a pré-equipe e com os homens da categoria infantil), Bruno Henrique Ferreira de França (foto, abaixo à esquerda), que possui um ano de Vasco, atua como timoneiro há 20 anos, desde os 13 anos de idade, e veio do Sport Clube de Recife, gostou da participação vascaína nesta prova, em declaração concedida com exclusividade do Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco. Ele ressaltou a maior experiência da equipe da Escola Naval:

- Achei a prova do 2 com boa, os meninos se comportaram bem. Tiveram alguns erros até porque são aspirantes ainda e a situação da Lagoa não era das melhores, estava com muita marola, mas, mesmo a gente errando e caindo para último, conseguimos retornar até a segunda posição. Infelizmente não deu para vencer porque o pessoal da Escola Naval já tem um bom tempo de remo, é o último ano em que eles estão na Escola, à frente dos nossos. Fisicamente também, afinal são mais velhos e nossos garotos são juniores ainda. Prevaleceu a força e a experiência maiores deles. Mas a prova do 2 com foi muito boa.

Four skiff infantil feminino – 500 metros (barco vascaíno: Isabela Beatriz Ferreira, Bruna Gisele da Silva, Tarcila Pereira Chicuta e Raquel Freitas de Souza)

Com a grande promessa do remo vascaíno Isabela Beatriz Ferreira (que venceu o single skiff com tranquilidade na terceira regata do Estadual e na regata da Escola Naval e se mostra bem acima da média da categoria) capitaneando o barco (sendo o voga) composto por algumas atletas ainda com pouco tempo de remo, as vascaínas obtiveram um resultado muito bom, terminando na segunda colocação. O Flamengo praticamente assegurou o título da categoria, que não conta pontos para o Campeonato, com a vitória na prova: 38 pontos, contra 29 de Botafogo (que ficou em terceiro nesta prova) e 27 do Vasco, que ainda pode terminar na segunda colocação. A última prova da categoria no ano, na sexta regata, será o four skiff infantil masculino.

Single skiff Júnior B – 1000 metros (barco vascaíno: Gabriel Moraes)

Focando no double skiff da categoria, disputado pouco depois, o Vasco foi mal nesta prova: terminou em 5°, somando apenas dois pontos. Este resultado, que poderia encaminhar o título do Júnior B, sendo ruim embola a disputa para a última regata, ainda que o Vasco tenha quatro pontos na frente (confira detalhes abaixo).

4 com Aberto – 2000 metros (barco vascaíno: Ariel Suárez, Cristian Rosso, Marcos Ibiapina, Felipe Damazio e Bruno Henrique Ferreira de França – timoneiro):

A comissão técnica vascaína optou na última hora por participar desta prova. Com os argentinos multicampeões Ariel Suárez e Cristian Rosso chegando apenas na quinta-feira ao Rio de Janeiro, houve muito pouco tempo para treinamento. Como de atletas sênior A (categoria aberta) o Vasco só possui Ariel e Cristian, o clube optou por complementar o barco com dois atletas sub-23 (sênior B): Marcos Ibiapina (vencedor do single skiff na terceira regata) e Felipe Damazio, que, juntos, ficaram em segundo lugar no double skiff sub-23 na quarta regata, sendo um barco de parlamenta simples (ou seja, um remo para cada atleta, o que faz um desequilíbrio de nível entre os remadores fazer ainda mais diferença). Ariel e Cristian tem uma particularidade nesta prova: ambos gostam de neste prova remar a boreste, isto é, à esquerda do remador. Como isto desequilibraria demasiadamente o barco, a tal de ponto de praticamente inviabilizar a prova para o Vasco, um deles, Ariel, aceitou sair de seu costume e remou a bombordo, ou seja, à direita do barco.

O resultado agradou muito à Divisão de Remo do Vasco da Gama e aos atletas e ao timoneiro que compuseram o barco. O timoneiro, Bruno de França, comentou sobre essa prova, mostrando satisfação. Desde o começo da prova, o Vasco ficou entre os três primeiros, com somente nos 500 metros finais de prova Flamengo e Botafogo, que venceu a prova, desgarrando de maneira peremptória. Os vascaínos venceram a disputa com o barco B do Botafogo pela terceira colocação, conseguindo subir ao pódio:

- O 4 com, pelo quase nenhum tempo de treino, montado de última hora, os argentinos chegaram dois dias antes apenas, os adversários eram fortes, e nós colocando dois atletas sub-23 para disputar o sênior A, o resultado foi muito bom. A gente disputou a prova até praticamente o final, sempre ali entre os três primeiros, alternando posições, mas sempre entre os três primeiros. E finalizamos bem com o pódio. Aquilo oi feito de última hora, acertado de última hora, e esse barco precisa de muito conjunto, já que parlamenta simples depende demais do conjunto, até mais do que os barcos de parlamenta dupla, em relação à estabilidade do barco, um atleta depende do outro. Precisaria de muito mais treino, então foi bem satisfatório – enfatizou o timoneiro Bruno de França.

O comandante da comissão técnica do remo vascaíno, Marcelo Neves dos Santos, também se mostrou satisfeito com o resultado desta prova:

- No 4 com, era o esperado, não tínhamos a pretensão de estar melhor do que o Botafogo e o Flamengo, que já vinham treinando há mais de um mês para essa prova.

Com exclusividade, o Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco ouviu os multicampeões argentinos acerca desta prova. Depois de uma sequência de bons resultados após a volta de Ariel depois de uma gravíssima contusão (sétimo lugar na etapa de Lucerna, na Suíça, da Copa do Mundo, e quinto lugar no Campeonato Mundial, disputando em Chungju, na Coreia do Sul), a dupla veio ao Rio para disputar esta regata do Estadual e o Campeonato Brasileiro de Sênior, que será disputado de 3 a 6 de outubro no Estádio da Lagoa. Ambos ficaram satisfeitos com o pódio conquistado diante de fortes adversários com bem mais tempo praticando esta prova e diante do muito pouco tempo de treinamento, uma vez que a dupla argentina chegou apenas na quinta-feira:

- Sabíamos que era muito difícil, tivemos muito pouco tempo para remar o 4 com antes da prova. O resto das equipes tinha um pouco mais de tempo junto em relação a nós. Remamos com meninos novos, pouca idade, eles precisam crescer, aprender outras coisas . Mas creio que foi uma boa regata para nós, o melhor que fizemos em todos os dias de treinamento. Tivemos muito pouco de treinar neste barco, mas na prova foi o melhor dia. Foi uma regata muito dura, adversários bons, mas estou contente pelo terceiro lugar – colocou Ariel Suárez.

Cristian ainda ressalta que eles disputaram esta prova pelo Vasco em 2011, terminando na segunda colocação. Ele também ressalta o pouco tempo de treinamento:

- Foi a segunda vez que competimos no 4 com aqui. Em 2011, competimos nessa prova e ficamos em segundo lugar. Desta vez, foi distinto, porque tivemos pouco tempo, chegamos aqui na quinta-feira e remamos com o Felipe, que é um parceiro novo para nós, e com Marcos, com quem há havíamos competido, mas são atletas sub-23. Foi bom pelo pouco tempo que tivemos para treinar.

Marcos Ibiapina, recém-saído do Júnior e já com bons resultados no sub-23 (sênior B), também comentou ao blog sobre esta prova. Ele gostou de sua segunda prova na categoria aberta (sênior A) e se mostra muito feliz por remar no mesmo barco com finalistas olímpicos, que aconselham bastante todos os meninos da base vascaína:

- É a minha segunda prova de sênior A, e para mim foi uma experiência muito boa estar remando ao lado de finalistas olímpicos. A respeito da prova, a gente foi bem, pelo pouco treinamento que a gente teve, dois dias apenas, enquanto as outras guarnições, Flamengo e Botafogo, vinham treinando nessa prova há muito tempo. Tê-los na garagem dá um ânimo para treinar aqui. Para nós que somos novos, nos inspiramos neles, que foram quarto na Olimpíada, vários bons resultados em Mundiais, Copa do Mundo. Isso nos incentiva a treinar. Como ontem: acabou a regata e eles nos incentivaram a treinar no mesmo dia em que a gente competiu.

Four skiff Master D – 1000 metros (barco vascaíno: Oswaldo Kuster Neto, Benílton Alves Barbosa, Marcos Pandolfo Fiuza de Melo e Paschoal Luiz Salgado Chrispim)

Faltando apenas a prova do 4 sem, o Vasco está dois pontos à frente do Flamengo (40 a 38). Na terceira regata, com a única mudança de Roberto Santinoni no lugar do Benílton, o Vasco também havia vencido a prova. Liderado pelo voga Oswaldo Kuster Neto, o Vaval, que ainda rema vez ou outra na categoria aberta apesar de seus 48 anos, o Vasco subiu ao lugar mais alto do pódio, sendo a primeira vitória vascaína do dia. O Master D são atletas com média de idade de 50 anos. Quem vencer o quatro sem B (idade média de 36 anos) na última regata conquista o título da categoria.

Double skiff Júnior B – 1000 metros (barco vascaíno: Thiago Francisco da Silva e Igor Nunes Cunha)

Na sequência do programa, mais uma vitória vascaína. Assim como na primeira regata, em 24 de março, o Vasco venceu a prova com a dupla composta por esses dois remadores. O resultado amenizou o desempenho ruim no single skiff nesta regata e fez com que o Vasco fosse para a última regata ainda liderando (36 pontos, contra 31 do Flamengo e 30 do Botafogo). A situação aqui do Vasco é, ainda que demande um bom resultado na última regata, mais confortável. Como tem cinco pontos à frente do Flamengo, a segunda colocação vascaína (seis pontos) já garante o título, mesmo que o Botafogo vença a prova. Ou seja, apesar dessa possibilidade de ser campeão mesmo sem vencer, a forte concorrência com Flamengo e Botafogo de maneira nenhuma pode relaxar os vascaínos. Terminando em terceiro lugar, o Vasco seria campeão apenas se o Botafogo vencesse a prova, pois tem mais vitórias. O Flamengo vencendo e o Vasco em terceiro daria o título ao Rubro-Negro.

No double skiff desta regata, o Botafogo terminou em segundo e o Flamengo, em terceiro. Ao Blog, os dois atletas comentaram sobre esta prova. Eles também compararam com a primeira prova, há mais de seis meses atrás, para constatar o que mudou de lá para cá. Thiago fica feliz com o resultado tendo permanecido (vitória vascaína), relembra que, assim como neste domingo, no dia 24 de março as condições da Lagoa também não eram boas e conta que há muito tempo Igor e ele pararam de remar juntos, voltando há pouco tempo para esta prova:

- Eu achei interessante, já que o double não mudou o resultado da nossa vitória e fizemos a mesma boa prova. O dia estava nublado, da mesma maneira que no começo do ano, foi uma prova administrada do começo ao fim, e tivemos esse resultado que foi muito importante para o nosso objetivo de ganhar o Júnior B. O Vasco está na frente. Mudou muita coisa entre eu e ele, ficamos muito tempo sem remar juntos e agora remamos juntos novamente e conseguimos essa vitória. Achei muito importante e legal essa parceria.

Para Igor, a principal mudança de março para cá foi o vertiginoso crescimento dos clubes rivais. Igor também comemora essa vitória que faz o Vasco ainda lidera o Campeonato do Júnior B (atletas de 15 e 16 anos) e revela que os dois voltaram a remar juntos essa prova para essa regata há duas semanas:

- O que mudou foi que nosso adversário melhorou absurdamente de março para cá, ficamos quase seis meses sem treinar juntos, treinando em barcos separados, variando muito entre parlamenta simples e parlamenta dupla. Botamos o barco para treinar há duas semanas com o objetivo de ganhar a prova, focamos o nosso treinamento para podermos ganhar a prova e levar o título de Júnior B. Falta só mais uma prova, estamos liderando e se conseguirmos um bom resultado no four skiff na última regata levamos o Campeonato.

O four skiff já foi disputado na terceira regata, e as recordações não são boas para Thiago: o Vasco está disputando a vitória e teve que ficar na terceira colocação devido a uma falha grave do jovem remador, que ressalta que isto serviu como aprendizado. Se Igor e Thiago são os dois principais remadores da categoria, para formar o four skiff serão colocados dois atletas ainda bem inexperientes:

- Eu esperava que os dois meninos novos não iriam aguentar na outra prova do four skiff, que iriam fraquejar. Mas eles vieram bem e eu acabei dando uma "enforcada" na reta final e ficamos em terceiro lugar. Mas eu acho que foi uma disputa boa, sempre serve de aprendizado.

Oito com Aspirante – 2000 metros (barco vascaíno: Matheus Freitas de Souza, Paulo Sillas Marques Aguiar, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello, Vinicius da Silva Marques, Carlos Henrique dos Santos Gomes Machado, Alan Henrique Meira dos Santos, Lucas Tedesco da Rosa e Bruno Henrique Ferreira de França – timoneiro)

Com a Escola Naval novamente como favorita, o prognóstico da comissão técnica era terminar em segundo. Entretanto, um erro técnico na reta final da prova comprometeu o resultado, fazendo com que o Botafogo terminasse em segundo. Com isso, o Campeonato da categoria vai para a última prova – o 4 com – com o Botafogo na frente, com 51 pontos (contra 50 de Vasco e 49 de Escola Naval). Se o Vasco termina em segundo, o clube lideraria após cinco regatas.

O timoneiro Bruno de França comentou sobre essa prova, creditando o erro à inexperiência:

- No oito tivemos um pequeno vacilo no final, acho que a inexperiência contou um pouco, apesar de eu ter pedido para os meninos fazerem, mas tinha gente com apenas duas provas neste ano, com pouco tempo de competição, e não souberam suportar a pressão do Botafogo, que acabou ganhando do Vasco a segunda colocação. Mas é uma coisa que serve também como aprendizado, nem sempre a gente faz sempre o melhor. O bom é ter que aprender com os erros para não repeti-los. A gente já os orientou e espera que a partir de agora não cometam essas mesmas falhas para poder surtir efeitos mais proveitosos nas próximas provas.

Bruno de França já projeta o 4 com da categoria na última regata. Será uma prova muito emocionante, e quem vencer a prova conquista o Campeonato da categoria Aspirante, que reúne atletas de pelo menos dezesseis anos com menos de quatro vitórias em provas do Estadual. Ele ressalta que o Vasco venceu essa mesma prova na quarta regata, mas que ficou em segundo em vitória da Escola Naval na regata da Escola Naval. O timoneiro, por outro lado, como será apenas essa prova da categoria, ressalta como ponto positivo que todos os olhares dos remadores aspirantes estarão voltados para essa única prova decisiva:

- Nós vamos batalhar no Aspirante, tem o 4 com, em que a gente já venceu uma prova, mas também perdemos na regata seguinte (Regata da Escola Naval) para a Escola Naval. É um barco em que a gente vai brigar, estamos lá entre o primeiro e segundo e vamos treinar forte. Pena que o Brasileiro vai tirar um pouco o foco, já que os meninos vão bem para essa competição já que estamos indo bem nas categorias iniciais, principalmente o Brasileiro de Júnior, no qual a gente deve fazer alguma coisa bem proveitosa com eles. Mas vamos continuar fortes nessa prova do 4 com e ela será a decisão do campeonato do Aspirante.

Com exclusividade ao Blog, o treinador Marcelo Neves lamentou muito o erro na reta final do oito com que custou a segunda colocação, mas já procura esquecê-lo e já projeta o 4 com da última regata, ressaltando também que a equipe será a mais forte possível:

- Esperávamos a segunda colocação no oito com aspirante. Nesta prova, sabíamos que a Escola Naval estava muito forte, mas não esperávamos perder para o Botafogo, o que aconteceu. Uma falta de concentração e entramos os últimos 250 metros na frente do Botafogo com quase um barco de diferença e ele conseguiu reverter essa situação. Tivemos uma levantada, um sprint final que fizemos de uma maneira descoordenada, e isto fez com que o Botafogo se aproveitasse dessa falta de concentração da nossa parte. Mas não adianta chorar pelo que aconteceu, é trabalhar agora para que na próxima prova, o 4 com, a gente possa buscar a vitória. E com um detalhe: o 4 com, diferentemente da quarta regata, quando vencemos nesta prova, nós vamos poder entrar com força total, já que é uma prova só da categoria na regata. E a gente pode pegar os dois garotos do double skiff, ou pelo menos um deles, e reforçar esse 4 com, aumentando a nossa capacidade.

Também treinador do remo do Vasco, Alexandre Lavadeira também lamentou o erro do oito com na reta final, e explica como se deu essa falha. Por outro lado, também no Aspirante, ele felicita a segunda colocação no 2 com:

- Nesta última regata, só o oito com Aspirante que nos surpreendeu. Era sabido que com a Escola Naval seria uma prova difícil, mas o segundo lugar era importantíssimo, mas no finalzinho, faltando quinze remadas, o oito desconjuntou. De resto foi uma boa regata, sabíamos que o 2 com Aspirante seria uma prova difícil, mas chegamos à frente dos principais adversários, Flamengo e Botafogo.

Síntese do treinador

Ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco, o treinador Marcelo Neves (foto abaixo à esquerda) classificou, no geral, o resultado vascaíno na regata como esperado, com duas vitórias, dois segundos lugares e dois terceiros lugares, totalizando seis idas ao pódio. O treinador explica, também, cada uma das três categorias em que o Vasco vai para a última regata com reais chances de título, bastante vencer a prova para ser campeão estadual. No Aspirante, ele lamenta a desclassificação do double skiff nas eliminatórias da quarta regata. Caso tivesse tido um bom resultado, como era estimado que teria, o Vasco estaria disparado na liderança da categoria. Somando a isso a falha do oito com nesta regata, a sensação que fica é que, embora ainda dependa apenas de si para ser campeão, as equipe aspirante do Vasco poderia, dentro de suas potencialidades, já ter encaminhado esse título:

- Penso que o resultado da regata foi o esperado, a única coisa que esperávamos a mais era a segunda colocação no oito com aspirante. Após a quinta e penúltima regata, nós continuamos com chance em três categorias: o Master, o Júnior B e o Aspirante. Não contávamos com a desclassificação do double na quarta regata e isso dificultou muito o nosso trabalho dentro do Aspirante. Esperávamos nessa regata dois segundos lugares, mas acabamos perdendo a segunda colocação do oito com no finalzinho para o Botafogo. Isso faz com que a última prova do Aspirante, o 4 com, seja muito importante. É uma prova muito difícil, tanto com a Escola Naval quanto com o Botafogo. Nós precisamos vencer essa prova para sermos campeões. O Master está pau a pau com o Flamengo, é depender dessa última prova, é confronto direto, como sempre foi. Vamos ver do que nós somos capazes. E, por fim, o Júnior B, que é uma categoria em que a gente está com uma melhor condição para essa última regata, mas, em contrapartida, é uma prova também bastante complicada, o four skiff, já que temos dois garotos muito fortes e dois garotos mais fracos. O nosso four para essa última regata não é tão homogêneo, mas a gente vai trabalhar para buscar a vitória também nessa categoria. O objetivo nessa última regata é buscar o Campeonato nessas três categorias, vamos ver se é possível – finalizou Marcelo Neves.

Apesar de estar muito longe das tradições do Vasco de disputar as principais competições, a reestruturação das categorias de base vascaínas vêm trazendo bons resultados no curto prazo. Neste ano, o Vasco venceu duas regatas Remo do Futuro e é favorito para vencer a terceira e última, em 27 de outubro. Além disso, conquistou a regata da Escola Naval, que tem provas olímpicas apenas da base, e vem com bons resultados no Júnior B e no Aspirante. Alexandre Lavadeira ressalta exatamente isto: apesar de o terceiro lugar estar longe da grandeza do remo vascaíno, os resultados deste ano vêm sendo bons diante de todas essas limitações, como ajudas de custo atrasadas. Lavadeira ressalta a mudança de mentalidade preconizada aos jovens pela comissão técnica e lamenta que o Vasco não tenha condições de disputar todas as provas do Estadual.

- Em virtude de toda essa problemática que o remo do Vasco vem passando, a gente vem nas cinco regatas do Estadual fazendo vários resultados positivos a nível do contexto do remo. Os adversários têm nos parabenizado, têm falado que estão surpresos com o nosso resultado. Conseguimos mudar dentro do clube a mentalidade de vários atletas, mostrando que eles quiserem ter algum resultado maior com todas essas dificuldades eles teriam que se empenhar mais, com falta de dinheiro, com alimentação não adequada. E conseguimos mostrar resultado dentro d'água. O trabalho está sendo feito e está aparecendo resultados muito rápido. Seria um trabalho mais a longo prazo, temos que participar, mas não estamos satisfeitos em estarmos participando de poucas regatas. Estamos acostumados a ir em todas as provas. Para nós treinadores é horrível ir em sete, oito, nove provas. Mas com isso estamos conseguindo mostrar para a garotada que trabalhando sério, com vontade, a gente consegue, mesmo com todas as adversidades – encerrou o treinador.

Classificações:

5ª regata do Campeonato Estadual (principais clubes):

1) Botafogo, 86 pontos
2) Flamengo, 76 pontos
3) Vasco da Gama, 42 pontos

Classificação do Campeonato Estadual após cinco regatas disputadas:

1) Botafogo, 402 pontos
2) Flamengo, 330 pontos
3) Vasco da Gama, 134 pontos
4) Escola Naval, 53 pontos
5) Rema Campos, 26 pontos
6) Piraquê, 10 pontos
7) Guanabara, 9 pontos
Loureiro, 9 pontos

Classificação das categorias em que o Vasco disputará o título na última regata:

Júnior B:

1) Vasco da Gama, 36 pontos
2) Flamengo, 31 pontos
3) Botafogo, 30 pontos

Aspirante:

1) Botafogo, 51 pontos
2) Vasco da Gama, 50 pontos
3) Escola Naval, 49 pontos

Master:

1) Vasco da Gama, 40 pontos
2) Flamengo, 38 pontos

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco