Duelo contra o Cruzeiro marca o reencontro de Dedé com o Vasco

Domingo, 01/09/2013 - 12:26

Cruzeiro e Vasco têm ambições distintas neste momento do Campeonato Brasileiro. O primeiro é o líder isolado, e o segundo ainda patina no meio da tabela. Mas um jogador une os times que duelam no Mineirão, neste domingo, às 18h30m (de Brasília). O zagueiro celeste Dedé, que passa por uma fase de contestação, vai enfrentar pela primeira vez o clube que o fez despontar para o futebol e que lhe atribuiu o apelido de Mito.

Dedé foi negociado com o Cruzeiro em abril deste ano, dando fim a uma trajetória de quatro anos por São Januário. Foi vestindo a camisa do Vasco que o zagueiro chegou à seleção brasileira e tornou-se ídolo. No entanto, neste domingo ele precisará ajudar sua atual equipe, recentemente eliminada da Copa do Brasil e que tentará manter a liderança do Brasileirão. A vantagem para o Botafogo é de dois pontos. Já o Vasco busca chegar mais perto do G-4. A equipe de Dorival Júnior ocupa a 11ª posição, com 20 pontos

O jogo será exibido para todo o país pelo SporTV (menos para Minhas Gerais) e Premiere FC (para todo o Brasil), pelo sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Cruzeiro: Marcelo Oliveira está cheio de problemas e ainda não anunciou quem joga. O certo é que haverá mudanças. Mayke e Ceará brigam pela vaga na lateral; Henrique e Leandro Guerreiro por uma no meio. Dagoberto e Júlio Baptista serão novamente opções para o banco de reservas. O provável time tem Fábio, Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (Leandro Guerreiro), Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Vinícius Araújo..

Vasco: Dorival Júnior terá alguns reforços importantes em relação à equipe que venceu o Nacional-AM, na quinta-feira, pela Copa do Brasil. Rafael Vaz, Fagner, Juninho Pernambucano e André voltam ao time. No treino desse sábado, Willie ganhou uma vaga no ataque. O Vasco deve iniciar a partida com uma formação bem parecida com a do empate com o Corinthians: Diogo Silva, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Wendel e Juninho; Willie, Marlone e André.

QUEM ESTÁ FORA

Cruzeiro: os principais desfalques são o volante Nilton e o atacante Borges, que se lesionaram na derrota para o Flamengo. O primeiro, além de suspenso pelo terceiro cartão amarelo, teve uma lesão no tornozelo; já Borges sente dores na coxa. No departamento médico estão ainda o zagueiro Victorino, os volantes Souza e Tinga, o meia Élber e o atacante Luan.

Vasco : emprestado pelo Cruzeiro, Pedro Ken não pode jogar. Além disso, o departamento médico conta com Rodolfo, Luan, Guiñazu, Sandro Silva e Bernardo.

PENDURADOS

Cruzeiro: Dedé, Leandro Guerreiro, Mayke, Souza e Tinga

Vasco: Abuda, Jomar, Luan, Rafael Vaz, Sandro Silva e Yotún

O ÁRBITRO

Flávio Rodrigues Guerra (SP) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). O árbitro trabalhou em duas partidas neste Brasileiro. Flávio aplicou 4,5 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 26,5 faltas por jogo e não assinalou nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Cruzeiro: além de ser o líder da competição, o Cruzeiro tem o ataque mais positivo da Série A com 33 gols. Também é, disparado, a equipe que mais finalizou até aqui: são 271 (16, 9 por jogo) tentativas de gol. O time treinado por Marcelo Oliveira mostra um poder de marcação muito forte. Já foram 235 roubadas de bola (14,6 por jogo), sendo o melhor em mais este quesito. O Cruzeiro conta com excelente aproveitamento em casa no Brasileiro: 83,3% dos pontos conquistados.

Vasco: o clube da Colina terá um rival eficaz no ataque, o que pode ser um problema para a sua defesa, a segunda mais vazada da competição, com 27 gols em 16 rodadas. Apesar de ser o terceiro time com mais cartões amarelos (41), o Vasco ainda não teve jogador expulso. Um trunfo para o clube carioca é o alto número de faltas sofridas. Numa dessas, o bom aproveitamento de Juninho pode fazer a diferença. O Vasco não bate o Cruzeiro no Mineirão pelo Brasileiro desde 2000, quando venceu a semifinal daquele ano por 3 a 1 e avançou à final.

NA HISTÓRIA

Em 21 de novembro de 2010, pela 36ª rodada, o Cruzeiro fez 3 a 1 no Vasco, em Sete Lagoas, chegava à sétima partida sem derrota e se mantinha na briga pelo título brasileiro. Os gols foram marcados por Roger, Henrique e Edcarlos, enquanto Renato Augusto descontou para o time carioca. No fim, a Raposa foi vice-campeã nacional, e o Vasco, que já cumpria tabela àquela altura, foi o 11º colocado. Veja aqui a ficha do jogo na Futpédia.

Fonte: GloboEsporte.com