Futsal Base: Vasco vence no Sub-15, mas perde no Sub-17 e no Sub-20 para a Arfab

Sexta-feira, 27/09/2013 - 20:09
comentário(s)

Na noite desta quinta-feira (26/09), as equipes sub-15, sub-17 e sub-20 do futsal vascaíno entraram em quadra em partidas válidas pelo Campeonato Estadual. Em partidas bastante complicadas, o Vasco obteve uma vitórias e duas derrotas.

Sub-15: ARFAB 4 x 7 Vasco da Gama

A equipe infantil vascaína perdeu a oportunidade de fazer um jogo muito mais tranquilo, embora tenha aberto boa vantagem no minuto final de partida, que foi disputada numa quadra bem pequena, o que dificulta os atletas do Vasco, que estão acostumados a atuar em uma quadra bem grande (40 metros de comprimento e 20 de largura sãs as medidas da quadra de São Januário em que o Gigante da Colina manda as suas partidas). Num jogo bem intenso, com marcação muito forte e pouco espaço para tocar a bola. Ainda assim, a vitória veio com uma boa margem no placar: 7 a 4. Patrick foi o principal destaque e anotou quatro gols.

O Vasco abriu o placar com Patrick, em boa assistência de Ricardo. Porém, a equipe cochilou e logo na saída de bola a ARFAB empatou. O Vasco seguia melhor e desempatou com Patrick, porém o adversário novamente empatou. Porém, o Vasco foi premiado pela melhor atuação na primeira etapa e foi para o intervalo em vantagem após o gol marcado por Wilson no último minuto em uma belíssima jogada de Thales Guilherme, que arrancou, dribou seu adversário e deu ótimo passe para o companheiro apenas escorar na segunda trave.

O Vasco voltou muito bem para o segundo tempo, criando inúmeras chances de ampliar o placar. Entretanto, fê-lo somente numa falha bisonha do goleiro adversário, que deixou passar por baixo de si bola chutada pelo vascaíno Max Ângelo em cobrança de falta. O Vasco seguia melhor e criava muitas chances, todas desperdiçadas - algumas por preciosismo. Isto não pode acontecer com um placar de dois gols de diferença, ainda mais numa quadra pequena e fora de casa. A ARFAB cresceu muito no jogo, diminui para 4 a 3 e só não empatou devido à belíssima atuação do goleiro vascaíno Lucas Maia, que foi bem em quase todas as oportunidades em que adversários saíam na cara do gol. Quando o jogo havia encrencado, em boa troca de passes Patrick marcou mais uma vez: 5 a 3.

Porém, logo depois, para colocar fogo na já muito boa partida, o dono da casa diminuiu faltando menos de um minuto. O último minuto da partida foi eletrizante, com três gols marcados. Após diminuir para 5 a 4, a ARFAB teve a chance de empatar, parando em Lucas novamente. O Vasco matou o jogo num golaço marcado por Max, que acertou um chutaço de canhota de média distância. O Gigante da Colina ainda teve tempo para ampliar para 7 a 4, com roubada de bola de Patrick, que marcou o seu quarto gol com muita tranquilidade diante do goleiro. O placar, embora tenha feito justiça ao jogo no conjunto dos 30 minutos de partida, não reflete o sufoco que os vascaínos passaram na reta final, ficando muito perto de sofrer o empate.

O Vasco segue invicto na competição, com 18 pontos: cinco vitórias e três empates, na liderança provisória do grupo B. O Fluminense, com dois jogos a menos, tem dezesseis pontos e muito provavelmente retomará a liderança. A equipe retorna à quadra na próxima quarta-feira (02/10), quando recebe, a partir das 19:30h, a AABB-Rio/K Esportes em São Januário.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infantil (Sub-15):

17/08 - Montanha Clube 2 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio do Montanha Clube)
24/08 - Vasco da Gama 6 x 3 ARFAB (local: São Januário)
28/08 - AABB-Rio/K Esportes 4 x 4 Vasco da Gama (local: ginásio da AABB)
07/09 - Vasco da Gama 3 x 3 Helênico (local: São Januário)
11/09 - Iguaçu/Celecau 0 x 11 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica de Nova Iguaçu)
14/09 - Vasco da Gama 3 x 3 Fluminense (local: São Januário)
21/09 - Vasco da Gama 6 x 1 Montanha Clube (local: São Januário)
26/09 - ARFAB 4 x 7 Vasco da Gama (local: Bradesco)
02/10 - 19:30h: Vasco da Gama x AABB-Rio/K Esportes (local: São Januário)

Sub-17: ARFAB 5 x 4 Vasco da Gama

Duas das principais equipes do Campeonato, ARFAB e Vasco protagonizaram uma belíssima partida de futsal. Muito intensa e com muitos chutes de fora de área devido ao reduzido tamanho da quadra, o empata, sem dúvidas, seria o mais condizente com o que foi o jogo.

Chama a atenção o fato de que o dono da casa sempre esteve à frente do placar, com o Vasco empatando: 1 a 0, 2 a 1, até 5 a 4. Curioso também que sempre que o Gigante da Colina empatava o adversário desempatava logo em seguida. A partida ficou aberta até os segundos finais, sempre com impressionante intensidade de ambos os lados.

Ricardinho (2), Pedro Henrique e João Vittor marcaram para o Vasco, que confirma que tem problemas quando joga contra a ARFAB. Com seis vitórias e duas derrotas, estes dois reveses vascaínos foram exatamente para o mesmo adversário: no turno, em São Januário, a ARFAB havia vencido por 5 a 2.

O Gigante da Colina permanece na liderança do grupo B, com 18 pontos em oito jogos, contra 17 da ARFAB no mesmo número de partidas. Com treze pontos e dois jogos a menos, o Fluminense depende apenas de si para retomar a liderança. O grupo B é fortíssimo e envolve três equipes que têm condições de brigar até o fim pelo título do Campeonato. No grupo A, Flamengo e Casa de España/Botafogo apresentam bons desempenhos. Os vascaínos voltam a jogar na próxima quarta-feira (02/10), quando, em São Januário, recebem a AABB-Rio/K Esportes, no segundo jogo da rodada dupla que ainda envolve o sub-15. A partida do sub-17 começará por volta das 21h.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infanto-Juvenil (Sub-17):

17/08 - Montanha Clube 3 x 9 Vasco da Gama (local: ginásio do Montanha Clube)
24/08 - Vasco da Gama 2 x 5 ARFAB (local: São Januário)
28/08 - AABB-Rio/K Esportes 5 x 11 Vasco da Gama (local: ginásio da AABB)
07/09 - Vasco da Gama 9 x 2 Helênico (local: São Januário)
11/09 - Iguaçu/Celecau 4 x 19 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica de Nova Iguaçu)
14/09 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense (local: São Januário)
21/09 - Vasco da Gama 7 x 1 Montanha Clube (local: São Januário)
26/09 - ARFAB 5 x 4 Vasco da Gama (local: Bradesco, na Tijuca)
02/10 - Na sequência do sub-15: Vasco da Gama x AABB-Rio/K Esportes (local: São Januário)

Sub-20: ADDP/Cabo Frio 4 x 3 Vasco da Gama

O time sub-20, em um belo jogo, foi derrotado pela ADDP/Cabo Frio por 4 a 3, na Região dos Lagos. Após ir para o intervalo perdendo por 2 a 0, o Vasco fez um bom segundo tempo e terminou derrotado. Os gols vascaínos foram marcados por Marcelo, Eduardo e Leonardo Moura.

O Vasco permanece na liderança do grupo B, com nove pontos (três vitórias e duas derrotas), contra sete pontos de ADDP/Cabo Frio e Flamengo (que se enfrentam na última rodada) e cinco do São Cristóvão, mas terá que mantê-la na última rodada da primeira fase, quando joga contra o São Cristóvão em São Januário na próxima sexta-feira (04/10), às 20:30h. No grupo A, a Casa de España/Botafogo, atual campeã estadual e nacional, está com 100% de aproveitamento. Os três melhores de cada grupo avançam à segunda fase, que classificará quatro times às semifinais.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Juvenil (Sub-20):

31/08 - Flamengo 0 x 4 Vasco da Gama (local: Gávea)
06/09 - Vasco da Gama 3 x 1 ADDP/Cabo Frio (local: São Januário)
11/09 - São Cristóvão 6 x 2 Vasco da Gama (local: Associação Atlética Portuguesa)
21/09 - Vasco da Gama 3 x 2 Flamengo (local: São Januário)
26/09 - ADDP/Cabo Frio 4 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio)
04/10 - 20:30h: Vasco da Gama x São Cristóvão (local: São Januário)

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco