Remo: Remadores olímpicos Ariel Suárez e Cristian Rosso disputarão o Brasileiro, que começa nesta 4ª-feira

Quarta-feira, 02/10/2013 - 00:40
comentário(s)

Os remadores argentinos do Vasco, Ariel Suárez e Cristian Rosso, estão no Rio de Janeiro desde a semana passada. Hospedados em um dos quartos da Sede Náutica vascaína ao lado de todos os atletas de base que residem lá, proporcionando à garotada a ótima experiência de conviver por uma semana ao lado de remadores finalistas olímpicos, eles chegaram na última quinta-feira (26/09) à Cidade Maravilhosa. No último domingo, disputaram o a prova do 4 com da categoria Aberta na 5ª regata do Campeonato Estadual, quando, ao lado de dois jovens atletas da categoria Sub-23 (Felipe Damazio e Marcos Ibiapina), conseguiram chegar ao pódio, terminando na terceira colocação.

Se de quinta a sábado eles focaram no pouco tempo de treinamento na guarnição do 4 com visando à prova pela regata do Estadual, de lá para cá eles vêm se preparando para a disputa do Campeonato Brasileiro Sênior, que será disputado de 3 a 6 deste mês (nestas quinta e sexta-feira, as provas eliminatórias, e, no sábado e no domingo, as finais) na raia olímpica (local das provas de remo nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro) do Estádio de Remo da Lagoa. Os argentinos treinam pela manhã e à tarde durante esta semana

Na competição, eles disputarão três provas: o single skiff, o double skiff (prova para a qual eles são amplamente favoritos, uma vez que são especialistas e atuais quarto colocados na Olimpíada e quinto colocados no Campeonato Mundial) e o oito com, esta ao lado de diversos atletas Júnior do clube. O Vasco hoje só tem os dois atletas argentinos na categoria Sênior A. Este Campeonato ainda envolverá os atletas da categoria Sub-23 (sênior B), e o Vasco terá os atletas Marcos Ibiapina, Felipe Damazio e Lucas Kreitlow.

Após uma grave infecção bacteriana que afastou Ariel até dos treinamentos por três meses e fez que com que o atleta corresse até o risco de nunca mais poder remar, eles voltaram a competir juntos na etapa de Lucerna da Copa do Mundo, disputada em julho e quando eles terminaram com a vitória na final B, ou seja, na sétima colocação. Depois disso, de maneira impressionante voltaram a competir com os melhores barcos do mundo e alcançaram a final B no Campeonato Mundial, disputado de 25 de agosto a 01 de setembro na cidade de Chungju, na Coreia do Sul, terminando na muito boa quinta colocação.

Ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco, os dois remadores multicampeões comentaram sobre o Campeonato Brasileiro. Ariel conta como se deu a rotina da dupla de “fiéis escudeiros” após o desgastante Mundial, na Coreia (disputado sob temperatura de cerca de 40 graus Celsius). Após uma baixa no ritmo de treinamentos para descanso, eles já retomaram os treinos plenamente. Ariel Suárez conta que teve a oportunidade de, a convite do governo cubano, visitar a ilha da América Central e observar e aprender com a equipe de remo do país:

- No fim de semana próximo disputaremos o Campeonato Brasileiro. Nós viemos muito bem com o Cristian, vínhamos treinando em Mar del Plata. E eu tive a sorte de ir treinar com a seleção cubana, recebi o convite de Cuba e fui conhecer. Lá estive treinando, olhando e aprendendo outras coisas. Depois do Mundial baixou o ritmo de nosso treinamento, mas seguimos treinando de outra forma. Ou seja, fisicamente estamos bem.

Ariel, que chegou ao clube no começo de 2010 (Cristian, seu velho parceiro, no ano seguinte, justamente a seu pedido), conta que está feliz por novamente poder participar do Brasileiro. Ele espera dificuldades na prova do single skiff, embora, ainda que em menor medida do que o double skiff, eles também sejam dois dos principais candidatos para vencê-lo.

- Sabemos que vai ser difícil, principalmente no skiff. No double, porém, somos mais favoritos, mas no skiff estará difícil, porém temos, tanto eu quanto o Cristian, duas embarcações novas que trouxemos da Argentina. Isso faz com que rememos cômodos aqui. Vai ser uma regata difícil, mas não impossível. É difícil para todos, mas eu estou muito contente de poder participar outro ano aqui no Brasil no Campeonato Brasileiro.

Cristian também comenta sobre o Campeonato Brasileiro. Ele tem bons resultados nos últimos meses no single skiff e no double: no primeiro, com Ariel ainda afastado, ficou em sexto lugar na etapa de Eton Dorney (GBR) da Copa do Mundo, disputada no final de junho, e, ao lado de Ariel, terminou em quinto lugar no Campeonato Mundial, na Coreia do Sul. Os resultados obtidos ao longo dos últimos e, sobretudo, nos últimos meses, os credenciam como favoritos para as provas do Brasileiro. Cristian diz que a dupla está muito bem:

- Ariel e eu vamos competir no skiff, no double e no oito. Estamos muito bem, o skiff e o double são as nossas especialidades. Assim que vamos tentar ganhar essas provas.

Das provas em que Ariel e Cristian estão inscritos, a final do single skiff será às 9:50h do domingo (06/10), a do double skiff, prova mais esperada, será às 9:20h do sábado (05/10) e a final do oito com às 11h do domingo. As eliminatórias começarão a ser disputadas nesta quinta-feira (03/10), abrindo o Campeonato.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco