Vasco é o carioca menos transmitido e com menor audiência na TV aberta no Brasileiro 2013

Quarta-feira, 25/09/2013 - 09:47
comentário(s)

Há duas semanas o Blog Teoria dos Jogos comprovou que há mais comparecimento nos jogos de fim de semana do que nas quartas e quintas – diferença na ordem de 50%. Na ocasião, foi dito que audiências televisivas seguem lógica contrária: maiores às quartas do que nos domingos. Este verdadeiro “axioma da audiência futebolística” pode ser comprovado nas tabelas abaixo, baseadas na mensuração do Ibope nas praças do Rio e de São Paulo:

RJ




SP




Os números traduzem pontos de audiência e shares – percentual de televisores ligados – durante o Campeonato Brasileiro 2013. Globo e Band são as contempladas por compartilharem os direitos de televisionamento aberto. Cada ponto equivale a 38.621 domicílios na cidade do Rio de Janeiro e 61.952 em São Paulo.

Os shares em vermelho (Band) foram calculados com base na participação da Globo na mesma partida. Alguns números não foram divulgados, prejudicando parcialmente a análise sobre determinados clubes. O Rio de Janeiro assistiu a uma partida da Libertadores em detrimento da 2ª rodada do Brasileirão. Pela mesma razão, durante a 5ª rodada os paulistanos acompanharam um jogo da série B.

No resultado agregado, a Rede Globo apresentou audiências maiores em sua sede: 18,7 pontos no Rio contra 17,2 em Sampa. Em contrapartida, a audiência da Band na matriz paulista é duas vezes superior à filial carioca. Deste modo, o futebol em TV aberta vem registrando melhores índices na Terra da Garoa: 21,9 pontos e 45% de share, contra 20,8 pontos e 44% na Cidade Maravilhosa.

Já o resultado por clubes, além de trazer informações surpreendentes, também confirma o exposto no primeiro parágrafo. A começar pelo Rio:




Apesar da péssima fase, o Flamengo confirma vocação de audiências estruturalmente mais altas. O rubro-negro, dono de quase metade (45%) das transmissões, apresenta média de 22,1 pontos, ainda que prejudicado pelo fato de ter sido exibido duas vezes aos sábados*. Mas a excelente fase do Botafogo não passaria batida: o clube é o segundo colocado (21,6 pontos), logo nos calcanhares do Flamengo. Com cinco jogos televisionados, o alvinegro supera o Fluminense (quatro jogos e 19 pontos de audiência) e o Vasco (3 jogos e 17,7 pontos). Escalonamento que fica ainda mais claro sob a ótica das participações: Fla 47%, Bota 42%, Flu 37% e Vasco 36%.

*Excepcionalidades que se deram antes da Copa das Confederações, explicitando as baixas audiências do sábado pela pouca tradição no televisionamento do futebol.

Quando a análise desmembra quartas de domingos, percebemos uma diferença que em certos casos se aproxima dos 50%. O Flamengo se apresentou apenas duas vezes no meio da semana, apesar da excelente média de 27,5 pontos nestas ocasiões. Em contrapartida foram seis jogos (22 pontos) aos domingos, quando as audiências são menores. Já o Botafogo jogou três quartas-feiras (média de 24 pontos) e dois domingos (18 pontos). O Fluminense foi muito bem na única partida de quarta, algo que o Vasco não conseguiu.

Mas é em São Paulo que se verificam as maiores discrepâncias:




Pelo fato de o Palmeiras estar na Segunda Divisão, Corinthians, São Paulo e Santos são contemplados com um maior número de jogos pela TV. Em busca de audiência na cidade-referência do mercado publicitário, também se transmitem clássicos e partidas locais para a própria praça. Assim, jogos de maior apelo são veiculados e melhoram os resultados auferidos.

Em um primeiro momento, é de se pressupor que o Corinthians apresente audiência muito superior à concorrência – justificando o fato de 59% dos jogos lhe envolverem. São 23,9 pontos em média, contra 21 do Santos** e 19,9 do São Paulo. Mas a concentração nos dias de maior audiência (oito jogos na quarta-feira), além de inflar os números corintianos, faz desabar as estatísticas rivais. Por incrível que pareça o São Paulo não teve nenhum jogo televisionado às quartas. Seus oito embates aos domingos auferiram média bem mais próxima à do Corinthians (20,6). A participação média do Tricolor é de 45%, igual à do Peixe e apenas um ponto abaixo do Corinthians. Haveria, sim, algum equilíbrio nas audiências paulistanas.

**Números enviesados pelo pequeno universo – três jogos, sendo um chamativo clássico contra o próprio Corinthians. Em compensação, o Peixe foi o único a se apresentar num sábado, dia de audiências tradicionalmente menores.

Assim como a coluna “Distorções na tabela do Brasileirão” concluiu haver prejuízo a Flamengo e São Paulo pela falta de jogos nos fins de semana (como mandantes), o oposto ocorre no tocante às transmissões televisivas. O Tricolor se sairia muito melhor se remanejado para algumas quartas-feiras, data ainda inédita em seu calendário. Já o Flamengo, que apresenta médias e shares até superiores ao Corinthians, vê seus números minguarem pela concentração de televisionamentos nos dias de menor apelo.

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com