Juninho admite que Vasco deve pensar em se distanciar da zona de rebaixamento

Quinta-feira, 12/09/2013 - 16:52
comentário(s)

A delegação do Vasco desembarcou no Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira, após derrota na noite anterior em São Paulo, para a Portuguesa, por 2 a 0. Além do resultado negativo, a equipe comandada por Dorival Júnior trouxe uma preocupação a mais para casa: a proximidade da zona de rebaixamento. Para Juninho Pernambucano, único jogador a falar no aeroporto Santos Dumont, o momento é de total atenção com a parte inferior da tabela.

O Vasco hoje ocupa a 12ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 24 pontos, apenas dois de distância para o Atlético-MG, primeiro entre os que hoje seriam rebaixados. No entanto, a equipe carioca pode cair três posições na tabela ainda na noite desta quinta, dependendo dos resultados do próprio Galo, que joga contra o Coritiba em casa, e de Flamengo e Vitória, que encaram Santos e Internacional, respectivamente.

Perguntado sobre qual o objetivo maior do Vasco dentro da competição, Juninho respirou fundo e pensou bem antes de responder. Para o camisa 8, é hora de somar a maior quantidade de pontos possíveis para a situação não complicar na reta final.

- O Vasco vai lutar para marcar pontos a cada jogo, para tentar se distanciar o mais rápido possível da zona de baixo, dos últimos quatro, porque a nossa pontuação hoje nos mostra que estamos muito mais próximos deles do que dos da frente. Então não adianta ficar falando para o torcedor que “aqui é Vasco” e que vamos pensar no título se estamos distantes. E isso com um futebol que não é um futebol apresentado para uma conquista. Também não é um futebol que tem de tudo ruim, mas a situação é mais preocupante do que talvez o próprio torcedor imaginasse. Esperamos reagir no domingo para vencer o São Paulo - afirmou.

Na partida contra a Lusa, o Vasco finalizou mais vezes que os donos da casa, mas não conseguiu traduzir em gols. No sistema defensivo, igualou-se ao Náutico, lanterna do campeonato, como a defesa mais vazada: 34 gols sofridos. Para o Reizinho, no entanto, apontar problemas na equipe é função para Dorival.

- É difícil para mim, dizer por que um setor da equipe deixou de funcionar menos do que outro. Acho que essa é uma pergunta que deve ser feita ao treinador. Dependendo do que vou responder aqui, alguns de vocês pegam apenas uma frase, então essa resposta não sou eu quem tem que dar.

Em seguida, porém, Juninho deixou escapar que a ansiedade pode estar atrapalhando os homens de frente da equipe.

- Sempre que você não está bem posicionado na tabela a obrigação e a necessidade por pontos são maiores. Isso aumenta a ansiedade do time e faz com que a equipe não arrisque tanto as jogadas e acabe criando um pouco menos. Talvez essa até seja a resposta para a pergunta anterior. Isso reflete em poucas situações de gols e consequentemente diminui as nossas chances de ganhar – concluiu.

O próximo adversário do Vasco é o São Paulo, também em momento complicado e lutando para sair da zona da degola. A partida acontece no domingo, em São Januário, às 16h (horário de Brasília).

Juninho Pernambucano não quer iludir o torcedor vascaíno


Fonte: GloboEsporte.com