Confira detalhes do sorteio da Copa do Brasil, que será realizado nesta 3ª

Segunda-feira, 05/08/2013 - 11:00

A Copa do Brasil de 2013 contará com novas equipes durante a competição. Com a entrada dos participantes da Copa Libertadores deste ano - com exceção ao São Paulo, que defenderá o título da Sul-Americana -, o torneio mata-mata mais tradicional do país conhecerá nesta terça-feira os confrontos válidos pelas oitavas de final. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará a partir das 12h (de Brasília) os duelos; às 16h serão definidos os mandos de campo.

Para comportar os clubes que estiveram na Libertadores ao lado dos times que avançaram da terceira fase da Copa do Brasil, a CBF criou uma fórmula que busca, em sua teoria, equiparar o nível técnico da competição. Como base, a entidade máxima do futebol brasileiro utilizou seu ranking nacional de clubes, pouco (ou nada) divulgado pela representante da modalidade no país.

No Bloco A estão: os participantes da Libertadores (Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Palmeiras e Grêmio); o Vasco, que herdou a vaga do São Paulo por conta da campanha no Brasileiro do ano passado; e Inter e Flamengo, classificados entre os 'favoritos ao título' por possuírem uma melhor posição, comparados aos outros adversários, da CBF.

Os times do Bloco A terão pela frente nas oitavas de final os rivais do Bloco B; equipes que alcançaram esta etapa da Copa do Brasil passando pelas fases anteriores do torneio. Também baseadas no ranking da entidade, Santos, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Goiás, Luverdense-MT, Salgueiro-PE e Nacional-AM foram dispostos do outro lado do sorteio que será realizado nesta terça-feira.

Para buscar um equilíbrio ainda maior nesta fase do torneio, a CBF dividiu cada bloco em quatro duplas, com base no até então pouco falado ranking. Dentro deste sub-grupo, os clubes não poderão se enfrentar antes da decisão. Por exemplo, Fluminense e Corinthians, os dois primeiros na classificação da entidade, só se encarariam em uma final, já que seriam posicionados em lados diferentes da chave.

O sorteio terá uma mecânica diferente também. Por ordem de ranking, com início entre os times do Bloco A, um clube primeiramente saberá o lado da chave (esquerdo ou direito, de acordo com o Pote 1). Na sequência, dependendo de qual direção assumir no torneio, o agraciado saberá o número do jogo que fará nas oitavas de final (pote 2 posicionará o lado esquerdo da chave, enquanto o pote 3 a parte direita da tabela).

O parceiro de bloco, preterido no primeiro sorteio, entra apenas para saber qual o jogo que disputará. Novamente utilizando-se o exemplo de Fluminense e Corinthians. O time carioca, líder, passará pelos dois processos (lado e posição), antes de o clube do Parque São Jorge saiba qual o número do confronto, já que a chave será a oposta da ‘dupla'.

Conheça cada dupla das oitavas de final da Copa do Brasil:

Bloco A:
Dupla 1: Fluminense (1º) e Corinthians (2º)
Dupla 2: Vasco (3º) e Grêmio (5º)
Dupla 3: Inter (6º) e Flamengo (7º)
Dupla 4: Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º)

Bloco B:
Dupla 1: Santos (9º) e Cruzeiro (10º)
Dupla 2: Atlético-PR (13º) e Botafogo (14º)
Dupla 3: Goiás (16º) e Luverdense (52º)
Dupla 4: Salgueiro (55º) e Nacional (82º)

Fonte: ESPN.com.br