Consórcio do Maracanã divulga nota informando que vai avaliar continuidade do contrato

Segunda-feira, 05/08/2013 - 10:17

A concessionária que administra o Maracanã ainda analisa a viabilidade de manter o contrato de concessão do complexo, depois que o governador Sérgio Cabral decidiu manter em funcionamento o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare. No entanto, o grupo deixou claro que os clubes não serão prejudicados durante o processo, e que todos os jogos já agendados para o estádio serão realizados.

O próximo jogo marcado para o Maracanã é o Fla x Flu, no domingo, às 16h. O Tricolor assinou contrato de parceria com o consórcio por 35 anos e o Rubro-Negro tem um acordo para realizar partidas neste segundo semestre de 2013. O Botafogo ainda negocia um contrato mais longo com o administrador do estádio.

De acordo com o projeto original de modernização do Complexo do Maracanã para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a área ocupada atualmente pelo Júlio Delamare e o Célio de Barros seria destinada à construção de dois edifícios garagem de 22 metros de altura, com restaurantes, bares e lojas. As novas instalações seriam destinadas também a áreas de entretenimento e espaços de convivência para o público frequentador do local. A concepção original do projeto prevê ainda a remodelação do Museu do Índio, que será transformado no Museu Olímpico.

No mês passado, a Defensoria Pública da União conseguiu a suspensão da autorização da demolição das duas instalações esportivas por 30 dias, pelo Iphan nacional (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além da apelação de intervenção junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e a proibição da construção das instalações previstas no contrato com o consórcio.

No fim de julho, Sérgio Cabral anunciou a manutenção do Julio Delamare, e na última semana, fez o mesmo com o Celio de Barros. A concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A., então, pediu 20 dias para analisar a situação e avaliar se é financeiramente viável seguir com a administração do estádio.

Confira a íntegra da nota oficial:

A concessionária ~ reitera que está empenhada em encontrar uma alternativa para a viabilização e continuidade da concessão após a decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, poder concedente, de manter o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare.

A concessionária busca assegurar que o Complexo Maracanã possa ter garantido, por meio de uma gestão ágil de um patrimônio público, os investimentos para a manutenção e modernização permanente dos equipamentos, oferecendo à cidade do Rio de Janeiro um espaço de qualidade para entretenimento, esporte, lazer e convivência, que já tem média de público de 36.743 pessoas e comprovado convívio entre torcedores tradicionais e famílias com conforto e segurança.

O Complexo Maracanã Entretenimento S.A. vem contribuindo ainda para o equânime acesso ao estádio, cumprindo rigorosamente as leis que permitem um grande número de gratuidades, incluindo idosos, menores de 12 anos, professores e portadores de necessidades especiais.

Nos próximos dias, diretores e técnicos estarão debruçados sobre o novo cenário, à procura de uma solução que seja interessante para toda a população, clubes e Poder Público.

Portanto, todos os jogos previstos pelos clubes serão realizados normalmente. O Complexo Maracanã Entretenimento S.A. mantém o compromisso de fortalecer a parceria com os clubes cariocas, que já desfrutam de boas arrecadações para melhorias no futebol, e continuar a aprimorar sua operação, trabalhando a cada dia para que o atendimento ao público alcance a excelência e preços acessíveis, com a segurança e o conforto que todos merecem.

Fonte: GloboEsporte.com