Vasco tem ampla vantagem nos confrontos contra o Botafogo no Maracanã; relembre o 1º jogo e a 1ª vitória vascaína

Domingo, 04/08/2013 - 11:20

O confronto entre Vasco da Gama e Botafogo é disputado no Maracanã desde 1950. Embora a primeira partida e a última disputadas tenham sido com vitórias alvinegras (1 a 0 em 08/10/1950 e 2 a 0 em 21/02/2010, já totalizando quase três anos e meio sem a partida no Estádio Mário Filho, ambas pelo Campeonato Carioca), a vantagem vascaína no apanhado de todos os jogos disputados no Maracanã é enorme. O autor do primeiro gol do confronto no estádio, na vitória alvinegra por 1 a 0, foi Zezinho.

A escalação vascaína no primeiro confronto entre as equipes no Maracanã foi a seguinte:

Barbosa, Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Tesourinha, Neneca, Ipojucan, Lima e Chico.

Vascaínos e botafoguenses se enfrentaram no Maracanã em 195 oportunidades, já estando beirando a marca de duzentas partidas. No total, 85 vitórias, 56 empates e 54 derrotas. Ou seja, há mais igualdades do que vitórias botafoguenses

Nesse universo de quase duzentos jogos, o Vasco também tem ampla vantagem nos gols pró: marcou 274 gols (média de 1,41 por partida), contra 238 gols sofridos (média de 1,22 gol por jogo).

A primeira vitória vascaína já veio na segunda partida disputada no antigo Maior do Mundo. No dia 14 de janeiro de 1951, o Gigante da Colina venceu por 2 a 0, pelo Campeonato Carioca. O detalhe é que o jogo era válido ainda pelo Campeonato do ano anterior, que seria conquistado pelo Vasco. Pioneiro como sempre, o C.R. Vasco da Gama foi o primeiro campeão do Maracanã. Essa vitória sobre o Botafogo proveu um grande passo rumo ao caneco. O lendário Ademir Menezes, o "Queixada", e Maneca fizeram os gols da vitória. No dia 28 de janeiro, o Vasco vencia o América por 2 a 1 no Mário Filho, era o primeiro campeão do Maior do Mundo e conquistava o bicampeonato, uma vez que havia sido campeão invicto em 1949.

O Vasco foi a campo com o seguinte time nesta partida:

Barbosa, Augusto e Laerte; Eli, Danilo e Jorge; Alfredo, Ipojucan, Ademir, Maneca e Dejair.

A maior goleada do confronto no Maracanã pertence ao Vasco: no dia 29 de abril de 2001, pelo Campeonato Estadual. Está também é a maior goleada de todo o confronto: 7 a 0. Romário (2), Juninho Paulista, Pedrinho e Euller fizeram os gols do Vasco, que entrou em campo com a seguinte formação:

Hélton, Maricá, Géder, Odvan e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Juninho Paulista (Zada) e Pedrinho (Viola); Euller (Dedé) e Romário.

Imagens do primeiro confronto entre Vasco e Botafogo no Maracanã; além das equipes perfiladas, na imagem ao maio o goleiro alvinegro Osvaldo faz segura defesa em investida do ataque vascaíno


Imagens da primeira vitória vascaína sobre o Botafogo no Maracanã


Fonte: Supervasco (texto), Diário das Notícias (fotos)