Cris chega para ser a solução para melhorar defesa do Vasco

Segunda-feira, 05/08/2013 - 10:39

A derrota do Vasco para o Botafogo por 3 a 2 no último domingo não impediu apenas o avanço do Cruzmaltino na tabela de classificação. Apesar de se manter longe da zona de rebaixamento, na 10ª colocação, o time de Dorival Junior é lanterna em outro quesito. Com 21 gols sofridos em 11 rodadas, a equipe de São Januário tem a defesa mais vazada e aposta em um reforço que chega contestado pela passagem em sua última equipe: o zagueiro Cris.

Indicado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, Cris chegou ao Grêmio no começo da temporada, ganhou a condição de titular e alternou raras exibições positivas com muitas falhas. Foram dois cartões vermelhos na Libertadores, sendo o último ao cometer pênalti contra o Santa Fé, na Arena. A equipe gaúcha seria eliminada neste confronto, no jogo da volta.

O retrospecto recente não desanimou o Vasco e a contratação foi aprovada pelos dirigentes, que apostam na experiência do jogador de 36 anos. O time Cruzmaltino também fechou com o reforço pelo baixo número de atletas para a posição. Renato Silva, Rafael Vaz, Jomar e Luan são as opções para a zaga.

"É um jogador experiente e que irá nos acrescentar muita coisa. Esteve nove anos atuando no Lyon e sempre em alto nível. E ninguém deixa de saber jogar futebol. Acreditamos muito nele", disse o técnico Dorival Junior, que também lamentou o curto período para poder treinar a equipe e testar modificações com a sequência de partidas no meio da semana.

"O que lamento muito é não ter semanas completas como tivemos antes. Agora é natural que precisemos de mais tempo para evoluir", destacou o treinador vascaíno.

Cris acertou contrato de empréstimo até o final desta temporada com o Vasco. Ao todo, o defensor fez 18 jogos pelo Grêmio, sendo 15 deles como titular. No Campeonato Brasileiro, o atleta não começou jogando nenhuma vez. O Toulouse, da França, chegou a sondar o zagueiro, mas as conversas não avançaram.

Deficiência nos desarmes

Além da zaga mais vazada do Campeonato Brasileiro, o Vasco também tem outro problema em seu sistema de marcação. A equipe carioca é a segunda que menos desarma no torneio nacional, segundo dados do Datafolha. A média é de 9,4 roubadas de bola por jogo, só superior aos números do Coritiba, que tem média de 9 desarmes em cada partida.

A derrota no último domingo deixa o Vasco na 10ª colocação do Brasileirão, com 14 pontos em 11 rodadas. O time Cruzmaltino volta aos trabalhos nesta segunda-feira e se prepara para enfrentar a Ponte Preta na próxima quinta-feira, às 21h, em São Januário.

Fonte: UOL