Futsal Base: Sub-20 venceu ADDP/Cabo Frio pelo Estadual

Domingo, 08/09/2013 - 07:05

Após estrear no Campeonato Estadual vencendo o Flamengo por 4 a 0 na Gávea, o time sub-20 de futsal do Vasco da Gama fez seu primeiro jogo em casa na noite desta sexta-feira (06/09). Na quadra 3 do complexo de quadras externas do clube, os vascaínos receberam o forte time da A.D. Drogaria do Povo/Cabo Frio e, com dificuldades em alguns momentos da partida, conseguiram impor seu jogo e vencer por 3 a 1. Os comandados do treinador Marcelo Akra agora figuram na liderança do grupo B, sobrepujando o próprio adversário da segunda rodada e, com isto, comandando de maneira isolada a chave, com seis pontos (contra três da ADDP/Cabo Frio, um do Flamengo e um do São Cristóvão).

Antes e depois do jogo os jogadores do Vasco entoaram o tradicional grito de "Casaca" junto aos poucos torcedores presentes além de familiares. A torcida organizada Guerreiros do Almirante marcou presença na partida para apoiar o time vascaíno.

O jogo

O primeiro tempo foi bom para o Vasco, que desde o começo conseguiu mostrar superioridade e criar diversas chances de gol. Muitas delas baeadas no contra-ataque, que foi uma arma vascaína durante o jogo. Logo no começo da partida, Sinésio completou na segunda trave jogada iniciada pelo lado direito, abrindo o placar para o Vasco da Gama.

Apesar de propriamente a posse de bola não ser dominada pelo Vasco, o time conseguia criar suas chances de gol. O goleiro Douglas efetuava seguras defesas nas eventuais estocadas do adversário. Fazendo justiça ao placar, o Vasco ampliou, com um golaço do capitão João Pedro. O camisa 8 carregou a bola pela ponta esquerda e, quase sem ângulo, acertou um balaço de canhota no canto esquerdo do goleiro: 2 a 0.

A partir daí, com uma boa vantagem no placar, os vascaínos relaxaram de certa maneira e o adversário cresceu muito no jogo. Douglas, que já havia sido destaque contra o Flamengo na primeira rodada, voltou a mostrar muita segurança. Só não pôde evitar o gol da ADDP/Cabo Frio antes do intervalo, o que fez o primeiro tempo terminar com o placar de 2 a 1 a favor do Vasco.

Nos dez primeiros minutos do segundo tempo, o jogo mudou o panorama do primeiro tempo e ficou muito truncado, com algumas chances de gol para os dois lados. O Vasco esbarrava numa boa marcação adversário quando havia igualdade numérica, e os contra-ataques não mais estavam entrando. Este jogo favorecia ao adversário, que, em boas chances, também poderia ter empatado o placar assim como o Vasco tê-lo ampliado. Entretanto, na reta final do jogo, Sinésio roubou uma bola (quando o adversário já levava mais perigo do que o Vasco e a vitória já estava ameçada), carregou e, de canhota, acertou um belíssimo chute forte no ângulo esquerdo do goleiro, praticamente matando o jogo. A partir daí, o Vasco soube administrar bem a partida e não correr perigos até o término do jogo.

Diferentemente dos últimos anos, em que vinha a São Januário para ser goleado, o time da ADDP, ao se juntar ao Cabo Frio Futsal, se fortaleceu bastante. A grande maioria dos principais atletas sub-20 da região de Cabo Frio estão na equipe, uma vez que, com a parceria entre os dois, é o único time da categoria da cidade de Cabo Frio.

Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, o treinador Marcelo Akra, ciente das dificuldades que o adversário impôs, analisou a partida e ressaltou o estudo pré-partida do modo de jogar do adversário, com a estreia dele tendo sido filmada pelo Vasco. Ele contou que o jogo vascaíno encaixou muito no primeiro tempo ao impedir a ADDP/Cabo Frio de lançar mão de sua principal arma, o contra-ataque:

- Já esperávamos que seria um jogo difícil, eles estrearam com 5 a 0 sobre o São Cristóvão. A gente buscou informações, filmamos o jogo deles, sabíamos qual era a proposta de jogo deles e treinamos para isso. No primeiro tempo, conseguimos implantar o nosso sistema, usar o antídoto contra o jogo de contra-ataque deles. No segundo tempo, por algum motivo os jogadores acreditaram, erradamente, que poderia ser mais fácil do que realmente foi, e passamos a jogar muito com a bola no pé, selecionar mal as jogadas e fazendo, assim, o jogo deles funcionar. Demos a eles a munição que precisavam. Mas conseguimos corrigir ainda dentro do jogo, e achei que o placar foi justo.

A equipe volta à quadra na próxima quarta-feira (11/09), quando, às 20:30h visita o São Cristóvão, na quadra da Figueira de Melo.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual sub-20 de futsal 2013:

31/08 - Flamengo 0 x 4 Vasco da Gama (local: Gávea)
06/09 - Vasco da Gama 3 x 1 ADDP/Cabo Frio (local: São Januário)
11/09 - 20:30h: São Cristóvão x Vasco da Gama (local: Figueira de Melo)



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco