Basquete Base: Infanto-Juvenil do Vasco vence a 3ª seguida no Estadual

Terça-feira, 13/08/2013 - 07:33

A equipe infanto-juvenil (sub-17) do basquete vascaíno vem em evolução no Campeonato Estadual. Após um começo desanimador, os comandados de Luiz Brasília desencantaram apenas no quinto jogo após quatro derrotas seguidas e, de lá para lá, venceram quatro dos último cinco jogos. Agora, o Bacalhau assume a quinta colocação, empatado com o ABIG/Jequiá em pontos, ambos com quatro vitórias e cinco derrotas, mas com vantagem no confronto direto em virtude do salto de cestas nos dois confrontos entre as equipes. No final da tarde do último sábado (10/08), no ginásio do adversário e pela estreia no returno da competição, os vascaínos venceram o importantíssimo confronto direto com o Jequiá, por 60 a 48. A diferença de pontos (12 pontos) é superior à vitória do adversário em São Januário, na estreia, em 06 de abril, que foi por dez pontos de diferença (42 a 32).

Aliás, o próprio confronto contra o clube da Ilha do Governador serve como emblema para essa evolução no decorrer do Campeonato: após jogar muito mal e perder na estreia em plena Colina Histórica sem em nenhum momento da partida por em xeque a vitória do adversário, neste sábado os vascaínos foram ao ginásio do Jequiá Iate Clube e venceram por doze pontos.

O Vasco construiu a sua vitória durante os dois primeiros quartos da partida, sobretudo no segundo, no qual abriu larga vantagem: o primeiro, ainda equilibrado, terminou com placar de 8 a 6 a favor do Gigante da Colina. Não obstante, o segundo quarto foi um verdadeiro vareio cruz-maltino: massacre por 30 a 11, fazendo as equipes irem para o intervalo com o placar apontando 38 a 17 para os vascaínos, ou seja 21 pontos de diferença.

No segundo tempo, o Jequiá venceu os dois quartos derradeiros: no terceiro, por 13 a 8; e, no quarto, por 18 a 14. Embora a vitória tenha vindo com certa tranquilidade, é importantíssimo os vascaínos abrirem os olhos para a regularidade, afinal a vitória veio em apenas um dos períodos, embora a diferença tenha sido suficiente para ser alicerce para a vitória na partida.

O cestinha do Vasco na partida foi Gabriel Costa, com expressivos 25 pontos. Marvin Figueiredo, que encestou uma incrível bola de antes do meio da quadra no estouro do cronômetro, e Luiz Felippe, que também impressionou ao enterrar duas bolas em contra-ataques, anotaram dez pontos cada um.

Com o resultado, o sub-17 fechou com chave de ouro a festa do basquete de base vascaíno no sábado, no Jequiá. O mirim (sub-13) e o infantil (sub-15) também venceram o mesmo adversário, como pode ser acompanhado em outras matérias no Blog CRVG - Em Todos os Esportes. Agora, o Vasco tem uma verdadeira prova de fogo pela enfrenta: enfrentam, no dia 24 de agosto, em São Januário, na semana do aniversário do clube, a forte equipe do Flamengo (que possui oito vitórias e apenas uma derrota na competição), às 10:30h, no ginásio do Forninho.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infanto-Juvenil (Sub-17):

06/04 – Vasco da Gama 32 x 42 ABIG/Jequiá (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
13/04 – Flamengo 104 x 56 Vasco da Gama (local: Gávea)
20/04 – Vasco da Gama 50 x 62 Municipal (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
04/05 - Vasco da Gama 53 x 70 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
11/05 - Vasco da Gama 56 x 34 Botafogo (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
19/05 - Fluminense 99 x 44 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
08/06 – Vasco da Gama 69 x 33 Jacarepaguá (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
19/06 – Vasco da Gama 71 x 68 Iguaçu (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
10/08 - ABIG/Jequiá 48 x 60 Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)
24/08 - 10:30h: Vasco da Gama x Flamengo (local: ginásio do Forninho, em São Januário)

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco