Dorival Júnior: ' Não se compra conjunto no mercado'

Quarta-feira, 21/08/2013 - 18:14

O técnico do Vasco, Dorival Júnior, saiu de uma reunião para criação de uma federação nacional de treinadores direto para o primeiro desafio do time na Copa do Brasil. Apesar de um jogo bem irregular, o time venceu por 2 a 0 o Nacional e deu uma respirada boa antes de enfrentar uma das melhores equipes do futebol brasileiro, o Corinthians, no próximo domingo, em Brasília. Após a partida, o treinador reforçou que o Vasco ainda é um time em formação e até mirou um horizonte melhor para essa equipe em 2014.

Não é que o treinador tenha entregue os pontos e desconsidere as chances de título no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Mas o técnico pensa que, hoje, o time precisa fazer uma partida praticamente perfeita para competir em igualdade de condições contra os times formados a mais tempo e com peças de reconhecida qualidade técnica, que estão em degrau acima do Vasco.

- Temos que ter paciência porque estamos falando de uma equipe em formação, que sofre muitas modificações de um jogo para o outro, até mesmo dentro de um jogo, quando preciso fazer as três alterações. E a identidade de uma equipe, não adianta, não se cria de uma noite para a outra. Não se compra conjunto no mercado – disse o treinador do Vasco.

Segundo Dorival, o time segue em evolução e ele próprio tem um retorno dessa evolução no dia a dia, no contato com torcedores do Vasco nas ruas.

- Considero que já houve uma evolução considerável, mas ainda vamos crescer mais, acredito muito nisso. Sei que a torcida queria ver um Vasco mais forte, que o momento não é o ideal, mas vamos chegar lá. Acredito que 2014 seja um ano diferente, o que não quer dizer que estamos abrindo mão de nada. Vamos lutar para ter condições de disputar os títulos nas duas competições, mas temos que ser realistas. Hoje o Vasco precisa atuar em 100% ou 110% de sua condição para se igualar às grandes equipes – reconheceu o treinador do Vasco.

Tempo para Montoya

Para Dorival, o restante da temporada, com pelo menos mais quatro mês de jogos, vai favorecer o desenvolvimento dos jovens valores do Vasco. Diogo Silva, Montoya, Marlone, Fabio Lima e Willie foram citados pelo treinador, que considera normal os altos e baixos dentro das partidas dos jogadores vascaínos. Em especial, o treinador comentou a expectativa que a torcida tem em relação ao futebol do colombiano. Nessa terça-feira, ele entrou aos 20 minutos do segundo tempo contra o Nacional, mas não conseguiu se destacar pelo Vasco.

- A paciência do treinador é diferente da do torcedor, da imprensa e do comentarista. Essa é a realidade. Ele vem se adaptando, tem uma modificação brusca de cenário e não pode ser avaliado em 15, 20, 30 minutos de um jogo. Nosso tempo (de avaliação) é bem diferente. Hoje (terça) o Montoya entrou numa situação complicada, não conseguiu pegar o mesmo ritmo da partida, depois melhorou, mas essa evolução dele vai acontecer. Dele, do Marlone, do Fabio Lima, que ainda vai ter uma oportunidade, assim como Willie, que vem sendo preparado também – disse o treinador do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com