Quatro meses após deixar o Vasco, Dedé convive com falhas e é contestado no Cruzeiro

Sábado, 24/08/2013 - 12:11

Dedé chegou ao Cruzeiro com status de ídolo. Foi a contratação mais cara da história do clube, 6,5 milhões de dólares (cerca de R$ 13 milhões na época). Porém, em quatro meses, o jogador, apesar de fazer parte da segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Corinthians, tem falhado em alguns lances importantes. Na Raposa, o apelido de "Mito", como passou a ser chamado, já passou a ser contestado pelos torcedores.

A falha contra o Flamengo, no jogo de ida da Copa do Brasil, quarta-feira, irritou a torcida presente ao Mineirão. Na metade do segundo tempo, Elias enfiou uma bola para Marcelo Moreno. O passe saiu errado, e Dedé, mais rápido, protegeu a bola para que o Fábio fizesse a defesa. No entanto, o zagueiro se enrolou e, na tentativa de tocar para Bruno Rodrigo, permitiu que Moreno finalizasse na trave. No rebote, Carlos Eduardo diminuiu o placar para 2 a 1. Apesar de todo o respeito conquistado diante da torcida celeste, o jogador recebeu vaias das arquibancadas, a primeira desde que chegou ao clube mineiro.

O resultado reduziu a vantagem do Cruzeiro para o jogo da volta das oitavas de final. O time mineiro, agora, joga por um empate no Maracanã, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). Porém, se perder para o Flamengo por 1 a 0, será eliminado da competição nacional. Dedé tem pecado em lances por falta de tranquilidade, cometido pênaltis infantis e feito firula em jogadas que poderia simplificar.

O jogador, que já marcou dois gols pelo Cruzeiro (um pela Copa do Brasil e outro pelo Brasileirão), passou por momentos difíceis nesta temporada, principalmente no período entre a terceira e a quarta rodadas do Campeonato Brasileiro. A irmã dele, Mariana, de 15 anos, esteve internada na UTI de um hospital em Volta Redonda, cidade onde reside a família do jogador. Mariana sofreu de encefalite, uma espécie de inflamação no cérebro, e ficou em estado grave.

O técnico Marcelo Oliveira e os companheiros do Cruzeiro, no entanto, saíram em defesa do jogador. Dedé tem sido importante e contribuído para a boa campanha da equipe no Brasileirão. A Raposa é a segunda em número de desarmes, enquanto Dedé o líder do ranking, com 129 até a atual rodada. Além disso, o zagueiro é o jogador que mais finalizou de cabeça na edição da competição nacional.

Além do erro contra o Flamengo, o GLOBOESPORTE.COM separou as cinco maiores falhas de Dedé, desde que ele chegou ao Cruzeiro.

Pênalti contra o Vitória

Aos 23 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro vencia o Vitória por 2 a 0, no Mineirão. Maxi Biancucchi recebeu na direita e cruzou para Dinei. Dedé estava na marcação do atacante do time baiano e subiu para disputar a bola de cabeça. O zagueiro, no entanto, não conseguiu afastar a bola e, na sequência, cometeu um pênalti infantil e recebeu cartão amarelo. O Vitória diminuiu, e o time celeste tomou pressão nos minutos seguintes. No fim, a Raposa marcou mais três gols, venceu por 5 a 1, e o lance não teve influência no resultado.

Pênalti contra o Galo

O Cruzeiro enfrentava o Atlético-MG três dias depois do título da Taça Libertadores conquistado pelo rival. O Galo entrou em campo com o time reserva, e a partida era uma boa chance de o time celeste golear o alvinegro. Porém, aos 18 minutos do primeiro tempo, quando o placar ainda estava em 0 a 0, Dedé afastou uma bola de cabeça, mas, no rebote, Marcos Rocha avançou para a linha de fundo. Precipitado, o zagueiro entrou de primeira no lateral atleticano e cometeu um pênalti bobo. Alecsandro converteu e abriu o placar para o time alvinegro, mas o Cruzeiro marcou quatro vezes e virou o marcador. Novamente, o erro de Dedé não teve influência no resultado.

Falha contra a Portuguesa

Aos 4 minutos do primeiro tempo, o árbitro marcou uma falta na intermediária de ataque da Portuguesa. Dedé, que reconheceu a falha após o jogo, estava na marcação do atacante Valdomiro, mas, quando foi feita a cobrança, o zagueiro do Cruzeiro dormiu no ponto e não acompanhou o jogador da Lusa, que testou para os fundos das redes. O time paulista saiu na frente do placar, mas, depois, sofreu o empate. A partida terminou 1 a 1 e, desta vez, o erro de Dedé influenciou no resultado da partida.

Erro internacional

Esse talvez tenha sido o lance mais bizarro de Dedé com a camisa do Cruzeiro. O jogo não valia nada, já que se tratava apenas de um amistoso contra o Monarcas Morelia, do México, durante uma excursão do Cruzeiro pelos Estados Unidos, na parada das competições nacionais para a Copa das Confederações. Aos 29 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, Dedé tentou dominar uma bola de costas para o marcador, se atrapalhou e escorregou. O lance resultou em uma contusão do zagueiro, que teve de ser substituído. No entanto, o atacante do time mexicano não conseguiu marcar, e o clube celeste venceu a partida por 2 a 1.

Pagou o Pato

Contra o Corinthians, na quarta rodada do Brasileirão, Dedé falhou três vezes. Nas oportunidades, o goleiro Fábio salvou a pele do jogador e garantiu a vitória do time celeste por 1 a 0. O duelo particular foi travado com Alexandre Pato. Aos 13 e aos 25 minutos do primeiro tempo, o defensor cruzeirense perdeu na corrida e deixou o atacante do Timão passar. No entanto, a falha mais grave aconteceu aos 33, quando Dedé recebeu um passe errado, mas fraco, e furou. Oportunista, Pato aproveitou a falha e só parou na grande defesa do goleiro celeste.

Dedé, entre Bruno Rodrigo e Nilton: falhas no Cruzeiro


Fonte: GloboEsporte.com