Guiñazu e Montoya criam disputa de vagas no meio-campo do Vasco

Domingo, 28/07/2013 - 13:44

A diretoria do Vasco espera cumprir o que prometeu ao técnico Dorival Júnior na próxima semana: regularizar as transferências do volante argentino Guiñazu e do apoiador colombiano Montoya, para que o treinador possa contar com um número maior de opções de qualidade no meio campo.

O caso de Guiñazu é mais simples. O jogador estava no Libertad, do Paraguai, e acertou sua rescisão de contrato antes de se transferir para o Vasco. Seus direitos federativos pertencem ao Internacional. Para o Vasco registrá-lo basta apenas que a Federação de Futebol do Rio (Ferj) reabra o seu expediente amanhã, pois a mudança de clube é nacional.

No caso de Montoya, a situação é um pouco mais complicada. O jogador vinha atuando pelo All Boys, da Argentina. O Vasco cumpriu com o pagamento, mas na hora de fazer o registro de transferência via internet — antigamente era feito por fax —, o clube argentino alegou que não teve aceito no computador o seu número de inscrição. Com isso, o prazo para transferências do exterior chegou ao fim.

Como não é a primeira vez que isso acontece, a Fifa deve dar autorização para o Vasco registrar o jogador na próxima semana. Com isso, Dorival Júnior terá um bom número de opções para montar o meio de campo.

Pela força e liderança, Guiñazu é um candidato sério a atuar como volante ao lado de Sandro Silva. Já Montoya vai disputar uma posição de meia-armador com Pedro Ken. Como é uma aposta do clube, e nos treinamentos tem se mostrado altamente habilidoso, deve ganhar a posição e aumentar a qualidade na saída de bola do meio para o ataque.

Além dos dois jogadores, Dorival ainda conta com o lateral-direito Fagner, que tem treinado normalmente e recupera sua melhor forma para disputar a posição com Nei.

Dorival Júnior está animado com a disputa por posições que está prestes a acontecer em São Januário. O técnico já deixou claro que, com ele, a titularidade é “de momento”. Ou seja, quem mostrar nos treinamentos que está em melhor forma é que vai ganhar a camisa de titular.

Este raciocínio vale também para os jogadores mais jovens, revelados na base do clube. Dorival viu potencial no zagueiro Jomar e no lateral-esquerdo Henrique e escalou os dois para enfrentar o Fluminense. Como tiveram boas atuações, foram confirmados diante do Criciúma.

— O Campeonato Brasileiro é longo, e vamos precisar de todos os jogadores. Quero todo mundo em forma, disputando posições. Quem estiver melhor é que vai jogar, sem preferência por nomes — disse Dorival.

Uma exceção pode ser Juninho, xodó dos torcedores, que o chamam de Reizinho. Mas, com 38 anos, o jogador terá de ser poupado em alguns jogos. Até no caso dele, a vaga está em aberto.

Fonte: O Globo online